Buscar

TRABALHO DE CAMPO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OS TRABALHOS DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Reflexões sobre a prática docente na educação básica 
Karina Fernanda T. V. Neves	
	
	Dentre as diversas temáticas sobre o Ensino de Geografia esse trabalho começa abordando o trabalho de campo, uma metodologia utilizada tanto no ensino como em pesquisas, e utiliza da observação, a análise e a interpretação de fenômenos no local e as condições onde eles ocorrem naturalmente, no campo educacional. O processo histórico da Geografia compreendeu diversas especialidades como Geografia Urbana, Climatologia, Geografia Econômica, Geomorfologia, Geografia da População, e faziam o uso dessa metodologia de pesquisa de campo, a fim de compreender a dinâmica do espaço geográfico explorado por meio da análise, e interpretação dos fenômenos observados, constituindo-se assim o principal objetivo dessa metodologia para o ensino de Geografia. 
	As etapas de um trabalho de campo são apontadas por alguns autores no decorrer do texto, onde o enfoque maior é para planejamento e organização, realização e relato de campo, a primeira etapa é a que antecede o trabalho, é o momento de programar e pontuar as atividades e, preparar o material, esse processo deve estar bem estruturado, com objetivos claros do que almejam, pois se isso não ocorrer, o trabalho de campo poderá ter insucesso, a segunda etapa é a de realização, onde o que foi planejado vai acontecer, esse é o momento de anotar as impressões sobre o local, entrevistar e fazer registros fotográficos e cartográficos, a terceira etapa consiste no relato de campo, que é o momento de organizar as informações, listar os fatos e elaborar os resultados. 
	O lugar e as possibilidades do trabalho de campo no ensino de Geografia da educação básica devem priorizar o espaço geográfico regional, pois é o espaço que tem significado para o aluno, pois é onde ele vive e desenvolve suas atividades cotidianas, mesmo que o estudante não tenha contato direto com o local em sua totalidade ele já deve ter recebido informações sobre esse espaço a partir de meios diversos, esse trabalho promove a interação entre o espaço e o ensino. 
	As propostas de trabalhos de campo devem aproximar o ensino a vida do aluno, não se prendendo apenas ao livro didático, utilizando metodologias que promovam a análise dos espaços vividos, a prática no ensino de Geografia deve ir muito além de livros, o professor deve usar em sua didática problemas reais, e a partir do trabalho de campo é possível apresentar novos conteúdos, onde os conteúdos tornam-se significativos para esses alunos.
	Sendo assim, o ensino de Geografia deve dar significado aos conteúdos estudados, desenvolver e aprimorar a linguagem cartográfica, apontar para uma abordagem interdisciplinar de conhecimentos, promover a interdisciplinaridade de conteúdos, explorar os ambientes próximos da escola e desenvolver trabalhos de campo em diferentes momentos didáticos, tudo isso contribuirá para uma única finalidade, um ensino absoluto do ensino de Geografia. 
Referência Bibliográfica: NEVES, Karina Fernanda T. V. Neves. Os trabalhos de Campo no ensino da geografia: Reflexões sobre a prática docente na educação básica: LIMITES NA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE TRABALHOS DE CAMPO. Ilhéus: Editora da UESC, 2015. P135

Outros materiais