Buscar

POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL AULA 9

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603261477)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando se inicia a conscientização do tema biopirataria?
		
	 
	A partir do estabelecimento da soberania dos Estados sobre a biodiversidade em seus territórios, com a assinatura da Convenção Sobre Diversidade Biológica na Rio-92.
	
	Quando do início da discussão dos limites do crescimento, pelo clube de Roma
	 
	A partir da Rio +20
	
	A partir do estabelecimento da Agenda 21
	
	A partir do estabelecimento das metas do milênio na Rio +10
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603593731)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	É possível dizer que a exploração desordenada de recursos naturais provem de uma perspectiva ________________, segundo a qual o homem se encontra numa posição ____________ em relação ao planeta e à natureza, por isso suas ações estão excluídas do conjunto de forças que mantêm em equilíbrio o meio ambiente. Esse pensamento, marcante na expansão do capitalismo, acelerou o processo de degradação ambiental principalmente na Inglaterra de fins do séc. XVIII. Qual alternativa completa respectivamente a frase acima?
		
	
	conservacionista, inferior
	 
	negativista, superior
	 
	positivista; superior
	
	positivista, inferior
	
	negativista, inferior
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603148902)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Biodiversidade ou diversidade biológica descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microorganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano", por essa razão:
		
	
	os países pobres estão abrindo mão de práticas sustentáveis, priorizando o crescimento econômico e a diminuição da pobreza extrema de suas populações.
	
	tem se percebido nos últimos anos uma desaceleração substancial nos níveis de consumo das populações, sobretudo nos países mais ricos.
	 
	os organismos internacionais aceitam que a única possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável é através do estabelecimento de reservas ambientais intocáveis, numa clara influência do pensamento conservacionista.
	
	os organismos internacionais trabalham cada vez mais no sentido de regular os direitos de patentes e na formação de uma legislação global de combate à biopirataria.
	 
	há uma complicada relação entre desenvolvimento industrial e direito de parentes, biopirataria e a mega diversidade da Amazônia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603593715)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Embora seja relativamente recente, o termo____________ indica uma prática criminosa que começa a constituir-se no Brasil há mais de 500 anos com a descoberta e início da colonização portuguesa. Qual alternativa completa corretamente a lacuna?
		
	
	sistema de gestão ambiental
	 
	biopirataria
	
	auditoria ambiental
	
	licenciamento ambiental
	
	ecoeficiência
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603593729)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa que representa o conceito inserido nesta definição: é a apropriação indébita de recursos naturais e conhecimentos tradicionais e sua comercialização para fins de obtenção de lucros e vantagens industriais.
		
	 
	Biopirataria
	
	gestão ambiental
	 
	poluição
	
	resíduo
	
	impacto ambiental
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603593719)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A popularização e conscientização do tema da biopirataria se deu a partir do estabelecimento da soberania dos Estados sobre a biodiversidade em seus territórios, reconhecido pela assinatura da Convenção Sobre Diversidade Biológica em qual reunião internacional ambiental?
		
	 
	Rio-92.
	
	Conferência da Biosfera, 1968
	 
	Conferência de Moscou
	
	Conferência de Educação Ambiental em Tbilisi
	
	Conferência de Estocolmo
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603648166)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Governo Federal e o Ministério do Meio Ambiente desenvolvem uma série de iniciativas destinadas ao combate à biopirataria no Brasil, como fiscalização de remessas de material biológico nos correios, fiscalização permanente em portos e aeroportos, operações contra ações de traficantes de material biológico, capacitação da fiscalização e autos de infração. (Fonte: http://www.mma.gov.br/patrimonio-genetico/biopirataria/instrumento-de-monitoramento). Podemos definir a biopirataria como:
		
	
	Apenas a apropriação indevida do conhecimento popular e tradicional de povos da floresta ou populações regionais
	 
	a prática ilegal de exploração, manipulação, exportação e comercialização de recursos biológicos de um país a outro
	 
	apenas a utilização do conhecimento dos povos indígenas para a produção de medicamentos
	
	apenas o tráfico de animais silvestres
	
	apenas o tráfico de plantas que podem ser utilizadas pela indústria farmacêutica
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603143310)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Regina Casé, atriz da Rede Globo que comanda o programa ¿Um Pé de Quê?¿ transmitido pelo Canal Futura, estará desembarcando em Rio Branco, Acre, no próximo mês para gravação do programa que terá como destaque o cupuaçu. Espécie tipicamente Amazônica, o cupuaçu se tornou o ícone da resistência dos povos Amazônicos contra a Biopirataria. Tudo porque uma multinacional Japonesa, Asahi Foods, registrou o nome do fruto cupuaçu como marca comercial no Japão, União Européia e Estados Unidos, além de ter pedido patentes sobre o processo de produção do Cupulate. Recentemente, as organizações que fazem parte da Campanha contra a Biopirataria, entre elas a Amazonlink, o GTA e a Embrapa, obtiveram duas vitórias contra a Asahi: uma que anulou a patente sobre o processo de produção do Cupulate; e outra que cancelou o registro do nome Cupuaçu como marca comercial no Japão. O registro da marca ainda continua em vigor na União Européia e nos EUA (...)" amazonlink.org/biopirataria, 27/04/2004. Sobre a biopirataria, considere:
I. A produção de patentes industriais nos países ricos através do artifício da biopirataria serve, dentre outras coisas, para que os seus setores alimentício e farmacêutico possam lucrar mais ainda, já que ao controlarem a pesquisa, a produção e a comercialização da biotecnologia, esses países podem ampliar a dependência dos países pobres para com ele;
II. A biodiversidade amazônica está entre as três maiores do planeta e o seu roubo, através da biopirataria, diminui a autonomia cientifica dos países que a detêm (Brasil, Colômbia, Peru...) e amplia o poder de comercialização de produtos industriais nos mercados latinos pelos países mais ricos do planeta;
III. A biopirataria é um ato lesivo ao domínio de um país sobre a sua biodiversidade, já que este é um dos recursos mais importantes de algumas sociedades pobres do planeta frente ao potencial tecnológico de outros países ou regiões, como os indicados na notícia;
IV. A lesgilação brasileira reflete as resoluções internacionais sobre a biopirataria, por isso consegue definir tanto o que se compreende como o comércio ilegal de espécies como o uso irregular por laboratórios e indústrias estrangeiras.
Estão CORRETAS as afirmações:
		
	
	I e IV
	
	I e II
	 
	I, II e III
	
	I, II e IV
	
	Apenas a III

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes