Buscar

SIMULADO 1 DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARE

Prévia do material em texto

SIMULADO 1 DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARE
	
	 1a Questão (Ref.: 201401468051)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A sociedade atual é eminentemente pedagógica, ao ponto de ser chamada de sociedade do conhecimento.(...). Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: TV, imprensa, escrita, rádio etc. (...). A mídia se especializa em fazer cabeças, não apenas no campo econômico, político; especialmente no campo moral, vemos diariamente a veiculação de mensagens educativas, a disseminação de saberes e modos de agir através de programas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo,(...) guias de turismo, mapas, vídeos, revistas;(...) nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço.(...)".
 Escolha dentre os itens abaixo apenas aqueles que representam as novas habilidades exigidas ao trabalhador atualmente
Mais capacidade de abstração.
Mais capacidade de atenção.
Mais atenção ao processo de escolha do trabalhador.
Mais flexibilidade no comportamento profissional.
 
		
	
	I e IV
	 
	I,II e IV
	
	 I, II, III e IV
	
	II, III e IV
	
	I,II e III
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401872068)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na conjuntua atual a sociedade é considerada como a do conhecimento.(...). Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: TV, imprensa, escrita, rádio etc. (...). A mídia se especializa em fazer cabeças, não apenas no campo econômico, político; especialmente no campo moral, vemos diariamente a veiculação de mensagens educativas, a disseminação de saberes e modos de agir através de programas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo,(...) guias de turismo, mapas, vídeos, revistas;(...) nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço.(...)".
Escolha dentre os itens abaixo apenas aqueles que representam as novas habilidades exigidas ao trabalhador atualmente
Mais capacidade de abstração.
Mais capacidade de atenção.
Mais atenção ao processo de escolha do trabalhador.
Mais flexibilidade no comportamento profissional.
 
		
	
	 I, II, III e IV
	 
	I,II e IV
	
	II, III e IV
	
	I,II e III
	
	I e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401468112)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A produção flexível leva a um paradigma industrial que convive com o questionamento dos princípios fordistas de produção, com o abandono de equipamentos rígidos, voltados para a produção de produtos padronizados, e vê crescer a adoção de sistemas integrados de automação flexível. Surge então um novo modelo que operou uma revolução técnica mais radical e que causou mais impacto, uma vez que alguns de seus pontos básicos têm penetrado em escala mundial, mesclando-se ou mesmo substituindo o padrão fordista dominante.
 Esse novo paradigma industrial convive com o questionamento dos princípios fordistas de produção, o abandono de equipamentos rígidos, voltados para a produção de produtos padronizados, e vê crescer a adoção de sistemas integrados de automação flexível que apresentam as seguintes características
I A descentralização no nível interno e na subdivisão da indústria.
II A inovação com adoção de novos processos.
III  A integração entre etapas do processo produtivo.
IV  A Linha de montagem para reduzir os custos da produção.
V  A flexibilidade nos equipamentos que garantem a variação do processo.
Após análise do texto e dos itens anteriores marque, abaixo, o único item incorreto, ou seja, aquele que não é uma característica do novo paradigma industrial.
		
	
	I e V
	 
	IV
	
	I
	
	V
	
	II e III
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401399871)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nas empresas, a necessidade de no manter a competitividade no mercado exige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho¿. (Pedagogo: a profissão do momento, de Andrea Cecília Ramal) As palavras chaves que completam a frase são:
		
	
	( ) relatividade / funcionário
	 
	( ) competitividade/ pedagogo
	
	( ) empregabilidade / mercado
	
	( ) gerência / coaching
	
	( ) meta / gerente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401399913)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando que as transformações atualmente em curso nos cenários econômicos, políticos e social têm sido analisadas por vários autores como fruto do esgotamento de um padrão de desenvolvimento que emergiu no pós guerra e se prolongou por mais de um quarto de século, até meados dos anos 70.
Analise as afirmativas sobre este momento histórico, e em seguida, marque a opção correta
I. Esse período abarcou trinta anos que seguiram a segunda guerra mundial.
II. O mesmo período foi denominado, por vários economistas, como anos dourados.
III. Hobsbawm assinala que a Era de Ouro pertenceu essencialmente aos países subdesenvolvidos.
IV. Esse período caracterizou-se pelas baixas taxas de crescimento.
V. Esse período caracterizou-se pelas baixas na produtividade.
		
	
	Somente as opções II e V estão corretas.
	
	Somente as opções I e IV estão corretas.
	 
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	Somente as opções II e III estão corretas
	
	Somente as opções II e IV estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401859932)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O paradigma, ou regime de acumulação fordista, durante os 30 anos que se seguiram à segunda guerra mundial, foi marcado pela presença do paradigma tecnológico fordista e por um conjunto de relações econômicas, sociais e políticas (o estado de bem-estar social), que garantiu a conquista de um nível elevado de produção e consumo, eficaz na preservação do processo de acumulação do capital. Este paradigma tecnológico fordista também era chamado de:
I-  (   ) estado comum de bem estar social.
II- (   ) estado fordista pós guerra.
III- (   ) estado novo de gestão.
IV- (   ) estado novo fordista.
V- (   ) estado de bem estar social.
Agora marque a sequência correta:
		
	
	(   ) F,F,F,V,F
	
	(   ) F,V,F,F,F
	
	(   ) F,F,V,F,F .
	
	(   ) V,F,F,F,F
	 
	(   ) F,F,F,F,V
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402013208)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As organizações modernas não possuem um sistema de mediações muito desenvolvido. Assim, podemos afirmar que são características destas organizações:
		
	 
	Do ponto de vista político, as organizações modernas desenvolvem um sistema decisório centralizado, centrado na figura do chefe, que exerce um papel autoritário;
	
	As organizações modernas se apresentam também como sendo um espaço de produção ideológica, uma vez que há, em face da qualificação dos trabalhadores necessidade de instrumentos de controle e dominação;
	
	Do ponto de vista econômico, estas empresas não se desvencilharam dos laços de família e das relações de clientela clássicas. Portanto, não podem oferecer vantagens econômicas significativas aos trabalhadores;
	
	Na perspectiva psicológica, as mediações exercidas pelas organizações modernas se fazem pela intermediação das decisões de colegiados, uma vez que os trabalhadores têm poder de decisão;
	
	De fato, as decisões coletivas definem as regras da organização, tradutoras que são da linguagem organizacional;Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401465976)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A globalização econômica caracterizada por uma maior aceleração, impõe uma nova ordem nas relações econômicas que pode ser especificada como:
 
		
	
	uma organização financeira que possibilite superação de crises no mercado
	
	uma nova organização social de gestão operacional de modo a agilizar toda a produção
	 
	uma organização social de produção que provoca formas distintas de cooperação capitalista com necessidade de articulação e integração entre as empresas
	
	uma organização adequada de RH 
	
	uma organização política que facilite as diferentes transações comerciais
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402013248)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No paradigma tradicional de gestão,administrar consistia em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. Compreendia-se que a eficácia desse monitoramento do processo produtivo seria assegurada por três elementos. Assinale a alternativa que apresenta os três elementos referidos.
		
	
	Decisões coletivas, conhecimento científico, hierarquia horizontal;
	
	Conhecimento científico, decisões coletivas, instrumento de controle;
	 
	Conhecimento científico, instrumento de controle, autoridade gerencial;
	
	Instrumento de controle; hierarquia horizontal, decisões coletivas;
	
	Conhecimento científico, flexibilidade, instrumento de controle;
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401885611)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O paradigma tradicional de gestão, desenvolvido ao longo da constituição e consolidação do paradigma fordista, se caracteriza por conceber o processo de produção sob a abordagem da engenharia. Isto quer dizer que: I - Isso significa que a administração foi entendida como um ato regulatório. II - Visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo. III - Administrar consistia, em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. IV - Administrar consistia em dar voz aos funcionários e atender, na medida do possível, suas reivindicações.
		
	 
	Apenas as questões I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as questões I e II estão corretas.
	
	Apenas a questão II está correta.
	
	Apenas a questão IV está correta.
	
	Apenas as questões II e III estão corretas.

Outros materiais

Perguntas Recentes