Buscar

Simulado GST0580 A7 201707138761 V3

Prévia do material em texto

1.
		O gerente de operações é responsável por formular uma estratégia de operações coerente com os objetivos da organização. Além disso, tem por função decidir quanto:
I - Á localização da área produtiva.
II - A capacidade de produção.
III - O layout das instalações. Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	
	
	
	
	somente a afirmação II é verdadeira
	
	 
	todas as afirmações são verdadeiras
	
	
	somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	
	somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	
	somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	
	
	
		2.
		Dentre as principais preocupações que devem nortear o funcionamento da área de operações para manter sua vantagem competitiva, o gerente de operações da empresa XYZ&ABC deve se preocupar com alguns fatores. Marque a opção FALSA referente a esses fatores e seus respectivos objetivos:
		
	
	
	
	
	CUSTO - tomar todas as providências para manter uma estrutura de custos baixos a fim de que a empresa consiga oferecer produtos e serviços de qualidade a um preço justo e acessível a seus consumidores, mas que também garantam uma margem de lucro compensatória.
	
	
	QUALIDADE - zelar pela qualidade dos seus produtos e serviços, uma vez que produtos e serviços de alta qualidade possibilitam maior satisfação do consumidor e ajudam a fazer a diferenciação da empresa entre seus competidores.
	
	 
	LUCRATIVIDADE - fazer com que o negócio não dependa de forma direta da margem de lucro, da escala e dos processos de produção.
	
	
	RAPIDEZ - tornar-se mais competitiva é reduzindo o período de seu ciclo de atuação, obtendo dessa forma a rapidez na entrega dos seus produtos ou serviços aos usuários.
	
	
	FLEXIBILIDADE - buscar vantagem competitiva por sua capacidade de alterar suas operações, ajustando-se às demandas do cliente.
	
	
	
		3.
		Marque a afirmativa CORRETA referente às características da administração de operações.
		
	
	
	
	
	A administração de operações é responsável por transformar insumos e recursos em produtos e serviços semi-acabados.
	
	 
	A função de administrar operações é desenvolvida pelo gerente de operações, sendo que a denominação pode variar de organização para organização.
	
	
	O gerente de operações é responsável por formular uma estratégia de operações, independente da estratégia traçada pelo nível institucional.
	
	
	A administração de operações tem como seu objetivo principal, decidir o leiaute das instalações.
	
	
	A área de administração de operações faz parte do nível institucional de uma organização.
	
	
		4.
		José Carlos, gerente experiente em suas atividades profissionais, realiza periodicamente reuniões com sua equipe de trabalho. Em uma das reuniões semanais, um colaborador perguntou: - qual a área de conhecimento da Administração que garante os recursos e produtos entregues na quantidade e na quantidade planejada, no lugar e no momento planejado, de forma a potencializar a eficiência e a eficácia dos sistemas comerciais? Agora identifique qual seria a resposta do José Carlos a essa solicitação do colaborador ?
		
	
	
	
	
	Pesquisa
	
	
	Finanças
	
	
	Programação
	
	
	Marketing
	
	 
	Logística
	
	
		5.
		A área de operações representa a área que trabalha diretamente com as atividades fins de uma organização. Está muito associada a produção/serviços e a logística. Assim, quais as principais preocupações que devem nortear o funcionamento das operações de uma empresa para manter sua vantagem competitiva?
		
	
	
	
	
	fluxo de caixa, projetos, aumento de receita e diferenciação
	
	 
	custo, flexibilidade, confiabilidade, rapidez e qualidade
	
	
	motivação, liderança, recompensa e boa gestão
	
	
	rentabilidade, capital de giro e financiamento dos recursos
	
	
	eficiência, eficácia, baixo custo, qualidade e lucratividade
	
	
		6.
		A atividade fim de qualquer organização é seu sistema de operações, que responde pela transformação dos insumos ou matérias primas em produtos ou serviços acabados. Assinale a ÚNICA alternativa que representa um exemplo de atividade fim:
		
	
	
	
	
	Em uma fábrica de sapatos, pode-se dizer que a área de recursos humanos, especificamente recrutamento e seleção, é uma atividade-fim.
	
	
	Em uma fábrica de sorvetes, o serviço de limpeza é uma atividade fim.
	
	 
	Em uma agência revendedora de automóveis, o serviço do vendedor é uma atividade fim.
	
	
	Em um loja de departamentos, o serviço de informática é um exemplo de atividade fim.
	
	
	Em uma instituição educacional, o serviço do segurança é uma atividade fim.
	
	
		7.
		Depois de estabelecer definições sobre as prioridades competitivas, a área de administração de operações precisa fazer o planejamento das operações da empresa de modo que concretize os objetivos estratégicos, tomando decisões em relação a alguns aspectos. Marque a afirmativa FALSA referente a esses aspectos e seus principais objetivos:
		
	
	
	
	
	PLANEJAMENTO DA LOCALIZAÇÃO: Este tipo de planejamento trata da decisão quanto à localização geográfica das instalações de uma empresa.
	
	 
	PLANEJAMENTO DO ARRANJO FÍSICO: Esta primeira etapa do planejamento estratégico do sistema de operações trata do planejamento do arranjo físico ou do "layout", ou seja, envolve a decoração das salas.
	
	
	PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE: Depois de tomar a decisão sobre os produtos e serviços a serem produzidos, a próxima etapa do planejamento das operações trata da decisão sobre a capacidade do sistema de operações. Esse planejamento relaciona-se diretamente com as expectativas da demanda futura da organização.
	
	
	PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO: Esta etapa do planejamento cuida da definição dos métodos ou técnicas de produção mais adequados para as operações de uma empresa.
	
	
	PROJETO DE PRODUTO OU SERVIÇO: Esta atividade consiste na tomada de decisão em relação aos produtos ou serviços que a organização quer produzir.
	
	
	
	
		8.
		Das várias responsabilidades possíveis de um gerente de operações apenas uma é essencial e determinante de todas as outras. Assinale essa responsabilidade nas afirmativas seguintes:
		
	
	
	
	
	decisões que envolvem o projeto dos produtos ou dos serviços
	
	 
	formular uma estratégia de operações coerente com os objetivos da organização
	
	
	organizar o trabalho e administrar os estoques
	
	
	planejar e controlar a produção
	
	
	localizar a área produtiva, a capacidade de produção e o layout das instalações

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes