Buscar

APOL 02Contabilidade das Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Contabilidade das Organizações
A Contabilidade trabalha com a comparação de seus elementos positivos e negativos, formando a equação fundamental da contabilidade.
Considerando os seguintes elementos patrimoniais, calcule a Situação  Patrimonial Líquida e assinale a alternativa CORRETA:
	Financiamentos a Curto Prazo
	18.000
	Contas a Receber
	8.670
	Edifícios
	357.750
	Mercadorias
	85.000
	Bancos Conta Movimento
	27.750
	Impostos a Recuperar
	2.700
	Fornecedores no Exterior
	70.000
	Outros Impostos a Pagar
	9.350
	Provisão para 13º Salário
	750
	Móveis e utensílios
	320
	Salários a Pagar
	9.000
	Outros Fornecedores
	11.750
SL  (+ 526.389)
SL  (– 182.365)
SL  (+ 363.340)
ALTERNATIVA CORRETA "C"
As contas patrimoniais estão relacionadas no Balanço Patrimonial. As contas patrimoniais dividem-se em Ativas e Passivas. após a classificação e somatória  das contas temos:
Total do Ativo =      482.190,00
Total do Passivo = 118.850,00
Total do Passivo Situação Líquida Positiva, =  118.850,00
pois o Ativo é maior que o Passivo em R$ 363.340,00
BAZZI, Samir, Contabilidade em Ação, Curitiba, Intersaberes, 2015, p.187SL  (+ 526.389)
D - SL  (+ 360.320)
Questão 2/5 - Contabilidade das Organizações
De acordo com Bazzi (2015) Ativo – São os lançamentos que determinam a estrutura básica da empresa e seus respectivos potenciais, com vistas ao atendimento de uma possível demanda de mercado.
Sobre as contas do Ativo é correto afirmar que
O Ativo é dividido em três grupos: Ativo Circulante – Ativo não Circulante e Ativo Permanente
De acordo com a Lei 6.404/76 a ordem em que os Ativos devem aparecer no Balanço Patrimonial são: Ativo Circulante – Ativo não Circulante e Ativo Permanente
ALTERNATIVA CORRETA "C", conforme p.206 e 207 da obra BAZZI, Samir, Contabilidade em Ação, Curitiba,  Intersaberes, 2015.
De acordo com a Lei 6.404/76 a ordem em que os Ativos devem aparecer no Balanço Patrimonial são: Ativo Circulante – Ativo não Circulante.
ara ser classificados como Ativos devem ser bens ou direitos da empresa mensuráveis monetariamente e apresentar um benefício que poderá ser expresso no futuro e os lançamentos ser organizados em ordem decrescente em relação ao grau de liquidez.
Estão erradas
O Ativo é dividido em três grupos: Ativo Circulante – Ativo não Circulante e Ativo Permanente –  correto é: o Ativo é dividido apenas em Circulante e não circulante.
De acordo com a Lei 6.404/76, podem ser  classificados como Ativos da empresa, quaisquer bens  e direitos dos sócios que comporão o Patrimônio da empresa.
Questão 3/5 - O Contador e a Ética Profissional
A partir do material de estudo disponibilizado, vimos que o desenvolvimento sustentável vem a ser promovido a partir de três pilares: econômico, social e ambiental. Dentro deste contexto, assinale a alternativa correta:
O pilar social estabelece que a empresa deve manter uma política de ações sociais beneficentes, tanto em relação ao público interno quanto ao público externo.
O pilar econômico está baseado na forma com que a empresa produz, distribui e oferece seus produtos ou serviços, mantendo uma relação competitiva justa em relação aos demais concorrentes do mercado.
ALTERNATIVA CORRETA “B”, de acordo com a página 9 do material para impressão disponibilizado na rota de estudos da aula 03 da disciplina O Contador e a Ética Profissional
“Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado. ”
Quando a empresa compensa os danos causados com o meio ambiente com ações de reflorestamento ou redução na emissão de gases estará buscando o desenvolvimento sustentável pelo pilar ambiental.
De uma forma geral, o pilar econômico está relacionado com a busca da maior lucratividade possível, o pilar social baseia-se na manutenção de um pacote de benefícios e remuneração adequados aos colaboradores e o ambiental em preservar o meio ambiente.
Questão 4/5 - Contabilidade das Organizações
De acordo com Bazzi (2015): tudo que a empresa possui é expresso por meio dos seus Ativos.
Dessa forma, levando em consideração os dados abaixo, assinale a opção que indica, pela ordem numérica, exclusivamente contas que se classificam no Ativo: 
1, 4, 7, 10
2, 3, 5, 8, 12
ALTERNATIVA CORRETA "B", conforme a  pág. 85 da obra BAZZI, Samir. Contabilidade em Ação. Curitiba: Intersaberes, 2015.
O ativo possui classificação de acordo com a Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que regulamenta a divisão do balanço patrimonial. As contas do Ativo são: bancos, caixa, edifícios de uso, mercadorias e terrenos.
3, 6, 9, 12
4, 7, 10, 12
Questão 5/5 - O Contador e a Ética Profissional
As ações de responsabilidade social centram-se nos aspectos coletivos. Com relação às práticas de responsabilidade social, estas podem ser internas ou externas à organização. A partir do material base disponibilizado, assinale a alternativa que apresenta exclusivamente exemplos de Práticas Internas de Responsabilidade Social:
Reduzir os impactos ambientais de suas atividades buscando parcerias com fornecedores.
Incentivo à formação e fomento às ações comunitárias
Não fazer discriminação de trabalhadores com relação ao sexo feminino ou de indivíduos advindos de minorias étnicas.
ALTERNATIVA CORRETA “C”, de acordo com a página 17 do material para impressão disponibilizado na rota de estudos da aula 03 da disciplina O Contador e a Ética Profissional.
“As práticas internas são as que possuem foco na própria organização, ou seja, possibilitam uma melhora do nível de informação sobre a empresa; um maior e melhor equilíbrio entre trabalho, família e lazer; possibilita a igualdade salarial; amplia as perspectivas profissionais para as mulheres; promovem a participação dos lucros para os empregados; permitem que os empregados atuem em algumas decisões da empresa; não faz discriminação de trabalhadores com relação ao sexo feminino ou de indivíduos advindos de minorias étnicas”
Não manter critérios igualitários em termos salariais

Outros materiais