Buscar

Fundamentação Teórica

Prévia do material em texto

Fundamentação Teórica
Quando se fala em transformações ambientais como aquecimento global, poluição, escassez de recursos naturais, ainda se pode pensar que pequenas atitudes podem fazer a diferença para que o planeta perdure a estes problemas que são de todas as pessoas. E atribuir a elas, de forma geral, a responsabilidade pelos prejuízos causados a natureza é tarefa difícil, mas não impossível. 
Usar de estratégias de conscientização é o caminho. Usar do local onde geralmente as pessoas passam a maior parte do tempo – como no ambiente de trabalho, para aplicar esta estratégia pode ser uma tática muito válida, tanto para o meio ambiente, tanto para a imagem da empresa, quanto para os próprios empregados, no caso da empresa que escolhemos para aplicação do SGA, a mesma não trabalhava com nenhum projeto de gestão ambiental, mas focada no futuro optou a também aderir os projetos.
Dividimos em duas partes, a primeira é a conscientização dos funcionários em geral, Conscientizar as pessoas a partir do cenário empresarial, dentro da estrutura das organizações como forma de mobilização da sociedade para causas ambientais indica uma visão ecológica que não é uma missão muito fácil. Cultivar pequenas ações como separar o lixo ao jogá-lo fora, diminuir o desperdício de papel no escritório, apagar a luz ao sair de uma sala, ou ainda fechar a torneira completamente ao ir no banheiro, são comportamentos necessariamente fortalecidos pelo uso de uma comunicação interna bem trabalhada, nessa primeira parte focamos principalmente a questão a reciclagem de papel, para tal também incluímos investir em mídias sociais ao invés de usar mais papeis para divulgação. Na segunda parte fomos um pouco mais ousados buscamos a implantação de sistemas de economia de energia através da luz solar, explicaremos detalhadamente a seguir o porquê escolhemos esse método.
Economia de energia via energia solar
A energia solar consiste em uma fonte de energia limpa e renovável, pois não se finda (o sol existe todos os dias) ou seja é inesgotável. Dentre os aspectos positivos desta energia podemos destacar: economia, forma segura de gerar energia, não é poluente, não influi no efeito estufa, ou seja, não agrava estes problemas de ordem mundial. Tudo por que durante o processo de obtenção da Energia solar não é preciso turbinas ou geradores (que consomem mais energia e apresenta perigos a quem estiver operando). As vantagens da energia solar, ficam evidentes, quando os custos ambientais de extração, geração, transmissão, distribuição e uso final de fontes fósseis de energia são comparadas à geração por fontes renováveis, como elas são classificadas.
De certa forma qualquer tipo de energia é proveniente do sol direta ou indiretamente e poderia ser chamada de energia solar. A energia hidrelétrica, eólica, da biomassa, dos combustíveis fósseis, por exemplo, são todos, formas indiretas de energia solar porque dependem de alguma forma do sol para existir.
Só existe uma desvantagem desta energia, seu alto custo de obtenção, que faz dela uma fonte escassa para os países mais pobres como o Brasil, Os países que mais utilizam energia solar são Japão, Alemanha e Estados Unidos.
Conforme dados do relatório "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil, por sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. Apesar disso, possui poucos equipamentos de conversão de energia solar em outros tipos de energia, que poderiam estar operando e contribuindo para diminuir a pressão para construção de barragens para hidrelétricas, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos para produção de lenha e construção de usinas atômicas.
No Brasil, entre os esforços mais recentes e efetivos de avaliação da disponibilidade de radiação solar, destacam-se os seguintes: a) Atlas Solarimétrico do Brasil, iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), em parceria com o Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (CRESESB); b) Atlas de Irradiação Solar no Brasil, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Laboratório de Energia Solar (Labsolar) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Os resultados destes trabalhos mostram que a radiação solar no país varia de 8 a 22 MJ/m2 durante o dia, sendo que as menores variações ocorrem nos meses de maio a julho, quando a radiação varia entre 8 e 18 MJ/m2. Ainda de acordo com o resultado dos estudos, o Nordeste brasileiro é a região de maior radiação solar, com média anual comparável às melhores regiões do mundo, como a cidade de Dongola, no deserto do Sudão, e a região de Dagget, no Deserto de Mojave, Califórnia, EUA.
Observe a figura de ilustração para melhor entendimento.
Observe os painéis fotovoltaicos em larga escala
Nessa foto temos uma usina solar, mesmo muito grande não há como compara-la a uma usina hidroelétrica, os painéis operam com sistema semelhante a flores girassóis, os painéis vão virando-se em direção ao sol, desse modo não fazem sombra uns sobre os outros, aproveitando totalmente a luz solar.
O sistema apresentado é uma grande promessa do futuro pois como já mencionamos acima é uma fonte inesgotável.
A opção a empresa CARTÃO DE TODOS foi essa, justamente por saber que esta investindo no futuro, contribuindo diretamente para a economia de energia mesmo com o seu alto custo de implantação é um pensamento além dos demais, empresas que pensam no futuro agem agora.
Bibliografia 
Site Ministério do Meio Ambiente < http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-solar> acessado em 16/12/2013.
Site Info Escola <http://www.infoescola.com/tecnologia/energia-solar/> acessado em 16/12/2013.

Outros materiais