Buscar

A ação de empreender constantemente não pode ser confundida com o ato de

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A ação de empreender constantemente não pode ser confundida com o ato de “pular” de empreendimento a empreendimento. Não se trata de uma ação momentânea, descompromissada e sem direção. Para tanto, o empreendedor precisa ter delineado um mapa, ou seja, um Plano que lhe conceda direção, propósito e metas, a fim de que possa agir de acordo com o que foi sonhado, planejado, almejado. Além disso, o empreendedor se prepara e mantém seu aprendizado em constante atualização, pois sabe que sua sabedoria e equilíbrio pessoal são decisivos para o sucesso de seu maior empreendimento: a própria vida.
Para garantir o sucesso da caminhada empreendedora, é preciso que sejam incorporados traços do comportamento gerencial ao empreendedor, os quais delineiam as características de gestor.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 24
Após a leitura do texto, responda:
Apresente e conceitue as características de gestor que o empreendedor necessita ter para alcançar o sucesso em sua caminhada empreendedora:
RESPOSTAS: Principais características que um empreendedor deve ter, se preza pelo sucesso de seu negócio são:
1. Iniciativa: A busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;
2. Perseverança: As dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário.
3. Coragem para correr riscos: Arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;
4. Capacidade de planejamento: Ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento.
5. Eficiência e qualidade: As pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;
6. Rede de contatos: É importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos.
7. Liderança: O empreendedor deve ser o líder na sua empresa. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida.
Vários autores abordam a criatividade com diferentes enfoques, relacionado-a tanto à questão pessoal quanto profissional.
Osho (1999, p. 13) faz uma abordagem mais filosófica, dizendo que “a criatividade é divina e está na essência do homem. Além de ser natural, é a própria saúde da pessoa. Sem ela a pessoa não está verdadeiramente viva”. De acordo com o autor, a criatividade exige um bom grau de autoconhecimento, pois o caminho criativo é individual e cheio de obstáculos, deve-se voltar a ser criança (o ser mais criativo que existe), estar sempre aprendendo algo novo (ser curioso, atento e estudioso), aprender a experimentar momentos simples de felicidade e sonhar.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 46
Diante do exposto:
Conceitue o que é criatividade?
Qual a importância para o empreendedor possuir tal característica?
Como ela – a criatividade – pode se apresentar na prática, no dia a dia do empreendedor?
De onde vêm as oportunidades?
Em termos de negócios, pode-se dizer que se torna uma oportunidade aquilo que possa ser útil, necessário e/ou interessante. Isso quer dizer que só é oportuno o que é percebido pelas pessoas e, nesse contexto, o que mais as pessoas veem é aquilo que elas estão precisando, o que desejam ou sonham. Portanto, se é necessário partir em busca de oportunidades, é importante lembrar que elas geralmente têm como berço as necessidades humanas. Conhecendo mais sobre as necessidades das pessoas, pode-se encontrar brechas, nichos e focos pouco explorados.
No âmbito do pensamento administrativo, muito já se estudou sobre necessidades, motivações e ambições, mas nem por isso se pode afirmar que esses estudos já estão prontos, acabados e que novas análises não possam ser feitas.
O estudo da hierarquia das necessidades, proposto por Maslow, muito tem contribuído para o entendimento da motivação humana, principalmente no que se refere ao surgimento de novos produtos e serviços. A teoria de Maslow apresenta a motivação sob a forma de uma pirâmide de necessidades, dispostas em níveis (conforme figura abaixo), numa hierarquia de importância e de influência – uma nova necessidade somente poderia ser alcançada quando uma necessidade de base estivesse satisfeita.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 62
Fonte: http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/ acesso em 11/06/2015 às 14h53min
Diante do exposto apresente seus argumentos em relação aos seguintes questionamentos:
Qual o papel e a importância do empreendedor conhecer a hierarquia das necessidades de Maslow e como pode utilizá-la na identificação de oportunidades de negócios?
Cite para cada nível um tipo ou ramo de empresa que poderia ser planejada e estruturada para atender a cada necessidade. Cite o nível da necessidade e o tipo de empresa que poderia ser aberta.
Empresas que valorizam o desenvolvimento de intraempreendedores não são muitas no mercado, porém, elas são reconhecidas por possuírem algumas características ou práticas de gestão que levam seus colaboradores a quererem oferecer o que tem de melhor à organização.
Apresente 5 características que podem ser encontradas e observadas em empresas que valorizam e procuram desenvolver intraempreendedores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes