Buscar

Introdução a Mecanica das Estruturas Atividade Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pórticos são colunas horizontais que sustentam estruturas verticais como telhados, vigas, etc. Existem alguns tipos e são definidos de acordo com a estrutura que irá suportar. Pórticos podem ser vistos por exemplo em galpões que na sua maioria são de estrutura metálica, mas existem pórticos em madeira e concreto.
Tipos de Pórticos:
Pórtico Simples de Alma Cheia: Apresenta estrutura simples e simétrica, utilizado para cobertura em duas águas com inclinação de 5 a 20%. O espaçamento entre os pórticos variam entre 6m e 12m.
Pórtico Simples com Vigas tipo Treliçadas: Semelhante a simples de alma cheia, porem a cobertura tem vigas treliçadas que garante maior força e e aumentam em ate 50% da altura, alcançando vãos de ate 60m.
Pórtico com Coluna Central: São utilizados para vãos maiores de 30m e necessita de escora central, que permite retirar as vigas gerando uma estrutura mais econômica.
Pórtico Atirantado com Pendurais: Igual ao de Coluna Central, mas com a inclusão de tirantes e pendurais. O que reduz deslocamentos horizontais e os momentos das colunas. Indicado inclinação de ate 15%.
Pórtico em Arco: Vigas curvadas por calandragem a frio, usada para grandes vãos, necessário ligação de vigas. Utilizado para dar sensação de amplitude.

Outros materiais