Buscar

Capitulo 7 História da psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Funcionalismo: Fundação e Evolução – derivado de Darwin e Galton. Concentra-se no funcionamento dos processos conscientes e não na estrutura ou conteúdo.
Da Inglaterra para os EUA (XIX e XX): Zeitgeist americano pronto para aceitar a evolução e a atitude funcionalista. Prático, útil e funcional.
Herbert Spencer (1820-1903) - “nosso filósofo” (darwin), neurose aos 35 anos. Darwinismo Social – perfeição humana sem interferência na ordem natural das coisas. Individualismo e economia livre (sem interferência do governo, ex: subsídios). Mensagem compatível com o espírito individualista americano. Livre iniciativa, auto-suficiência, independência da interferência do estado. 
Fronteira oeste: quem não se adaptou não sobreviveu
Filosofia sintética: conhecimento e experiência explicados através do evolucionismo. (forma da mente é resultado de esforços passados. Complexidade crescente faz parte do processo natural de evolução)‏
Evolução contínua das Máquinas: Censo de 1880, 7 anos para contabilizar. 1890 – 2 anos, economia de 5 milhões. Cartões perfurados. 1924 – IBM
William James (1842-1910) – o precursor da psicologia funcional. Considerado o segundo mais importante (wundt), principal americano. Interessado em assuntos “alternativos”. Mudou de área para filosofia. Influenciou a psicologia funcional.
Família rica, viagens para europa, medicina (obrigado), biologia (não suportou o trabalho), depressão e sintomas. 
Epidemia de Neurastemia nos EUA: insônia, hipocondria, dores, erupções, cansaço nervoso, “colapso cerebral”. Americanite. (elixir).
Motivação para psicologia: desespero
Flertes extra-conjugais (desejo beijar as pessoas). 12 anos para escrever livro “The principles of psychology”. Muito sucesso e críticas de Wundt e Titchener. Posteriormente reconhecido como o principal filósofo americano.
Os princípios da Psicologia: clareza rara em ciência, contra o objeto de wunt (elementos da consciência), alternativa para estudo da mente (funcionalista). Meta: estudo da adaptação dos seres humanos em seu ambiente. Consciência – função de guiar para sobrevivência. Destaques para o não racional.
Objeto de estudo da psicologia: nova visão sobre consciência
Fenômenos (experiência imediata) e condições (corpo e cérebro na vida mental) – noção de cérebro sobre a consciência é exclusivo de James. Ambiente natural da consciência é o corpo.
Experiência consciente é apenas isso e não um conjunto de elementos. Introspecção sistemática não demostra a existência dos elementos (independente do treino)‏
Consciência como unidade, experiência total e cumulativa. Fluxo de consciência: contínuo e tentativa de reduzir a elementos pode distorcê-la. Desempenha função biológica (adaptar-se ao ambiente, escolher)‏
Métodos: introspecção (básico e imperfeito) experimental (pouco usado) e comparativo (animais, crianças, analfabetos, desequilibrados) – ampliou os métodos
Ênfase no pragmatismo - “se funcionar é verdadeiro”, significado das idéias em suas conseqüências práticas 
Teoria das Emoções: polêmicas: emoção depois da reação. (Sem alteração física não existe emoção) – sentir medo e fugir? Ou fugir e sentir medo.
Hábitos: facilitam execução de repetições e exigem menor atenção consciente
Discordava da desigualdade funcional das Mulheres
Superioridade intelectual masculina (inatas) – hipótese da variabilidade (Darwin): machos demonstram maior variabilidade em desenvolvimento físico e habilidades mentais. Mulheres expostas à educação superior sofreriam danos físicos e emocionais. (risco a maternidade)‏
Helen Wooley (1874-1947) – teste em 25 homens e mulheres: habilidade motora, limiares sensoriais, capacidade intelectual e traços de personalidade: não foram encontradas diferenças significativas. Diferenças insignificantes atribuídas aos fatores sociais e ambientais.
Leta Hollingworth (1886-1939) – funcionamento físico, sensorial e motor e habilidades intelectuais de diversos tipos de pessoas (crianças, estudantes universitários do sexo masculino e feminino e mulheres no período menstrual) – ciclo menstrual não interferiu no desempenho, desmentiu a hipótese da variabilidade. Desafiou o conceito de instinto inato da maternidade. (satisfação plena como mãe). Influências sociais e culturais impedem mulheres de serem mais ativas na sociedade. “ninguém conhece a melhor dona de casa”
Fundação do funcionalismo: protesto contra Wundt e Titchener. Sem uma psicologia funcional única. Titchener fundou indiretamente (estrutural em oposição à funcional)‏
Escola de Chicago: John Dewey (1859-1952) – crítica ao arco reflexo – um círculo e não arco. Estimulo e resposta como unidade. Análise do organismo inteiro e seu funcionamento no ambiente.
James Angell (1869-1949) – Como a mente auxilia o organismo a se adaptar ao seu ambiente. Presidente da APA em 1906. Três temas principais do movimento funcionalista
Psicologia da operação mental (não elementos mentais) 
Psicologia das utilidades fundamentais da consciência (instrumento utilitário de adaptação para sobrevivência)‏
Psicologia das relações psicofísicas (mente corpo) sem fazer distinção entre mente e corpo. (todas funções)‏
Funcionalismo: Formato final: psicologia funcional a psicologia americana. (behaviorismo, gestalt e psicanalise limitadas). 
Atividade mental como objeto de estudo: memória, percepção, sentimento, imaginação, julgamento e vontade.
Função da atividade mental é aquisição, fixação, retenção, organização e avaliação das experiências e utilização para determinar a ação de uma pessoa. (adaptação) – ênfase em processos mentais e não em conteúdo da consciência.
Métodos experimentais e introspectivos (controlados objetivamente). Estudo objetivo e foco no comportamento (ponte com o behaviorismo)‏
Críticas ao funcionalismo: Titchener e funcionalistas. Indefinição do termo “função” – atividade/processo ou utilidade. Atividade de Lembrar ou Função respiratória (utilidade para organismo)‏. Equivoco no objetivo de aplicação (ciência básica X aplicada)‏
Contribuições: Da estrutura para a função – comportamento animal, complementar o método introspectivo – pesquisa fisiológica, testes mentais, questionários, descrições de comportamento.

Outros materiais