Buscar

Planejamento Didático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Anchieta
Coordenação Pedagógica, Gestão e Supervisão escolar
Marcelo Martins da Silva
Resenha crítica sobre o Texto O que é planejamento: Tipos e Níveis de Planejamento, Faculdade Anchieta
No texto a explicação do que é planejamento, o momento ideal para se efetuar tal tarefa e a maneira correta de construí-lo. Mostrando detalhes intrínsecos a tal atividade como a lista que citas pontos que devem estar presentes na produção de um planejamento anual da escola. Apontando questões importantes como a necessidade da presença de todos na elaboração do instrumento. Ainda é abordado os tipos e níveis de planejamento, mesmo que de forma bem resumida e com foco mais na definição do que na explicação e detalhamento do mesmo.
Ao explicar o propósito de um planejamento o autor dá como exemplo algo que pode acontecer por falta de planejamento, “os professores não saberem como lidar com a turma ...” mas isso acontecerá se e somente se o gestor errar bastante na contratação e, ou distribuição de tal profissional, pois é inerente ao educador ter o domínio de uma turma de estudantes.
Ao explicar como “quando e como ele é feito” o autor diz o tempo de duração, aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) como base e cita motivos alguns motivos pelos quais este instrumento é tão importante, porém nota-se que ao afirmar “e revisam o Projeto Político Pedagógico (PPP)...” o autor tomou como base pouquíssimas escolas, pois essa não é a realidade da maioria das escolas, sejam públicas ou privadas. O certo seria dizer “Quando e como pode ser feito”, pois as afirmações não retratam a realidade, mas sim um ideal.
Quando diz o que deve ser feito de posse das respostas obtidas em relação ao aproveitamento do planejamento o autor fala em replanejamento, mas para que essa condição aconteça é necessário que esse instrumento tenha sido mal elaborado, pois sendo bem feito o que teremos são pontos a serem retificados. Se falar em replanejamento estarei mexendo com todos os pontos que envolvem a gestão escolar, como o próprio texto diz: “Todo mundo participa da elaboração do planejamento porque ele influencia a escola inteira”. Então ao retificar um ponto influenciará em toda a gestão, mas é diferente de um replanejamento, pois esse não só influenciará, mas comprometerá todos que formam a instituição.
Mais uma vez, em “Tipos e Níveis de Planejamento, o autor cita o Projeto Político Pedagógico como sendo algo de conhecimento de conhecimento geral as partes que formam uma escola, quando na realidade a maioria dos professores tem conhecimento parcial ou nenhum do mesmo.

Outros materiais