Buscar

Chinkungunya é um vírus RNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Chinkungunya é um vírus RNA, que pertence a o gênero Alphavírus da família Togaviridae, endêmica da África Ocidental, transmitida por vetores (mosquito), cuja origem do nome vem de uma palavra local da Tanzânia que signica “aqueles que se dobram”, devido a artralgia incapacitante causada pela doença.
A principal manifestação clínica de chikungunya, são as fortes dores nas articulações. Essa artralgia pode se manifestar em todas as articulações, mas, em especial, nas dos pés e das mãos, como dedos, tornozelos e pulsos. Na chikungunya, essas dores são decorrentes de um processo inflamatório nas articulações e podem ser acompanhadas de edemas e rigidez, marcadas pela febre alta, geralmente acima de 39°C e de início imediato.
pode se manifestar nas formas aguda, subaguda ou crônica
A aguda é suspeita quando um paciente apresenta com início agudo de febre superior a 38,5 graus C e artralgia significativa, dura de 3 a 10 dias. 
a doença subaguda ocorre de 2 a 3 meses após a infecção e se caracteriza pelo reaparecimento da poliartrite distal associada à rigidez matinal.
A forma crônica da doença caracteriza-se pela persistência das artralgias por mais de três meses.
O diagnóstico laboratorial é realizado pelo isolamento do vírus por PCR, ou pela sorologia. Para o diagnóstico sorológico, o exame deve ser realizado imediatamente após o início dos sintomas e uma segunda amostra deve ser colhida após 10 a 14 dias do início da doença.
O diagnóstico laboratorial destas doenças pode ser realizado em amostras de sangue capilar (testes rápidos) ou sangue venoso, seja através de métodos sorológicos (detecção de anticorpos IgG e IgM e antígenos) ou de biologia molecular (detecção do material genético do vírus).

Outros materiais