Buscar

Desafio Profissional M

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
POLO DE BELO HORIZONTE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplicina de Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Éticas e Relações Humanas no Trabalho e Técnicas de Negociações.
Tutora: EAD: 
BELO HORIZONTE/MG
2017
Desafio profissional apresentado como requisito para aprovação nas disciplinas Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Éticas e Relações Humanas no Trabalho, Técnicas de Negociações do curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera Uniderp , polo Belo Horizonte.
BELO HORIZONTE/MG
2017
SUMÁRIO
PASSO 1............................................................................................................................5
PASSO 2............................................................................................................................6
PASSO 3..........................................................................................................................10
PASSO 4..........................................................................................................................12
PASSO 5..........................................................................................................................33
Passo 1 – A influência da “visão de mundo” nas negociações
a) Por que é importante considerar a “W” dos participantes de um processo de negociação? 
A weltanschauungen, ou simplesmente W, das pessoas é o que pode ser traduzido como “visão de mundo”, ou ainda, “cosmovisão”. É significativo levar em consideração a visão de mundo das pessoas em diversos contextos de trabalho, entre eles, num processo de negociação. A nossa visão de mundo, isto é, nossos valores, crenças, atitudes, comportamentos, intenções, etc. são formados socialmente, e portanto, seguem especificidade culturais e históricas. 
Por isto, códigos morais que podem permitir determinados comportamentos em um determinado lugar, podem interditar estes comportamentos em outro lugar. E outros códigos morais podem fazer o inverso. Com isto, é fundamental os agentes da negociação estarem cientes da W das pessoas onde eles se encontram, pois a ausência deste conhecimento pode levar não só ao fracasso do negócio, como também a graves conflitos e problemas sociais.
b) No caso da empresa estudada, como a “W” pode afetar nas negociações e nas estratégias desenvolvidas pela empresa? 
O exercício da alteridade é algo que todo ser humano deve praticar, pois do contrário não terá capacidade de desenvolver boas relações com aqueles que lhes são diferentes. Quando se trata de uma empresa, este princípio é igualmente válido. E no caso de uma grande empresa, uma multinacional como a Nike Inc., presente em mais de 140 países no mundo, este cuidado deve ser ainda mais redobrado.
A Nike está presente em todos os continentes do globo, portanto lida com uma diversidade cultural quase tão grande quanto a própria diversidade de toda humanidade. O seu produto não pode ser algo genérico, mas deve ser suscetível a incorporar os elementos da W de cada contexto em que seja apresentado. Como a Nike é uma empresa inspirada na branding, ou seja, que tenho o foco na valorização de seu conceito e imagem da marca, ela deve ser flexível e adaptável às cosmovisões mais discrepantes. 
E é pelo fato da Nike possuir este mérito que sua marca é tão universal, mas ao mesmo tempo singular, pois dialoga com a W de onde quer que se instale. Neste sentido, sua liderança neste gênero de produtos no mercado é consolidada, e tem como uma das razões de ser exatamente este planejamento estratégico da empresa que leva em consideração as especificidades de seus consumidores.
c) Considerando a importância da comunicação nas negociações, cite estratégias e meios que as empresas têm adotado para lidar com a questão da “W” nos processos de comunicação. Pesquisar casos verídicos.
Diante das novas tecnologias de comunicação e da evolução das ciências aplicadas ao conhecimento da humanidade, as empresas vêm construindo produtos cada vez mais semelhantes à identidade de seus consumidores, e com isto a concorrência tem se acirrado ainda mais. Uma vez que para cada produto existente no mundo hoje há quase sempre diversos produtores, o diferencial muitas das vezes vai para aquele que melhor se aproxima (física e psicologicamente) do seu público.
A empresa Western Union, por exemplo, compreendeu muito bem esta situação, e através de ações de marketing étnico consegue se sair muito bem sucedida em seu campo de atuação. Em Cabo Verde, um país marcado pela elevada quantidade de pessoas que imigram para fora do país (sobretudo para a Europa) em busca de emprego, deixando seus parentes à sua espera, para só retornarem após conseguirem dinheiro suficiente para sustentar os próprios filhos, a Western Union difundiu o conceito de que, ao enviar dinheiro (que é o produto da empresa), as pessoas não enviam apenas um valor monetário, mas enviam também afetos. Neste sentido, criaram a marca de enviar dinheiro (usando a Western Union) como forma de demonstrar o amor desses migrantes por suas famílias, o que foi uma estratégia de comunicação de grande sucesso.
Passo 2 – Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional
a) Quais benefícios tais prática traz para as empresas? 
O processo de desenvolvimento tecnológico do capitalismo é um processo de extrema racionalização. O avanço do domínio racional nas ciências e na economia foi uma condição necessária para o surgimento da administração e das técnicas modernas de gestão. Este processo de racionalização trouxe vários benefícios para a sociedade, mas para as relações interpessoais alguns outros aspectos que não o racionalista são de grande importância.
Ao contar histórias, por exemplo, que é o que faz a Storytelling, se cria um envolvimento com as pessoas, uma emoção. Essas histórias contadas têm um poder mobilizador. Dentro de uma empresa, a contação de histórias possibilidade contribuir em campanhas publicitárias, a utilizando diferentes mídias. Essas histórias, por sua vez, transmitem mensagens, que comunicam e moldam valores e costumes.
b) Como companhias como a Nike podem adotar tal ferramenta, considerando sua dimensão e diversidade cultural? 
O Storytelling pode ser utilizando como um elo que liga diferentes mídias (singulares para diferentes W) a uma campanha geral maior. O exemplo da Western Union é um caso de Storytelling, uma vez que eles agregaram emoções a determinados produtos em um contexto. Outro exemplo que poderia ser dado neste sentido é o da empresa Coca-Cola, que é imediatamente associada à imagem de uma família reunida em torno de uma mesa farta com a ceia de natal. Com estes feitos, é possível criar uma cultura empresarial, que seja geral e particular, mas também transversal a todas as culturas locais onde a marca se encontra.
c) Quais impactos tal prática pode provocar na cultura de uma organização como a Nike?
A inspiração dos seus funcionários, por meio das histórias que transmitem emoções e geram união e coesão, é um dos impactos que esta forma de linguagem pode proporcionar no interno da organização. Além disso, ela contribui na consagração dos líderes nacionais e internacionais. Com o desenvolvimento dessas histórias, se permite a criação de um legado de histórias corporativas. Os altos executivos transmitem as inspirações originais para as novas gerações, demonstrando que ao mesmo tempo que a empresa possui tradição possui também inovação.
Deste modo, cria-se uma cultural interna à empresa e que envolve seus funcionários em todo o mundo, através do endomarketing. Sendo assim, ela promove o engajamento e motivação dos funcionários. As pessoas lembram melhor das informações com sentimentos, do que puramente racionais, criando vínculos com a empresa. Esta linguagemcontribui também a criação de uma unidade cultural dos seus produtos e sua marca diante dos consumidores. Uma vez criada sua cultura interna e externa, através da Storytelling marcas com a Nike podem constantemente modificar sua própria cultura, isto é, torna-la mais viva e dinâmica, em perene movimento, tal como o mundo é.
Passo 3 - Empreendedorismo
a) Com base no que você leu acima sobre a obra de Schumpeter, identifique características citadas pelo autor que classificam a companhia estudada como uma empresa inovadora. 
Para Schumpeter, os ciclos de desenvolvimento econômico na sociedade capitalista são determinados pela produção das grandes empresas. Um momento de boom econômico seria aquele em que um empreendimento consegue oferecer produtos inovadores para o mercado, e assim aquecer o consumo e, portanto, gerar desenvolvimento. Tomando esta concepção, podemos considerar que a Nike foi uma empresa pioneira na qualidade dos produtos em que oferece, e logo que sua inovação fez sucesso, diversos outros empreendimentos surgiram tentando imita-la. Este é o segundo momento do ciclo produtivo.
Revolucionando o mercado de footwear como nunca antes ou depois de sua existência foi feito, a Nike proporcionou inovação a este gênero, promovendo um conjunto de destruições criadoras no mercado em que atua. Ela destrói os velhos limites e arranjos que tinham estes produtos, e passa a construir em seu lugar novos horizontes e potencialidades. Neste sentido, a empresa é de grande sucesso e popularidade não só por patrocinar grandes atletas internacionais, mas também pela numerosa quantidade de réplicas e cópias falsificadas que existem de seus modelos e de sua marca em feiras e lojinhas populares.
b) Leia a notícia: “Nike divulga preços de tênis inspirados em ‘De volta para o futuro’”, disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/nike/111712-nikedivulga-precos-tenis-inspirados-volta-para-futuro.htm>. Identifique como o empreendedorismo se mostra em tais casos e qual o tipo de inovação apresentada. 
O filme Back to the future, ou, De volta para o futuro, em português, foi uma produção cinematográfica que até hoje é referencial e histórica para a cultura pop nos Estados Unidos. De grande aclamação da crítica e enorme bilheteria, esta obra marcou toda uma geração dos anos 1980, e segue consagrada entre as gerações mais novas como um expoente de uma abordagem futurista no cinema (e nas artes de modo geral).
A Nike, percebendo a representatividade da obra em questão, desenvolveu uma inovação tecnológica futurista, e que anos antes aparecia no segundo filme desta obra, que o HyperAdapt 1.0, um tênis que se ajusta automaticamente aos pés do usuário. Lançada em dezembro de 2016 nos EUA, este calçado é o primeiro que faz uso desta tecnologia, e que pode significar uma abertura para o surgimento de diversos outros modelos inspirados neste daqui a alguns anos. Este é um verdadeiro caso de inovação incremental.
c) Busque outros exemplos de inovação desenvolvidos pela companhia em questão e as classifique como inovações radicais ou incrementais (cite, no mínimo, três).
A Nike é uma empresa que vive de inovações, possuindo uma quantidade exponencial de lançamentos de novos produtos a cada ano. Porém, o tênis Air Jordan, lançado em 1985 em que alçava Michael Jordan voando, é até hoje o produto de maior sucesso da Nike. Ao longo de sua história, a empresa soube inovar não só nos produtos, mas também em técnicas e tecnologias no seu modus operandi. 
O Nike Free, por exemplo, pode ser visto como um experimento que teve início no seu campus, que consistia em correr descalço na grama e com isto obter vários benefícios, e que foi testado em laboratório até a exaustão para então se confirmar como um exercício recomendado para aumento do desempenho de seus funcionários. Outro exemplo de inovação é o Nike Plus, um pequeno sensor que é colocado no tênis e realiza conexão com um iPod, ou com um relógio de pulso, registrando velocidade e distância percorrida, e possibilita a transferência destas informações para um site, uma comunidade virtual. Nestes três casos citados, temos, respectivamente, inovações de natureza incremental, radical e radical.
Passo 4 – Ética e Relações Humanas no Trabalho
a) Discorra sobre a visão que o documentário apresenta acerca das grandes corporações. 
As corporações até pouco tempo atrás não possuíam tanta relevância, porém, atualmente elas são tão importantes como as maiores instituições sociais na história do mundo. A ideia de corporação costuma estar associada a um sentido pejorativo, sendo preferido por muitos os termos “negócios” ou “comunidade de negócios”. Uma corporação é uma pessoa jurídica, que possui os direitos de uma pessoa em geral. Suas negociações produzem externalidades, isto é, impactos sobre pessoas que não estiveram envolvidas em suas negociações.
As corporações possuem um racionalismo que é centrado no lucro. Inclusive, escolhem deliberadamente desobedecer às leis, se calcularem que subtraindo o lucro obtido com o ato da infração e a punição outorgada pelo Estado ainda permanecerão lucrando mais do que se não tivessem cometido o crime. Neste sentido, em sua ambição pelo lucro ilimitado, as corporações geram não só a precarização de milhares de trabalhadores, mas também à destruição do meio ambiente e das condições de vida de centenas de espécies. A corporação é uma espécie de psicopata prototípico.
b) Atualmente, como se encontra a relação da companhia em questão com os ativistas sociais que atacam e arranham a imagem da corporação? 
A Nike teve sua imagem manchada devido às denúncias de práticas deletérias com relação a pessoas que trabalhavam em suas fábricas na Ásia e América Central, envolvendo trabalho infantil e trabalho escravo, e com situações de pessoas remuneradas em U$0,08 (oito centavos de dólar) por hora, que significa um salário de 0,3% do preço de uma camisa básica da Nike no varejo. 
Dez anos após o ápice de suas complicações de imagem, com a foto de uma criança paquistanesa de 12 anos costurando uma bola de futebol da marca, em 2006 a Nike fechou sua fábrica de roupas em Bangladesh, que fazia uso de trabalho escravo e infantil. Esta ação é uma de uma sequência de ações na campanha que a Nike vem realizando para combater a imagem de exploradora que há décadas ela foi associada. 
Atualmente, há uma relação de desconfiança dos ativistas sociais com relação à real dedicação da Nike na resolução destes problemas, pois a empresa alega desconhecer a realidade dos trabalhadores de todas as fábricas, e deste modo há a suspeita de outros casos de exploração não vindos à tona ainda ocorrerem.
c) Quais medidas empreendedoras sustentáveis a Nike tem desenvolvido?
A Nike desde 1999 reduziu seu uso de carbono em 80%, e é uma referência mundial no quesito de utilização de energia, proveniente de fonte geotérmica, isto é, do calor interno da Terra. A empresa passou a substituir a cola à base de petróleo, extremamente prejudicial à saúde dos trabalhadores, utilizada na sola dos tênis por cola à base de água. Aumentou a fiscalização de suas plantas no exterior. Além disso, diminuiu o número de parceiros e fornecedores, para poder controla-los melhor. 
Passo 5 – Desenvolvimento Pessoal e Profissional
a) Identifique, no case apresentado no início deste desafio (Um case de Marketing Global: Nike Inc.), quais atitudes a companhia tem desenvolvido para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. 
A empresa busca incentivar seus funcionários a serem atletas, pois como esportistas e apaixonados por esportes eles tendem a se envolver com os negócios da empresa com muito mais paixão. Quando um novo colaborador é admitido, ele passa por um curso de dois, com vídeos e palestras, onde ocorre uma formação a respeito da história e dos valores da Nike. A intenção da empresa com estas ações é não só a incorporação orgânica do colaborador à empresa, mas contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, oferecendo aquiloque a Nike tem de melhor: alta tecnologia e conforto na prática esportiva, além de excelentes condições de trabalho.
b) A empresa se mostra preocupada com a missão que o mundo corporativo precisa ter com o estabelecimento de projetos de vida para os funcionários? 
A Nike é uma das empresas mais desejadas por trabalhadores do ramo dos esportes não à toa. De fato, muitos de seus colaboradores são atletas premiados, e esportistas que encontram espaço de desenvolverem-se intelectual e fisicamente na empresa, que também presta um reconhecimento grandioso de seus colaboradores, e, portanto, contribui bastante para os projetos de vida de seus funcionários.
c) Identifique, na notícia indicada acima, decisões e estratégias voltadas para a cultura organizacional. 
A Nike costuma mudar os gestores de função a cada dois ou três anos, para que eles tenham uma visão mais global do negócio. Dentro da empresa, possuem uma cultura organizacional de ampla autonomia e responsabilidade. Não possuem horários rígidos, podendo treinar quando querem, e cumprindo metas de resultados do seu trabalho. 
A identificação que seus colaboradores têm com a Nike é tão grande que a empresa é vista como uma religião, e vários de seus funcionários chegam a tatuar a marca no corpo. A relação patrão-funcionário é muito mais próxima, e está inserida numa estratégia de gestão afetiva, com colaboradores motivados e dispostos a entregar seu potencial de produção e desenvolvimento para a empresa.
d) A direção da empresa se preocupa em aproveitar as vantagens de ter como parte integrante do seu capital humano pessoas com etnias diferentes?
Estar presente em mais de 160 países, em todos os continentes do mundo, faz com que a Nike seja uma grande multinacional, composta de cima à baixo por uma diversidade enorme de pessoas de culturas e etnias diferentes. E apesar de seus cargos de maior relevância serem ocupados por estadunidenses e alguns britânicos, a Nike possui sub-filiais com bastante autonomia ao redor do mundo, e tem especial interesse em aproveitar profissionais de destaque dos lugares onde se instala, sobretudo de países com o mercado de material esportivo em acessão, como a China e o Brasil. Portanto, podemos considera-la como uma empresa que se preocupa em aproveitar as vantagens de toda essa diversidade humana que lhe povoa.

Continue navegando