Buscar

historia da educação no brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603730289)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na administração do Brasil colonial, a Igreja desempenhava papel de grande importância, igualando-se muitas vezes à administração civil. Isto se devia ao seguinte:
		
	
	a excomunhão religiosa afastava o indivíduo de todas as atividades da vida colonial;
	
	pelas decisões do Concílio de Trento, acatadas por Portugal, o poder eclesiástico tinha voz ativa nos assuntos temporais;
	 
	a identidade de interesses e propósitos da Igreja e Estado tornava a colaboração indispensável à Administração;
	
	a autonomia gozada pela Igreja em Portugal transferiu-se para o Brasil por decisão Papal;
	
	os negócios eclesiásticos no Brasil estavam sempre dissociados dos problemas econômicos dos colonos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603664986)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual a causa principal da Reforma Protestante do século XVI?
		
	
	As doenças que geraram a união das Igrejas.
	
	Fortalecimento das religiões.
	
	O crescimento da burguesia desde o século XIV.
	 
	Uma crise na Igreja Católica desde a Idade Média.
	
	As discussões constantes entre o poder e a igreja.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603717014)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A História da educação de mulheres no Brasil nos dá uma ideia de uma pequena presença de mulheres brancas em nosso país. Indique nas opções abaixo a alternativa correta em relação à sua presença em nosso país no período colonial.
		
	
	A educação de mulheres era independente da condição étnico - social.
	
	A reduções jesuíticas cumpriam papel de educar permitindo o desregramento sexual.
	 
	A ociosidade e a formação religiosa foram marcas típicas de todo o conjunto de mulheres na época colonial.
	
	A grande igualdade entre gêneros existentes em nosso país neste período.
	
	A grande facilidade de mulheres brancas para casamentos embora os homens preferiram as mestiças.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603742555)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil colonial, para os filhos da elite (fidalgos, colonizadores) era oferecida uma educação:
		
	
	e) formal, longa e homogênea, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica era oferecido rudimentos escolares, isto é, ler, escrever e contar.
	
	b) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários, podendo o educando chegar à universidade, sendo esta cursada na própria Colônia.
	
	c) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida no trabalho pesado ministrada nos colégios, nos seminários.
	 
	a) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários, podendo o educando chegar à universidade, sendo esta cursada em Portugal.
	
	d) formal, longa e homogênea, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603933351)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre 1750 e 1777, o primeiro-ministro português Sebastião de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, comandou a política e a economia portuguesas. A respeito desse período da história portuguesa e do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a expulsão dos jesuítas de Portugal e dos domínios portugueses, inclusive do Brasil, visava a centralizar a administração e redefinir o projeto educacional.
	 
	o governo pombalino reforçou a escravidão indígena, visando a solucionar o problema da mão-de-obra nas colônias e reduzir a dependência do tráfico atlântico.
	
	o período pombalino pode ser caracterizado como de ¿Despotismo Esclarecido¿, visto que foi marcado por medidas modernizantes, mas também manteve a centralização e o fortalecimento do poder real.
	
	a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro foi motivada pela crescente importância das regiões mineradoras do sudeste.
	
	Pombal adotou práticas típicas do mercantilismo, visando a fortalecer os comerciantes portugueses para que pudessem competir com os ingleses e, também, combater os contrabandistas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603106659)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
		
	 
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
	
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.
	
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603795045)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como:
		
	
	busca da metrópole por um maior e melhor controle da colonia, afinal de contas, os ideias separatistas estão aflorados.
	
	exigência diplomática apresentada por Napoleão Bonaparte, então primeiro cônsul da França.
	 
	execução de um velho projeto de mudança do centro político do Império português, invocado em épocas de crise.
	
	incapacidade dos Bragança de resistirem à pressão da Espanha para impedir a anexação de Portugal.
	
	ato desesperado do Príncipe Regente, pressionado pela rainha-mãe, Dona Maria I.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603795052)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De tudo trouxeram os ingleses desde as primeiras viagens: fazendas de algodão, lã e seda; peças de vestuário, alimentos, artigos de armarinho, móveis, vidros, cristais, louças, porcelanas, panelas de ferro, cutelaria, quinquilharias, carruagens, etc. O mercado brasileiro abria-se no momento em que a maioria dos outros mercados tradicionais estavam fechados para a Grã-Bretanha, de modo que os comerciantes ingleses logo exportaram quantidades enormes de mercadoria, acima da capacidade de absorção do mercado brasileiro. O desejo de solucionar esse problema (...) é responsável pelo aspecto que tomaram as exportações para o Brasil em 1808-1809. Olga Pantaleão, A presença inglesa. As referências presentes no trecho acima permitem relacioná-lo com a seguinte situação histórica:
		
	
	a necessidade crescente de abastecimento da população das cidades mineiras, ao longo do período de auge da economia mineradora;
	
	o estreitamento das relações entre Inglaterra e Brasil, depois de este romper com a Coroa portuguesa, em virtude do impassepolítico criado pela Revolução do Porto.
	
	o comércio que piratas ingleses realizavam com os índios, ao longo do litoral brasileiro, nas décadas que se seguiram à descoberta do Brasil;
	 
	a ampliação das relações comerciais entre Inglaterra e Brasil, resultado imediato da assinatura do Alvará de Abertura dos Portos pelo regente D. João;
	
	a carência brasileira de produtos industrializados, em decorrência da estagnação da produção nacional durante os anos da guerra contra o Paraguai;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603793597)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em pleno período regencial, ocorreu uma reforma na constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional, foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias, e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. Com isso, oficializou-se sobre o ensino:
		
	
	a privatização.
	
	a centralização;
	
	a mercantilização;
	
	a militarização;
	 
	a descentralização;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603810607)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Império brasileiro as preceptores davam as primeiras noções de ler e escrever para as mulheres :
		
	
	escravas
	
	indígenas
	
	das classes pobres
	 
	das classes abastadas
	
	dos quilombos
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais