Buscar

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA (2017.2)
	1a Questão (Ref.: 201701915138)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A reprodução envolve nuances que a própria vida nem sempre consegue explicar. Desde a formação das estruturas dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, o envolvimento hormonal no processo e mesmo as condições históricas e culturais que permeiam a geração de um novo ser, poderão se desorganizar e então impedir o sucesso reprodutivo. É senso comum pensar que a mulher ao menstruar está preparando seu organismo para uma vida reprodutiva e que por si só a presença deste fluxo menstrual daria a ela a possibilidade de engravidar. Sabemos pois que isso nem sempre é possível, há uma sequência de hormônios que somente liberados de forma adequada permitirão esse evento. Observe os itens abaixo e escolha somente àquele correto:
		
	 
	O FSH é o hormônio produzido pela hipófise e é conhecido como hormônio folículo estimulante. Ele age no folículo ovariano para que o mesmo inicie seu desenvolvimento. O folículo ovariano por sua vez possui células capazes de secretar o estrógeno, hormônio com a capacidade de estimular o desenvolvimento do endométrio, a ovogênese e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
	
	O LH é também chamado de hormônio luteinizante que ao ser liberado promove o início do desenvolvimento do folículo ovariano. Dentro deste folículo há uma célula de nome ovócito primário que é estimulada a formar pela ação deste próprio hormônio o óvulo, que é a célula fértil feminina.
	
	O estrogênio é o primeiro hormônio a ser liberado a partir do desenvolvimento sexual. Ele tem a propriedade de estimular a hipófise e ainda permitir o crescimento do endométrio. Através do endométrio, o útero irá receber o concepto e então iniciar o processo gestacional.
	
	A tensão pré menstrual é muito semelhante em sintomas aos primeiros dias de gravidez. Nem todas as mulheres terão sintomas como enjoos, ansiedade, dificuldade de dormir, cansaço, irritação, entre outros. Há portanto um consenso clínico em dizer que todos esses são decorrentes de aumento expressivo de estrógeno.
	
	A progesterona é um hormônio de responsabilidade dupla, tanto desenvolve o folículo ovariano quanto o próprio endométrio. A descamação do endométrio é provocada pela queda da progesterona que ocorre logo após ascensão do estrógeno.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701829321)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia o texto a seguir e identifique entre as alternativas abaixo aquela que contém o nome do órgão com as características aqui relatadas: 'Órgão túbulo muscular localizado dentro do testículo, com a função de armazenar e amadurecer os espermatozoides até a ejaculação'. A frase acima descreve:
		
	 
	o epidídimo
	
	a vesícula seminal
	
	o testículo
	
	a próstata
	 
	a glândula bulbouretral
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702203433)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quais os principais corantes relacionados com a coloração dos Esfregaços estudados nas práticas laboratoriais?
		
	 
	Hematoxilina e Eosina
	
	Hematoxilina e Orange-G
	
	Orange-G e Fuccina
	 
	Hematoxilina e Azul de Metileno
	
	Azul de Metileno e Fuccina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702305101)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A inclusão é um procedimento que consiste na impregnação, em um tecido, de uma substância de consistência firme, a qual permite que, posteriormente, ele possa ser seccionado em camadas delgadas. Qual das opções abaixo se refere a substância mais empregada para a realização desse procedimento?
		
	
	Formalina
	 
	Latexina
	 
	Parafina
	
	Eosina
	
	Hematoxilina
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701907445)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A espermatogênese é caracterizada pelas diversas divisões celulares. Em que etapa esta divisão não ocorrerá?
		
	
	Espermatócito primário
	
	Espermatogônia A
	 
	Espermátide
	
	Espermatogônia B
	
	Espermatócito secundário
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201702235578)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação a fertilização: A) Sequência de eventos desde o contato do espermatozóide com o óvulo e a fusão de seus núcleos. Após a entrada do espermatozóide, o ovócito secundário termina sua divisão meiótica, formando um óvulo maduro. B) Com a união das duas células (espermatozóide e ovócito), seus núcleos perdem as membranas e se fundem, dando origem a uma nova célula chamada zigoto (com 46 cromossomos), que é o início de todos nós. C) Entende-se por clivagem do zigoto o processo de sucessivas divisões mitóticas, que resultam em um rápido aumento de células. O zigoto primeiramente se divide em duas células, chamadas de blastômeros, e estes se dividem em quatro blastômeros, estes quatro se dividem em oito e assim sucessivamente.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações verdadeiras:
		
	
	Somente a A é verdadeira.
	 
	A, B e C são verdadeiras;
	
	A e C são verdadeiras;
	 
	A e B são verdadeiras;
	
	B e C são verdadeiras;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702112605)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Normalmente dois espermatozoides não fecundam o Óvulo. Isso se deve ao fato de que:
		
	
	os pronúcleos unem-se e, consequentemente, restabelecem o número de cromossomos da espécie.
	
	ocorre um aumento na espessura da membrana plasmática do ovócito em razão da fusão entre ela e a membrana do espermatozoide.
	 
	ocorrem alterações na zona pelúcida em virtude das enzimas dos grânulos corticais.
	
	a corona radiata impede a passagem de mais de um espermatozoide.
	
	não ocorre a força necessária do espermatozóide devido ao alantóide dele ser mais fraco que o outro.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701934499)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo Morais ( Morais, S. Rompendo preconceitos sobre a utilização de anticoncepcionais de emergência para as adolescentes. Adolescência & Saúde. Vol. 7 . nº1. Janeiro 2010), o uso de levonorgestrol (250mg) associado à etinilestradiol (100mg) é uma contracepção de emergência que deverá ser utilizada em casos de sexos não seguro com possibilidade de gravidez indesejável e estupro. Esses princípios ativos associados impedem a fertilização com o aumento da viscosidade do muco cervical. A sua eficácia é maior nas 24 primeiras horas do ato sexual (95%), chegando a cair para 50% após esse período. Sobre a ação dos hormônios na fertilidade feminina pode-se afirmar que:
		
	
	A progesterona é um hormônio que atrapalha a gravidez, portanto é o principal componente dos anticoncepcionais.
	
	O LH é um hormônio que produzido pelos ovários tem a possibilidade de desenvolver o folículo ovariano, local onde se encontra o ovócito II.
	 
	O Estrógeno é um hormônio responsável pelo desenvolvimento do endométrio e do folículo ovariano, assim sua maior produção ocorre especialmente no momento que a mulher está fértil.
	
	O FSH é um hormônio que atua aumentando a libido sexual e por isso aumenta a possibilidade de gravidez.
	 
	A associação do estrógeno e progesterona no período fértil permite o rompimento do folículo ovariano o que propicia a capacidade de gravidez.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702186466)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gemelaridade é uma situação bem particular de algumas grávidas. Há o consenso médico dizer que existe uma influência genética na produção de gestações de gêmeos fraternos ou bizigóticos. Entretanto ainda não se sabe explicar bem o que pode ocasionar a gemelaridade de univitelinos. Verifique os itens abaixo e escolha somente àquele que corresponde a uma sentença correta sobre esse assunto:
		
	
	Quando uma mulher está fértil, geralmente ela possui em uma das tubas uterinas apenas uma célula ovócito primário. Assim que ocorre a liberação de duas ou mais dessa célula, ehouver a relação sexual com parceiro fértil, haverá então a gravidez de gêmeos univitelinos.
	
	Quando uma mulher está fértil, geralmente ela possui em uma das tubas uterinas apenas uma célula óvulo. Assim que ocorre a liberação de duas ou mais dessa célula, e houver a relação sexual com parceiro fértil, haverá então a gravidez de gêmeos univitelinos.
	 
	Quando uma mulher está fértil, geralmente ela possui em uma das tubas uterinas apenas uma célula ovócito secundário. Assim que ocorre a liberação de duas ou mais dessas células, e houver a relação sexual com parceiro fértil, haverá então a gravidez de gêmeos bivitelinos.
	
	Quando uma mulher está fértil, geralmente ela possui em cada uma das tubas uterinas uma célula ovócito primário. Assim que ocorre a liberação de espermatozoides, ela terá gravidez de gêmeos univitelinos.
	
	Quando uma mulher está fértil, geralmente ela possui em uma das tubas uterinas apenas uma célula ovócito primário. Assim que ocorre a liberação de apenas uma dessa célula, e houver a relação sexual com parceiro fértil com penetração de mais de um espermatozoide, haverá então a gravidez de gêmeos univitelino.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702186464)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gemelaridade é uma situação que por ser em algumas famílias rara, traz curiosidades e contentamento a muitos casais. Não é vista com bons olhos na clínica médica por trazer dificuldades na gestação tanto para a mãe como especialmente ao bebê. Com o avanço da reprodução assistida pode-se verificar o aumento dos partos gemelares, afinal há em muitos desses uma suplementação hormonal, o que confere maior fertilidade em alguns casos. Teste seu conhecimento acerca disto e complete os itens abaixo, depois escolha a resposta adequada: Gêmeos ___________________ são resultados do desenvolvimento e fecundação de mais de um ovócito ______________. Enquanto que gêmeos __________________ representam a quebra do blastocisto que ainda não se implantou no útero, precisamente no _______________
		
	 
	bivitelinos, secundário, univitelinos, endométrio
	
	univitelinos, secundário, bivitelinos, miométrio
	
	bivitelinos, primário, univitelinos, miométrio
	
	univitelinos, primário, bivitelinos, miométrio l
	
	e- siameses, antral, normais, canal cervical.

Outros materiais

Outros materiais