Buscar

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Os participantes de uma pesquisa são convidados a indicar a sua origem étnica em uma determinada lista (por exemplo, caucasiana). Este tipo de variável é classificada como:
	
	Qualitativa nominal
2. "Um dia após a realização de debates em 14 estados, o Instituto Datafolha deve divulgar nesta sexta-feira novas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais e para os governos de Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Com 10.770 entrevistados entre os dias 9 e 12 de agosto, será a maior abrangência dessa pesquisa até agora. Os dados relativos a sexo e faixa etária são: sexo masculino, 48%; feminino, 52 As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda nesta sexta-feira, o Ibope termina de colher as intenções de voto para Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Norte." Adaptado Globo.com em 13/08/2010. A variável em questão (sexo) é uma variável:
	
	Qualitativa
3. A utilização dos dados estatísticos tem sua origem na antiga Babilônia, no Egito e no Império Romano, com dados relativos a assuntos de Estado, tais como nascimentos e mortes. Na Idade Antiga, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam eqüitativamente terras ao povo, cobravam impostos. Com relação a conceitos básicos de Estatística podemos afirmar que:
 
( I ) Amostra é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.
(  II  ) População é o conjunto da totalidade dos indivíduos sobre o qual se faz uma inferência.
( III   ) Amostragem é o processo de escolha da população, o conjunto de técnicas utilizadas para a seleção de uma população.
	
	Somente as afirmativas (II) e (III) são verdadeiras.
4. "Hipertensão é doença crônica mais apontada por médicos, segundo estudo: Percentual de mulheres com doenças crônicas é superior ao de homens. A doença crônica mais apontada por médicos ou profissionais de saúde, em 2008, foi a hipertensão. O dado faz parte do suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)." A variável em questão (pressão arterial) é uma variável:
	
	Quantitativa contínua
5 Na Idade Média colhiam-se informações, geralmente com finalidades tributárias ou bélicas. Havia coleta numérica de pessoas, cidades, fábricas e produtos alimentícios para controle das terras conquistadas. Começam a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos. Com relação a conceitos básicos de Estatística podemos afirmar que:
( I ) Amostragem Casual ou Aleatória Simples é equivalente a um sorteio lotérico.
( II ) Parâmetro é a descrição numérica de uma característica da população, são valores singulares que existem na população e que servem para caracterizá-la.
( III ) Estatística é a descrição numérica de uma característica da amostra
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
6 A estatística é a ciência que estuda métodos de coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, para a obtenção de conclusões válidas e, principalmente, para tomadas de decisão. A estatística está dividida em três grandes grupos: I. Estatística descritiva, que é responsável pela coleta, organização e descrição de dados. II. Estatística inferencial, que é responsável pela análise e a interpretação dos dados: suposições no teste de hipóteses. III. Estatística das probabilidades, que é responsável pela estudo do risco e do acaso de eventos futuros e determina se é provável ou não seu acontecimento. Assinale a alternativa correta:
	
	as afirmativas I, II e III são corretas.
7. Podemos identificar, em uma distribuição, tendências com relação a maior concentração de valores, se esta concentração se localiza no inicio, meio ou fim, ou ainda se existe uma distribuição por igual. Os conceitos que nos ajudam a determinar essas tendências de concentração são ditos elementos típicos da distribuição, a saber: medidas de posição, de variabilidade ou dispersão, medidas de assimetria, medidas de curtose. Identificando cada uma das medidas e completando as lacunas, temos respectivamente:
(I) _____________ são estatísticas que nos orientam quanto a posição em relação ao eixo horizontal.
( II ) _______________ mostram o grau de afastamento dos valores observados em relação àquele valor representativo.
(III ) _______________ possibilitam analisar uma distribuição de acordo com as relações entre suas medidas de moda, média e mediana, quando observadas graficamente.
( IV ) ________________ mostram o grau de achatamento de uma distribuição com relação a uma distribuição padrão, dita normal.
	
	Medidas de Posição; Medidas de Dispersão; Medidas de Simetria; Medidas de Curtose.
8. Qual das variáveis abaixo é uma variável quantitativa contínua?
	
	Peso
9. Ao nascer, os bebês são pesados e medidos, para se saber se estão dentro das tabelas de peso e altura esperados. Essas duas variáveis são:
	
	ambas contínuas.
 
 
		10. Os dados de um determinado estudo representam muitas variáveis para cada uma das pessoas que se submeteram ao estudo.Uma variável considerada qualitativa é a seguinte
	
	sexo
	
11. Uma pessoa participou de uma pesquisa de opinião por meio de uma entrevista por telefone e algumas das perguntas que teve que responder estão a seguir: I. Qual a sua profissão? II. Qual seu estado civil? III. Qual a sua renda (em salários mínimos)? IV. Quantos filhos você tem? As classificações das variáveis acima são, respectivamente:
	
	I. qualitativa nominal; II. qualitativa nominal; III. quantitativa contínua; IV. quantitativa discreta.
12. Dentre as alternativas seguintes, a que apresenta dois exemplos de variáveis contínuas é:
	
	taxas de juros bancários e índices de preços ao consumidor em 2012.
 
13. Assinale a opção correta
	
	O processo utilizado para se medir as características de todos os membros de uma dada população recebe o nome de censo.
14. Assinale a opção correta
	
	A série é cronológica quando o elemento variável é o tempo
 
15. Na seleção de uma amostra aleatória para uma pesquisa de opinião, um procedimento que deve ser observado é:
	
	proporcionar a todos os elementos da população uma probabilidade diferente de zero de participar da amostra.
 
 17. Uma notícia veiculada em um jornal tinha como título o seguinte: "Universitário padrão é mulher e estuda à noite". Ela apresentava dados de uma pesquisa sobre o perfil do universitário brasileiro. A medida estatística utilizada na pesquisa foi a moda. A respeito dessa medida é correto afirmar:
	
	indica o(s) valor(es) ou categoria(s) que possui(em) mais frequência em um conjunto de dados.
18. Um método de amostragem probabilística bastante utilizado é aquele em que a população é previamente dividida em grupos mais homogêneos com relação à variável de estudo. Em seguida, são selecionados os elementos que irão compor a amostra de tal forma que aí também figurem tais grupos e que a distribuição das quantidades de elementos em cada grupo na amostra seja proporcional à distribuição verificada na população. Esse processo de amostragem é conhecido por:
	
	estratificado
19. Considere as seguintes afirmativas: I. A frequência acumulada corresponde à soma das frequências de determinada classe com as anteriores. II. A frequência relativa corresponde ao quociente entre a frequência absoluta da classe e o total de elementos. III. Amplitude total é a diferença entre o maior valor e o menor valor observado da variável em estudo.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
20. 
		A média aritmética simples é uma medida de posição. O que acontecerácom a média se multiplicarmos uma constante k a todos os elementos da série?
		
	
	
	
	 
	Será multiplicada pelo valor de k unidades.
21. 
22. 
24. 
25. 
26. 
27. 
28. 
	
	 
		29. 
	 
 
30. 
	
	B2C
		31. 
	
 
32. 
33. 
34. 
35. 
36. 
	37. 
	
38. 
39. 
41. 
42. 
43. 
44. 
45. 
46. 
47. 
48. 
49. 
51. 
52. 
53. 
54. 
55. 
56. 
57. 
58. 
59. 
61. 
62. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63. 
63.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes