Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE PATOLOGIAdocx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE PATOLOGIA
1. Defina degeneração? 
São alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. 
2. Descreva sobre lesão celular e diferencie lesão reversível de irreversível?
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são mais capazes de se adaptar ou quando são expostas a agentes perniciosos
A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
A lesão celular é irreversível quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular.
3. Diferencie apoptose de necrose e o que as diferenciam?
Apoptose:: Morte celular. Pode ocorrer com lesão (por frio, vírus, etc) mas também pode ocorrer sem lesão 
Necrose: morte celular por lesão é irreversível normalmente a lesão ocorre aos poucos, vários mecanismos vão sendo ativados até que se complete a morte celular.
4. Defina:
a) hiperplasia: acontece é um aumento do número de células de um tecido ou órgão
b) hipoplasia: é o aumento do tamanho e do volume das células, sem aumento do número delas.
5. O que é calcificação em áreas de necrose e quais são os tipos?
O tecido necrótico pode evoluir para calcificação distrófica, cicatrização ou mesmo regeneração.
Calcificação Distrófica: É encontrada em áreas de necrose, seja ela de coagulação, caseosa ou de liquefação, e em focos de necrose gordurosa enzimática
Calcificação Metastática: Ocorre em tecidos normais sempre que houver hipercalcemia. 
6. Descreva sobre os tipos de pigmentos e cite exemplos de pigmentos exógenos e endógenos
São os pigmentos sintetizados no organismo, e constituem três grupos: melanina, derivados da hemoglobina ou hemoglobinógenos, e lipocromos.
O pigmento exógeno mais comum é o carvão , muito comum como poluente do ar na vida urbana. O acúmulo deste pigmento escurece os tecidos pulmonares (antracose) e os linfonodos envolvidos.
Os pigmentos endógenos são aqueles que têm origem no interior do organismo do indivíduo considerado.
7. Defina os seguintes processos:
embolia 
congestão 
trombose 
hemorragia 
hemostasia
8. O que é necrose e quais são seus tipos?
Necrose é a morte da célula ou parte de um tecido que compõe o organismo vivo.
Necrose de coagulação: os tecidos apresentam maior firmeza, são de coloração acinzentada, apresentam-se opacos, turvos e secos, com aspecto da albumina coagulada.
Necrose de liquefação: este tipo aparece em tecidos ricos em lipídio e pobres em albuminas coaguláveis, como é o caso do sistema nervoso central, ou surge nos tecidos que, embora possuam níveis elevados de albumina, sofrem fusão por ação de bactérias ou por ação de proteases de leucócitos.
Necrose caseosa ou de caseificação (do latim caseum = queijo): o material necrosado adquire um aspecto de queijo, como indica a própria etimologia da palavra.
Necrose fibrinóide: neste tipo, o tecido adquire um aspecto hialino, acidofilico, semelhante a fibrina.
Necrose gangrenosa: é provocada por isquemia ou pela ação de microrganismos. Pode ser úmida ou seca, dependendo da quantidade de água existente.
Necrose enzimática: este tipo ocorre quando há liberação de enzimas nos tecidos.
Necrose hemorrágica: ocorre quando há a presença de hemorragia no órgão necrosado.
9. Quais são os tipos de gangrenas?
Gangrenas secas: este tipo de gangrena há obstrução ou o abrandamento do fluxo sanguíneo para o órgão ou parte do corpo que é afetado.
Gangrena úmida ocorre quando a infecção e bactérias invadem tecidos mais profundos, depois de ferimentos, picadas de geada, pé úlceras ou queimaduras.
Gangrenas gasosas é causado pela bactéria chamada Clostridium. Isto é encontrado em esporos presentes no solo
Gangrena interna isso é causar quando o suprimento de sangue para um órgão interno é prejudicado, geralmente, por pressão de outro órgão ou crescimento.
Gangrena de Fournier (FG) é uma rara mas potencialmente fatal doença que afeta o pênis e a genitália.
Gangrena do Meleney este é um tipo raro, visto em pacientes após a cirurgia. Sinérgica gangrena do Meleney é causada por organismos s de aureus e streptococcus.
10. Quais são os agentes causadores das necroses?
A necrose pode ocorrer por conta de agentes físicos como ação mecânica, temperatura, efeitos magnéticos, radiação; agentes químicos, como tóxicos, drogas, álcool, etc. e agentes biológicos, como infecções virais, bacterianas, micóticas, parasitárias ou insuficiência circulatória. A necrose leva ao desaparecimento total do núcleo celular e, por fim, da própria célula, o que é precedido de alterações celulares estruturais graves.
11. O que é edema, quais são os sinais envolvidos no processo inflamatório
Edema é um inchaço causado pela retenção de líquidos nos tecidos. Esse inchaço pode ser causado por uma lesão ou por uma inflamação, existem também cinco sinais clássicos do processo inflamatório, chamados de sinais cardinais. são eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função. O edema é causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, por causa do aumento de líquido e de células
12. Diferencie trombose de embolia?
Trombose a formação de um trombo ou coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos. Quando os trombos se desprendem de seu ponto de fixação e são arrastados pela corrente circulatória recebem o nome de êmbolos. A embolia se dá no momento em que um êmbolo chaga a um vaso de diâmetro inferior ao seu e o deixa obstruído.
13. Como ocorre o processo de regeneração?
Capacidade dos tecidos, órgãos ou mesmo organismos se renovarem ou ainda de se recomporem após danos físicos consideráveis. Deve-se à capacidade das células não afetadas de se multiplicarem e, em acordo com a necessidade, de se diferenciarem, a fim de recompor a parte lesionada.

Outros materiais