Buscar

Aplicação Prática Teórica - Aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica – Aula 8 
CASO CONCRETO 
A exploração sexual de crianças e adolescentes vêm sendo investigada como um fenômeno de caráter social e histórico demarcando sérias e complexas consequências no reconhecimento de si e nas muitas teias afetivas/sociais que envolve a sociedade, a família e a própria criança e/ou adolescente. 
Clarice, aos 16 anos foi criada pela avó, uma vez que sua mãe a tivera muito cedo. A jovem afirmou ter sido estuprada durante anos por um dos seus padrastos. Já tentou o suicídio quando estudava na 4ª série do Ensino Fundamental e não apresentava bom rendimento na escola e relatou que não achava importante estudar, e que não se sentia bem naquele ambiente. Afirmou fazer sexo com pessoas de ambos os sexos, e apresentava inconsistência na utilização de preservativos. Sonha com um casamento. Foi levada ao atendimento psicológico do Posto de Saúde pela mãe, mediante queixas sobre suas companhias, seu comportamento e uso compulsivo de drogas injetáveis. A mãe diz se preocupar com a tristeza que não sai dos olhos da filha. Relata um sentimento de cuidado pro vindo da avó materna, por quem demonstra bastante afeto. A mãe, ao seu jeito, estabelece relações afetivas com a filha preocupando-se com o uso das drogas e com a tristeza que Clarice tem no olhar. 
Atualmente é dependente de drogas injetáveis e participa de alguns furtos para obtenção de dinheiro. Clarice tem uma filha de dois anos que mora com sua avó, em um dos seus contatos com a filha queimou a mão da menina com ferro de passar roupa e os vizinhos fizeram uma denúncia no Conselho Tutelar. Todavia, não houve maiores consequências em função do comprometimento de sua avó em afastar a mãe da filha, responsabilizando-se pela vida e cuidado da criança. 
Clarice sempre morou com a avó numa humilde casa no lixão da cidade. Quando pequena sonhava em ser manicure como sua tia, mas em função das necessidades básicas da família foi vender balas no semáforo da rua principal de sua cidade. Sentia muitas dores de dente e descobriu que o uso de drogas injetáveis amenizava tais dores, além do mais a partir do uso das drogas injetáveis passou a ter amigos mais próximos que ofereciam o pertencimento que ela tanto desejava. Segundo Clarice “era sua família”. Em seus delírios pelo uso de droga, sonhava em ser uma princesa da Disney daquelas bonitas, loiras, ricas e que todos gostavam. Quando o efeito das drogas passava retomava sua habitual rotina: furtos, brigas, uso de drogas e muita tristeza. 
A partir da análise do discurso de Clarice podemos pontuar uma série de abandonos: familiar, social e afetivo. Faça uma análise destes abandonos à luz do Artigo 227 da Constituição Federal da República do Brasil.
RESPSOTA: O artigo 227 da CF em seu Caput diz: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” E em seus parágrafos e incisos descreve as assistências propostas pelo estado, punições, etc. O que percebemos ao ler este caso, como há a má aplicação ou nenhuma de um artigo tão fundamental da constituição. Tudo o que ela passou, como o trabalho infantil, abuso sexual, afastamento de sua família, agressões sofridas, tudo poderia ser evitado se houvesse aplicação deste artigo.

Outros materiais