Buscar

REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

Prévia do material em texto

REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS	
1a Questão (Ref.: 201604470130)	Acerto: 1,0 / 1,0
O pacote de benefícios oferecidos pelas empresas faz parte da remuneração total do trabalhador. Esse pacote consiste em um instrumento utilizado pela organização para atrair e manter talentos. Porém, nem todos os benefícios concedidos aos empregados são espontâneos. A legislação trabalhista estabelece benefícios que serão, obrigatoriamente, concedidos ao trabalhador. Um dos benefícios estabelecidos pela legislação é a (o)
Repouso semanal remunerado. 
2a Questão (Ref.: 201603997802) -Abraham Harold Maslow, nos idos de 1943, promulgou a teoria da motivação humana baseada na Hierarquia das Necessidades Humanas. A doutrina desse emérito referencial teórico, diz que o comportamento das pessoas está associado a um processo de satisfação de suas necessidades e por sua vez, afirma que a satisfação das necessidades humanas é temporal. Em face do exposto, quais são as hierarquias das necessidades preconizadas pelo emérito referencial teórico, tendo como base que as necessidades dos níveis mais baixos têm de ser atendidas para que o ser humano almeje os níveis superiores?
 Fisiológica, segurança, sociais, estima e autorrealização.
3a Questão (Ref.: 201604276024)	Acerto: 1,0 / 1,0
Consiste em adiantar alguma importância ao empregado, geralmente limitada a um percentual do seu salário, a ser descontada no próximo pagamento. Esse adiantamento é oferecido através de solicitação do próprio empregado. Este conceito refere-se à que tipo de benefício financeiro?
 Vale
4a Questão (Ref.: 201604112100)	Acerto: 1,0 / 1,0
Qual a modalidade de benefício classificado como financeiro que pode apresentar aspectos negativos como: acostumar mal o trabalhador que repete a solicitação além de não atender ao valor que normalmente que se faz necessário:
Vale.
5a Questão (Ref.: 201603473006)	Acerto: 1,0 / 1,0
Conforme Patrícia Bispo do RH.com.br, os fatores que interferem direta ou indiretamente na performance dos profissionais tem levado ao surgimento de várias vertentes de estudos no campo organizacional. Há, por exemplo, quem defenda que a motivação do indivíduo, não importa o segmento em que ele atua, vem de dentro para fora. Ou seja, a pessoa torna-se responsável por estar ou não satisfeita e cabe a ela tomar ações que impactem no seu dia a dia. Por outro lado, existem os que afirmam que a empresa deve realizar ações que permitam ao funcionário ver novos horizontes na sua rotina de trabalho e, dessa, maneira, garanta a retenção de talentos. Nesse contexto, os Planos de Participação nos Lucros (PPR) contribui para:
melhoria do clima organizacional, através do sentimento de pertencimento e responsabilidade criado pela sensação provocada nos colaboradores em se tornarem parceiros do negócio da empresa, contribuindo para seu crescimento. É uma boa alternativa para as pessoas aumentarem seus salários, sendo uma das poucas formas de fazer crescer os lucros num mercado cada vez mais competitivo.
6a Questão (Ref.: 201604036635)	Acerto: 1,0 / 1,0
Quais os percentuais normalmente praticados pelas empresas como adiantamento quinzenal?
	De 20 a 40%
7a Questão (Ref.: 201603469946)	Acerto: 1,0 / 1,0
Os benefícios ligados à saúde constituem:
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou reduzir, pois são o segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
8a Questão (Ref.: 201603627032)	Acerto: 0,0 / 1,0
Alguns benefícios são oferecidos apenas a um grupo de empregados, tal como ocorre com o benefício check-up. Tal 
A cargos gerenciais e de alta-direção em função da posição estratégica de tais profissionais;
Questão (Ref.: 201603469971)
Em que consiste a Assistência à Educação dos Trabalhadores
	Trata-se do pagamento ou reembolso das despesas integrais ou parciais que os funcionários ou seus dependentes têm com a sua educação.
10a Questão (Ref.: 201604303111)
A busca por qualificação profissional é uma preocupação tanto dos empregados quanto das empresas. Por isso, algumas oferecem como benefício, bolsas de estudos integrais ou parciais. Entre as práticas mais comuns hoje na concessão desse benefício, temos:
	O percentual de cobertura das bolsas pode ser maior ou menor, dependendo da relação do curso com a necessidade da empresa.
1a Questão (Ref.: 201603967327)
As empresas oferecem vários tipos de benefícios para seus funcionários. São benefícios não-monetários oferecidos no mercado brasileiro:
	Refeitório;
.2a Questão (Ref.: 201603627007)	Acerto: 1,0 / 1,0
Os benefícios ofertados aos empregados podem ser provenientes de diferentes políticas ou programas, dentro ou fora do contexto da organização. Qual das opções a seguir NÃO estaria corretA tomando-se como base o que fora estudado em Gestão de Benefícios?
	Benefícios podem ser oferecidos por empresas concorrentes, por órgãos consultivos do governo (municipal, estadual ou federal), bem como por organismos internacionais vinculados às áreas de saúde e educação;
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603474329)	Acerto: 0,0 / 1,0
Marque a alternativa correta para o significado do benefício Posto Bancário.
 	Proporciona aos trabalhadores certas comodidades, como por exemplo, não ter que se deslocar da empresa ou de casa até o banco, para resolver seus compromissos financeiros, pois funciona como agência bancária.
4a Questão (Ref.: 201604001008)	Acerto: 0,0 / 1,0
Ao mantermos convênio e tratarmos com a instituição financeira para que os funcionários possuam conta corrente, implantação de benefício de caixas eletrônicos, postos ou agências bancárias, podemos considerar como uma das vantagens para a organização:
	Redução do tempo do funcionário ausente de suas funções
5a Questão (Ref.: 201604036635)	Acerto: 0,0 / 1,0
Quais os percentuais normalmente praticados pelas empresas como adiantamento quinzenal?
De 20 a 40%
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201604068894)	Acerto: 0,0 / 1,0
São objetivos complementares da organização que opta em conceder o benefício de Previdência Privada aos funcionários:
	Estimular a aposentadoria dos funcionários, rejuvenescendo assim a sua força de trabalho;
	Manter a empresa competitiva no mercado;
	Demonstrar responsabilidade social e valorização dos empregados.
 Certo	Todas as alternativas estão corretas. 
7a Questão (Ref.: 201604222401)	Acerto: 0,0 / 1,0
(CESGRANRIO/PETROBRÁS ¿ 2014) Atualmente, as empresas oferecem amplos pacotes de benefícios sociais, entre os quais aqueles relacionados a serviços médicos, que podem assumir diferentes padrões e podem ser direcionados ou de livre escolha. A situação acima descreve um benefício que envolve:
	Assistência médico-hospitalar
.8a Questão (Ref.: 201604170269)	Acerto: 0,0 / 1,0
Leia as afirmações abaixo em relação a origem histórica do aumento dos benefícios sociais nas organizações e responda, quais delas são fatores verdadeiros (V) ou falsos (F) e indique a ordem correta: I.	( ) Competição entre as organizações; Legislação trabalhista. II.	( ) Deduções de suas obrigações tributárias; Exigências dos empregados. III. ( ) Exigências dos sindicatos; planos de saúde.
	V,V,F
.9a Questão (Ref.: 201603627047)	Acerto: 0,0 / 1,0
Diversas são as alternativas para concessão de benefícios associados à educação dos trabalhadores. A empresa BETA está se instalando em uma cidade carente, com baixíssimo nível de escolaridade de seus trabalhadores, o que vem dificultando a captação dos recursos humanos necessários ao processo produtivo. O diretor está avaliando alternativas a serem adotadas internamente no campo da educação. Nesse caso, o programa mais adequado seria:
 	Programa de formação profissional para trabalhadores com nível fundamental;
 10a Questão (Ref.: 201604239075)	Acerto: 0,0 / 1,0
Nos dias de hoje, as empresas estão cada vez mais valorizando o Capital Intelectual e por isso a necessidade de capacitar e melhorar o conhecimento dos funcionários. Essa descrição está ligada ao benefício:Voltado a Educação
Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201603473020)	Acerto: 0,0 / 1,0
Analise os tipos de benefícios, classifique-os de acordo com a nomenclatura abaixo e a seguir assinale a alternativa que expresse a seqüência obtida:
M - Monetário;
R - Recreativos;
S - Supletivo;
A - Assistenciais
( ) Estacionamento privativo dos empregados
( ) Grêmios ou clubes
( ) Seguro de vida em grupo
( ) Horário móvel de trabalhos
 ( ) 13º salários.
( ) Passeios e excursões programadas
( ) Assistência odontológica
	S, R, A, S, M, R, A
 2a Questão (Ref.: 201604155875)	
As estratégias para a gestão de pessoas podem ser consideradas responsáveis pela obtenção do diferencial ou vantagem competitiva, valorizando o ser humano, estimulando a participação das diversas áreas que integram a empresa e favorecendo o comprometimento das pessoas com as diretrizes empresariais. Este tipo de gestão, como uma fonte de vantagem competitiva, faz com que os clientes se sintam satisfeitos com o serviço, o capital humano desenvolva-se profissionalmente e a imagem da empresa seja altamente favorável ao mercado, no sentido de prestar um serviço de qualidade aos seus consumidores. E, por conseguinte, induzem as empresas a implementar a carteira de benefícios em relação as práticas adotadas pela concorrência. Frente a este cenário como são classificados os benefícios quanto à natureza e à exigência e os respectivos exemplos?
	Monetários (adicional noturno e horas extras), Não-monetários (DSR e cesta básica), Legal (vale-alimentação e auxilio reclusão) e Espontâneo (licença maternidade e salário educação).
.3a Questão (Ref.: 201604112078)	
Outra modalidade de ajuda financeira é o convênio com um banco ou com uma instituição financeira, para a concessão de empréstimos aos empregados. Esse benefício constitui uma alternativa interessante para aquelas empresas que não manifestam interesse em prestar diretamente qualquer ajuda financeira aos seus empregados. Elas estão dispostas a ajudar, mas não querem compromissos, riscos, nem incômodos com a operacionalização do benefício. Existem algumas condições básicas que devem reger esses convênios, e uma das opções abaixo não constitui uma exigência para esse tipo de empréstimo.
	Informações dos riscos de dispensa do trabalhador classificados numa escala de 0 a 10.
4a Questão (Ref.: 201604112089)	Acerto: 0,0 / 1,0
O benefício do Caixa Eletrônico também deve ser considerado de caráter supletivo, proporcionando aos trabalhadores certas comodidades, identifique a única opção que NÃO pode ser atendida por essa modalidade de benefício.
Sustar cheques.
 Questão (Ref.: 201603627023)	Acerto: 0,0 / 1,0
Visa instituir planos privados de concessão de pecúlios ou de rendas, de benefícios complementares ou assemelhados aos da Previdência Social, mediante contribuição de seus participantes, dos empregadores ou de ambos. Que benefício está sendo aqui tratado?
Previdência privada ou complementar;
6a Questão (Ref.: 201604085942)	Acerto: 0,0 / 1,0
Para Chiavenato, Idalberto (2009), os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica. Assim sendo, de que forma os empréstimos são concedidos pelas empresas para a sua força de trabalho?
São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
Questão (Ref.: 201603627032)	Acerto: 0,0 / 1,0
Alguns benefícios são oferecidos apenas a um grupo de empregados, tal como ocorre com o benefício check-up. Tal benefício está normalmente associado:
	A cargos gerenciais e de alta-direção em função da posição estratégica de tais profissionais;
 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603474163)
Qual dos fatores abaixo podem influenciar no reajuste do plano de saúde?
	Mudanças de faixas etárias.
9a Questão (Ref.: 201603473988)	Acerto: 0,0 / 1,0
As empresas contribuem com uma certa porcentagem do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para o Salário Educação. Todas as alternativas são verdadeiras para a aplicação deste recurso governamental, com exceção de:
	Reforma em prédios hospitalares.
10a Questão (Ref.: 201604011810)	Acerto: 1,0 / 1,0
De acordo com Odebrech, T. A. C. e Pedroso, R,( 2010), as empresas começam a perceber as pessoas como seu recurso mais valioso, é o que alguns autores denominam de capital humano ou intelectual. Em decorrência disto, qual é a modalidade de ensino que as empresas, podem iniciar um benefício e, por conseguinte, subsidiar, inicialmente, as despesas uma vez que o quantitativo de empregados a ser contemplado é bem menor e, consequentemente, os custos também e, ainda, quais são exigências que devem ser feitas para a concessão do benefício?
	Pós-Graduação e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes