Buscar

RELAÇÕES TRABALHISTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELAÇÕES TRAB. E SINDICAIS
1a Questão (Ref.: 201603973609)	Com a Revolução Industrial, além do desenvolvimento das máquinas, ocorreu, também, o desenvolvimento dos transportes. Se, por um lado, esse desenvolvimento reduzia a utilização da mão de obra, por outro, permitia o avanço da produção industrial. Dessa forma, surgiram as locomotivas a vapor, que possuíam capacidade de transporte de mercadorias à grande distância. Isso resultou em:	Baixo custo.
2a Questão (Ref.: 201604130088)	Sobre o sindicalismo no Brasil marque a opção correta:
	No governo populista de Getúlio Dornelles Vargas, surgiram os sindicatos e toda a sua estrutura. Tais sindicatos foram definidos nos artigos da referida legislação.
3a Questão (Ref.: 201604066416)	
Acerca da liberdade sindical, assinale a alternativa incorreta:
	Visando a fomentar maior participação no sindicato, o acordo coletivo de trabalho estabelece que a empresa dará preferência à contratação de trabalhadores sindicalizados.
4a Questão (Ref.: 201603606061)	Trata-se do princípio que deve ser observado em toda tarefa interpretativa do Direito Coletivo do Trabalho:
	Princípio da liberdade sindical;
5a Questão (Ref.: 201604039054)	Em diversos países a Organização Sindical for formada a partir de interesses dos trabalhadores em se organizar em torno de uma instituição que pudesse representa-los, lutando por seus interesses junto ao poder constituído pelo governo e empresários. O sistema confederativo de organização dos sindicatos foi mantido pela Constituição Federal de 1988, e com isto podemos afirmar que:	As federações são consideradas associações intermediárias por serem constituídas por um grupo de cinco sindicatos, sendo que a união de três federações poderá constituir uma confederação;
6a Questão (Ref.: 201603472684)	Como se organiza uma Confederação;
	Com, no mínimo, 3 federações estaduais.
8 Questão (Ref.: 201604130117)	Dentre os deveres do sindicato é correto afimar:
	o sindicato tem o dever de promover a solidariedade social, a compreensão entre as classes e, consequentemente, está negociando e impedido de fomentar lutas entre os diversos grupos que o compõem.
Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603446892)	Marque a resposta correta.É previsto por Lei que a convenção coletiva de trabalho difere do acordo coletivo de trabalho porque:
as condições de trabalho nela estipuladas aplicam-se às relações individuais de trabalho, no âmbito das respectivas representações.
.9a Questão (Ref.: 201604071699)	Marque a opção correta com relação as funções do delegado sindical :
	O delegado sindical deve dar apoio integral às lutas dos trabalhadores e participar de eventos e atividades promovidas pelo sindicato;
10a Questão (Ref.: 201604168303)
De acordo com o artigo 11, da Constituição Federal, nas empresas de mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um__________________ com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Marque a opção que preenche corretamente a lacuna da questão:	Representante.
 1a Questão (Ref.: 201604426965)	Analise as porposições e marque a alternativa correta: II.
	Dentre as associações profissionais que existiram durante o período antes da Revolução Industrial, destacam-se os colégios romanos e as guildas, de origem anglo- saxã
2a Questão (Ref.: 201604178286)	Analise as alternativas abaixo e marque a opção correta:
	A relação de trabalho hoje em dia tem uma influência muito importante no meio empresarial, principalmente porque é na formação de uma equipe de colaboradores que está o sucesso de uma marca.
3a Questão (Ref.: 201604066416)	Acerca da liberdade sindical, assinale a alternativa incorreta:
	Visando a fomentar maior participação no sindicato, o acordo coletivo de trabalho estabelece que a empresa dará preferência à contratação de trabalhadores sindicalizados.
4a Questão (Ref.: 201603978802)	Acerto: 0,0 / 1,0
O art. 8 da Constituição menciona que a organização sindical brasileira é feita sob o sistema de categorias. Deste modo, marque a alternativa que possui as três categorias:	econômica, profissional e diferenciada
Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603472684)	Como se organiza uma Confederação;
 	Com, no mínimo, 3 federações estaduais.
Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603978803)	Os sindicatos são pessoas jurídicas de direito público ou direito privado?	De direito privado, pois os Estado não faz parte da organização, sendo esta formada pelos associados, que serão representados pelo sindicato.
7a Questão (Ref.: 201604268738)	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre a instituição sindical, deveres e prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores,
	A associação sindical é livre e a lei não pode exigir autorização do Estado para a criação de entidades sindicais, salvo o registro no órgão competente, não sendo mais exigível a prévia constituição da associação profissional como condição para o reconhecimento de um sindicato.
	De acordo com o entendimento do STF, até que a lei regulamente de forma diversa, o Ministério do Trabalho é o órgão de registro das entidades sindicais de qualquer grau para fins de controle da unicidade. Para obter registro sindical, o agrupamento precisa, antes, adquirir personalidade jurídica como associação civil de direito privado mediante registro em cartório de registro civil.
	Categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares.
	São prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores, dentre outras, celebrar convenções coletivas de trabalho e eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal.
 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603469720)	A contribuição sindical (artigo 578 e 610 da CLT)
	É obrigatória e tem natureza jurídica tributária
9a Questão (Ref.: 201604130130)	Acerto: 0,0 / 1,0
Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta quanto as funções determinadas ao delegado sindical :
	Dar apoio integral às lutas dos trabalhadores e participar de eventos e atividades promovidas pelo sindicato;
10a Questão (Ref.: 201604130136)	Sobre o procedimento para a eleição dos representantes é incorreto afirmar :
	para as empresas que possuem em seu quadro funcional mais de 50 (cinquenta) empregados a eleição é assegurada pela Constituição Federal.
.1a Questão (Ref.: 201603606055)	A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e alguns fatores favoreceram o surgimento da indústria na Inglaterra, exceto:
	O País reconhecia os Direitos Coletivos dos Trabalhadores;
2a Questão (Ref.: 201603981578)	A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi favorecida pelo fato do País possuir grandes reservas de carvão mineral. No Brasil a Revolução Industrial teve início na segunda metade do Século XVIII com as indústrias _____ e _____. Com a Lei _____ que proibia o tráfego de escravos, o capital foi transferido para aplicação na área industrial. Na presidência de Juscelino Kubitschek (JK) houve a grande expansão da indústria de bens duráveis, principalmente de _____e _____, em face da abertura ao capital estrangeiro.
	Inglaterra, têxtil, ferro, Eusébio de Queiroz, eletrodoméstico e veículos;
3a Questão (Ref.: 201603657670)	No que se refere à Liberdade e Autonomia Sindical, é correto afirmar que (valor: ___ de 0,8):
	Em termos internacionais, a OIT considera liberdade sindical a existência de pluralidade e autonomia, podendo haver vários sindicatos numa mesma categoria, a pessoa se filiar se quiser e o Estado não deverá impor unicidade sindical.
4a Questão (Ref.: 201604039052)	A Convenção de São Francisco não foi ratificada pelo Brasil que impossibilita a liberdade de filiação e porque a Constituição Federal de 1988 estabelece a existência de sindicato único e a contribuição sindical. Neste sentido podemos conceituar a liberdade sindical como:
	O conceito de liberdadesindical está expresso como o direito de os trabalhadores e empregadores se organizarem e constituírem, livremente, as agremiações que desejarem, no número por eles idealizado, sem que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado;
5a Questão (Ref.: 201603472681)	As _____________ e as ___________ são entidades sindicais de grau superior legalmente reconhecidas pela CLT. (Preencha as lacunas observando a seqüência correta nas alternativas abaixo):
	Federações e as confederações;
6a Questão (Ref.: 201604039054)	Acerto: 0,0 / 1,0
Em diversos países a Organização Sindical for formada a partir de interesses dos trabalhadores em se organizar em torno de uma instituição que pudesse representa-los, lutando por seus interesses junto ao poder constituído pelo governo e empresários. O sistema confederativo de organização dos sindicatos foi mantido pela Constituição Federal de 1988, e com isto podemos afirmar que:
	As federações são consideradas associações intermediárias por serem constituídas por um grupo de cinco sindicatos, sendo que a união de três federações poderá constituir uma confederação;
7a Questão (Ref.: 201603988300)	Pode-se dizer que a contribuição sindical:
	É descontada pelos empregadores na folha de pagamento de seus empregados, no mês de março, independente de filiação ao sindicato, e equivale à importância correspondente à remuneração de um dia de trabalho.
8a Questão (Ref.: 201604130109)	Sobre mandado de segurança marque a opção correta:
	O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: Partido político com representação no Congresso Nacional; Organização Sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados
9a Questão (Ref.: 201603639794)	Acerto: 0,0 / 1,0
Os trabalhadores representados possuem o direito de escolher livremente seus representantes, independentemente destes serem ou não filiados à entidade sindical. Esta afirmativa se refere ao Princípio da Participação do Delegado Sindical da:	Liberdade de escolha;
10a Questão (Ref.: 201604071673)	Marque a opção sobre representação de trabalhadores nas empresas:
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	A representação funciona como um fator de solução dos conflitos, que visa melhores resultados nas relações trabalhistas e sindicais
	A representação interna de trabalhadores possibilita a negociação direta dos trabalhadores com os empregadores, com o objetivo de se efetivarem, de modo definitivo, as condições satisfatórias, abrigando as relações trabalhistas.
	Com as representações internas os trabalhadores ganham um novo fórum e têm a possibilidade de fiscalizar, no âmbito trabalhista, o cumprimento por parte do empregador da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.

Outros materiais