Buscar

Surgimento da TV no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Surgimento da TV no Brasil:
O surgimento da TV no Brasil ocorreu em 1950, quando Assis Chateaubriand importou dos EUA os primeiros equipamentos para transmissões de imagens. Inicialmente as transmissões eram limitadas a São Paulo e 200 locais específicos de grande movimento. Cerca de 120 dias depois as operações se expandiram para o Rio de Janeiro e, aos poucos a TV foi tomando conta do país. 
Chateaubriand já era dono de um “império” na mídia, comandava o “Diários Associados” que foi o maior conglomerado de mídia da América Latina.
A Rede Tupi foi a primeira emissora de televisão no Brasil, em setembro de 1950 fez a primeira transmissão comercial televisiva no Brasil, sendo apenas o 4º país a possuir emissora de televisão, ficando atrás somente dos EUA, Inglaterra e França.
Nesse mesmo dia a transmissão contou com a presença de vários artistas famosos da época, como por exemplo, Inezita Barroso, Lolita Rodrigues, Hebe Camargo – que não compareceu – e foi substituída por Guilherme de Almeida.
Em agosto de 1957 iniciam-se as transmissões entre cidades no Brasil, com um link montado entre a TV Rio e a TV Record, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 1951, a televisão não contava ainda com propagandas comerciais. Assim o intervalo entre um programa e outro era preenchido com números musicais filmados, para dar tempo de se modificar o cenário para a atração seguinte. Como no Brasil as concessões de televisão eram entregues às emissoras de rádio, a televisão era encarada como "um rádio com imagens".
A Rede Record de Televisão, fundada em 1953 na Cidade de São Paulo, é a mais antiga televisão brasileira em existência. Ela se tornou uma rede de televisão de alcance nacional a partir de 1990, e está presente em todo o mundo através da Record Internacional.
Ainda em 1954, são transmitidas as primeiras partidas de futebol pela televisão no Brasil, pela TV Record, com narração de Geraldo José de Almeida. Também a morte do presidente Getúlio Vargas, que emociona a nação, só foi noticiada pela TV às 13 horas, hora em que a TV Tupi Rio de Janeiro entrava no ar.
Em abril de 1965, na Cidade do Rio de Janeiro, foi fundada a Rede Globo de Televisão, que se tornou hoje a maior rede de televisão do Brasil, também com alcance em todo o mundo pela Globo Internacional. Tudo era ao vivo na TV brasileira dos anos 1950 (o videoteipe só surgiria anos depois). Como não havia profissionais especializados em televisão, os redatores de rádio eram chamados em grande quantidade, o que deu à TV brasileira uma cara de “rádio com imagem” em seu início.
Em 1962 é realizada a primeira experiência com TV a cores no Brasil, por sistema de NSTC, no programa de maior audiência na época. Porém, somente em 1972 é oficialmente inaugurada a TV a cores no país.
Evolução:
As imagens transmitidas nos anos 20 eram de baixíssima resolução, tendo em vista que eram de aproximadamente 60 linhas. Hoje, as televisões analógicas têm resolução de aproximadamente 480 linhas. Mas depois da primeira transmissão nos anos 20, os avanços tecnológicos nunca mais pararam e a evolução das TVs também não.
Novos aparelhos foram surgindo ano a ano e os modelos com som estéreo já estavam disponíveis desde o fim dos anos 80. Depois disso, o investimento em telas com cada vez maior resolução virou a “bola da vez” e as TVs de tela plana, plasma e LCD chegaram ao mercado já no fim dos anos 90.

Outros materiais