Buscar

O que é o colesterol

Prévia do material em texto

O que é o colesterol?
O colesterol é um género de gordura, existente nas células, sendo que apesar da maioria das pessoas verem apenas o seu lado negativo, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Este tipo de gordura é necessário para o crescimento e regeneração das células, além de outras funções, como por exemplo a ajuda na digestão ou então a produção de hormonas sexuais.
Tipos de colesterol
Geralmente existe apenas a diferenciação entre o colesterol bom e o mau:
Colesterol HDL
Mesmo com este nome tão complexo, é conhecido entre a sociedade pelo colesterol bom, produzido normalmente pelo próprio organismo, sendo que este é fundamental para o bom funcionamento do mesmo.
Colesterol LDL
Este é o tipo de colesterol mais temido por qualquer pessoa, pois apresenta problemas para o organismo, sendo que é considerado alto quando seu valor maior que 130 mg/dl que significa que existe uma camada de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que mais tarde pode ser que o sangue terá dificuldades em se movimentar de forma normal, podendo até originar um ataque cardíaco.
Causas
O colesterol poderá ter várias causas, sendo as mais comuns: a alimentação, ou neste caso a adoção de uma alimentação completamente desequilibrada e favorecendo o tipo de alimentos que são prejudiciais para o organismo; álcool e drogas, a ingestão de demasiado álcool no seu dia-a-dia e até o consumo de drogas são propícios para o aparecimento de colesterol, entre outros problemas no organismo;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes