Buscar

Trabalho 2ºperíodo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
TRABALHO DE CONCLUSÃO 2º PERÍODO
O Estado de bem-estar social
O Estado neoliberal
Globalização do século XXI e suas políticas estatais
 
 
RIBEIRÃO DAS NEVES, MG
OUTUBRO, 2016
Adevalcir de Matos
TRABALHO DE CONCLUSÃO 2º PERÍODO DE GESTÃO PÚBLICA 
O Estado de bem-estar social
O Estado neoliberal
Globalização do século XXI e suas políticas estatais
 Trabalho para conclusão do 2º período sobre o Estado de bem-estar social, Estado neoliberal e Globalização inseridos nas disciplinas ministradas no Curso Gestão Pública.
Tutor eletrônico: Fernando José da Silva
RIBEIRÃO DAS NEVES, MG
OUTUBRO, 2016
SUMÁRIO 
Apresentação..................................................................................................04
Introdução......................................................................................................05
Desenvolvimento.............................................................................................06
Considerações finais........................................................................................13
Referências.....................................................................................................14
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisas da web e material de consulta da biblioteca Virtual Unopar, com intuito de associar as disciplinas do 2º período do curso de Gestão Publica e entendê-las dentro do processo evolutivo das relações sociais, compreendendo suas necessidades histórica, sua finalidade e interferências mundiais, onde a busca pela satisfação das necessidades da sociedade e a responsabilidade do Estado com seu povo no desenvolvimento de políticas sustentáveis para se concretizar como estado democrático de direito.
INTRODUÇÃO
Na história das políticas públicas sempre houve necessidade de atender as necessidades sociais de acordo com seu contexto político-econômico e nesse trabalho abordamos a formação do Estado e suas políticas administrativa, Os conceitos de teorias defendidas por economistas para entender e desenvolver novos métodos para melhor administração da economia sob um olhar globalizado de acordo com estudos e experiências vivenciadas em vários países, O Liberalismo econômico, o Estado de Bem Estar Social e o Neoliberalismo foram teorias marcantes para o desenvolvimento de políticas para garantir o pleno desenvolvimento do país. Vários programas e leis foram criados dando garantias e direitos a população, regulando as atividades das empresas e suas relações, estipulando medidas de organização do estado definindo sua melhor estratégia de gestão e delegando a entidades e órgãos vinculados ao governo através de Contratos Administrativos específicos a execução e prestação de serviços próprios da Administração Pública.
DESENVOLVIMENTO
As políticas públicas durante sua história esteve fundamentada em necessidades decorrentes do processo sócio econômico que o país se encontrava, em momentos beneficiando o Estado, o empresariado ou a sociedade, e essa evolução culminou em um sistema de organização política com propósito de equilibrar os diversos interesses. 
No final do sec. XIX, vários fatores desencadearam grandes problemas sociais como: o grande crescimento populacional, falta de políticas de controle e fiscalização, o fim do liberalismo, que é uma política que defendia a atuação mínima do Estado sobre a regulamentação da econômica e após a primeira guerra mundial, com aumento crescente das indústrias devido a Revolução Industrial, a sociedade precisava resolver seus problemas de desemprego, fome, inflação e desigualdades sociais, o que culminou na implantação do Estado de Bem Estar Social, uma estrutura política social e econômica que defendia a intervenção do Estado para atender as necessidades da população e regulando os serviços prestados para se garantir melhor qualidade de vida de acordo com estudos do economista John Maynard Keynes(1883-1946).
Na mesma época nos Estados Unidos da América e no Reino Unido da Grã-Bretanha surgiu o Estado Neoliberal que defendia que o Estado não deveria atender às necessidades básicas, mas apenas regular essas funções que deveriam ser realizadas por empresas privadas para realização de serviços de saúde, educação, lazer, seguridade social. As empresas privadas teriam total liberdade de comércio com incentivos para aumentar a produtividade e gerar crescimento e desenvolvimento econômico do país.
O Estado de Bem Estar Social defendia a intervenção do estado nas políticas econômicas para equilibrar os agravos dos ciclos financeiros do país causados por recessão ou depressão econômica, por não se regularem por sí só, precisando de medidas fiscais e monetárias para minimizar os efeitos negativos para o país. 
Baseados na teoria Keynesiana, o Estado atuaria na economia e na sociedade de forma direta fornecendo estrutura e serviços que garantiriam uma qualidade de vida da população como: remuneração e renda, alimentação, educação, saúde, segurança e estruturas físicas pra o transporte, lazer e cultura e distribuição de renda, diminuindo as desigualdades sociais e assegurando um padrão mínimo de dignidade.
No Brasil o Estado de Bem Estar Social no Brasil se intensificou no período de mandado do presidente Getúlio Vargas que teve a prerrogativa de organizar as relações de capital e trabalho e em 1930 criou o Ministério do Trabalho e definiu na Constituição de 1934 um rol de direitos assegurados ao trabalhador, benefícios como o salário-mínimo, jornada de trabalho de oito horas diárias, repouso remunerado, 13º salário, salário-maternidade, regulamentação do trabalho da mulher e do menor, férias anuais remuneradas e direito a educação infantil primária e gratuita.
Este sistema de organização do estado dá garantias e direitos que se dão por meios de leis que regularizam os atos lesivos a dignidade, onde sua ausência traz impedimentos a outros direitos fundamentais como o direito de igualdade contido no Art. 5 da Constituição Federal de 1988.
Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.
Esses direitos nem sempre se dão de forma efetiva sendo inviabilizado por falta de políticas públicas com ações eficazes de planejamento do Estado para promoção e fortalecimento de direitos sociais, que podem ser exercidos pela administração direta ou administração indireta através de entes federados como as autarquias, fundações, empresa pública, empresa de economia mista.
Em Ribeirão das Neves, município situado na região metropolitana de Belo Horizonte, com população estimada de 325.846 habitantes, as políticas públicas são escassas devido a falta de apoio e suporte financeiro e administrativo para criar mecanismos de controle e monitoramento do crescimento e expansão urbana relativo a recursos financeiros, recursos humanos e materiais, instrumento de controle urbano e outros aspectos necessários para o desenvolvimento e crescimento da cidade.
O Artigo 6º da Constituição Federal de 1988 determina os direitos fundamentais de segunda dimensão como: saúde, educação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social e proteção a maternidade, garantindo amparo e proteção social aos menos favorecidos que não dispões de recursos para se viver dignamente, e baseado nesses direitos sociais fundamentais a Secretaria Municipal de Assistência social de Ribeirão das Neves criou vários programas sociais que tendem a diminuir os problemas da população, citados:
-Segurança Alimentar e Nutricional
-Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes violentos 
-Prójovem adolescente 
-Economia Solidária
-Programa Poupança jovem
-Peti
-Curumim e outros que visa a inclusão social
Na política
educacional a cidade está entre as cinquenta melhores redes municipais de ensino. E com o programa Escola que Cuida, onde uma equipe com dentistas, enfermeiros, oftalmologistas e outros profissionais de saúde vão a escola fazer atendimento e acompanham a saúde das crianças e programas como o SINE e PRONATEC proporcionou maior integração ao mercado de trabalho, diminuindo o estado de pobreza de muitas famílias.
A Prefeitura aumentou o combate a dengue, criou um Centro de Referência que facilita aos pacientes o acesso ao atendimento de urgência, criou o Saúde Família que faz atendimento aos pacientes de doenças crônicas nas residências, conforme o Plano Municipal de Saúde elaborado pela Prefeitura que através de atendimento médico, odontológico, vacinas, exames de laboratório e imagens, controle social, educação para prevenir e diminuir riscos a saúde e doenças provocadas por problemas sanitários, atendimento urgência e emergência, e demais atividades dos programas de saúde cumprindo metas de governo de acordo com o Sistema Único de Saúde – SUS.
Na Constituição Federal de 1988 definiu em seu Artigo 3º os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, assegurando a igualdade de condições para todos os cidadãos e propiciar programas e ações para que a democracia seja exercida. 
Constituição Federal de 1988
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I. Construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II.Garantir o desenvolvimento nacional;
III.Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV.Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
O Estado tem o dever de proporcionar bem-estar, qualidade de vida e segurança social, o crescimento e desenvolvimento da nação, fortalecer a economia, criar melhorias em políticas de saúde, educação e emprego, onde as pessoas são respeitadas de acordos com suas desigualdades, assegurando sua dignidade. Esses deveres foram estipulados na Constituição Federal de 1988 em concordância com normas internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 adotado pela Organização das Nações Unidas – ONU, o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais e o Pacto Internacional Sobre Direitos Civis e Políticos que foi adotado pelo Brasil em sua integridade através de Decreto nº592 em 06 de julho de 1992.
Construir uma sociedade livre, justa e solidária tem sido um obstáculo para o Estado por precisar estar em acordo com a evolução cultural da sociedade, criando políticas públicas universais e ações para enfrentar a discriminação e quebrar paradigmas há anos perdurados. Neste contexto temos a luta pela Igualdade dos Direitos da mulher, que incluem os direitos à integridade e autonomia dos corpos, a votar; a ocupar cargos públicos; a trabalhar; a salários justos e igualitários; à educação; a servir na polícia militar. O Estatuo da criança e do adolescente, direito do trabalhador, dos homofóbicos e muitos outros direitos garantidos em lei para assegurar o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, cor, sexo, idade e qualquer outra forma de criminação, tornando todos iguais em direitos e obrigações.
Para descrever o sentido de liberdade o médico e ex congressista Ron Paul descreveu claramente para o blog Mises Brasil em 11 de maio de 2011, o texto “Os 10 princípios fundamentais de uma sociedade livre” que explica:
1. Direitos pertencem a indivíduos, e não a grupos.  Eles advêm de nossa natureza e não podem ser nem concedidos nem retirados pelo governo.
2.  Todas as associações entre indivíduos, bem como todas as transações econômicas que sejam voluntárias e pacíficas, devem ser totalmente permitidas.  O consentimento é a base de toda ordem social e econômica.
3. Toda propriedade adquirida de forma honesta e justa deve se tornar propriedade privada do indivíduo ou do grupo de indivíduos que a adquiriu.  Essa propriedade não pode ser arbitrariamente anulada pelos governos.
4. O governo não pode confiscar a riqueza privada de determinados indivíduos para redistribuí-la.  Tampouco pode conceder privilégios especiais a qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos.
5. Indivíduos são inteiramente responsáveis por suas próprias ações. O governo não pode e nem deve nos proteger de nós mesmos.
6. O governo não pode reivindicar o monopólio sobre o dinheiro que as pessoas utilizam.  Mais ainda: o governo não deve jamais incorrer em práticas oficiais de falsificação (isto é, criação artificial) de dinheiro, alegando agir em nome da "estabilidade macroeconômica".
7. Guerras de agressão, mesmo quando chamadas de 'preventivas', e mesmo quando se referem apenas a relações comerciais, são estritamente proibidas.
8. A 'nulificação pelo júri' — isto é, o direito de os membros de um júri julgar a lei e os fatos diferentemente do juiz — é um direito do povo e deve ser a norma dos tribunais.
9. Todas as formas de servidão involuntária são proibidas, não apenas a escravidão, mas também o serviço militar obrigatório, as associações forçadas entre indivíduos (como as quotas), e a distribuição de renda compulsória.
10. O governo deve obedecer às mesmas leis que ele espera que os cidadãos obedeçam. Logo, ele jamais deve utilizar a força para moldar comportamentos, para manipular interações sociais, para gerenciar a economia ou para dizer a outros governos como devem se comportar.
	A Sociedade solidária está ligada a um ideal, entendida como um elemento cultural onde há uma cooperação recíproca entre governo, entidade e cidadãos para atuarem em conjunto para melhorar o meio em que vivem, tendo o estado a responsabilidade de garantir e auxiliar através de leis e incentivos fiscais o desenvolvimento de entidades não governamentais com fins filantrópico para agirem onde o Estado não consegue atuar. 
Garantir o desenvolvimento nacional endente-se pelo crescimento do ser humano e suas complexidades no meio social e o desenvolvimento do país através de políticas públicas estruturadas para a iniciativa privada gerar emprego e renda para a população e fortalecendo a economia com pagamento de tributos.
	Erradicar pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais é o objetivo da República Federativa do Brasil e tem como prerrogativa a igualdade de condições de todos os cidadãos em geral e melhores condições de educação, saúde, habitação e emprego aos mais pobres, garantindo-lhes esse direito fundamental.
	O governo nos últimos dez anos tem se emprenhado para cumprir essa meta, criou o programa Fome Zero, implantado pelo Governo Federal, esse programa é constituído por outros 30 programas complementares para a erradicação da fome como:
Bolsa Família;
Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;
Distribuição de Cestas de Alimentos para Grupos Populacionais Específicos;
Promoção de Hábitos de Vida e de Alimentação Saudável;
Rede de Equipamentos Públicos e Serviços de Alimentação e Nutrição – REDESAN;
Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT;
Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN;
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN;
Promoção de Aleitamento Materno e de Práticas Alimentares Adequadas na Infância;
Programas Nacionais de Suplementação de Vitamina A e Ferro.
No art. 3º da CF, o parágrafo IV consta como objetivo Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, definindo que todos somos igual em deveres e direitos não sendo permitido nenhuma forma de exclusão. 
A exemplo tivemos uma ação transitado em julgado que obedecendo ao ordenamento jurídico-constitucional de não discriminação por sexo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução nº 175 que garante aos homoafetivos os direitos e igualdade nos termos da lei a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento, como todos os diretos de ordem legal como
herança, pensões, e adoção de crianças.
No Estado de Bem Estar Social o governo passou a prestar serviços cada vez mais afim de assegurar os direitos dos cidadãos, bem como atingir metas e tratados definidos por lei ou pela Constituição Federal, tornando um país justo e organizado, controlando os níveis de inflação e crescimento do Produto Interno Bruto – PIB, que é a soma de bens e serviços produzidos dentro do país num determinado período. 
O aumento do PIB esta ligado ao crescimento econômico do país, porém não está ligado diretamente ao desenvolvimento por não contribuir para a distribuição de renda se desingnando em manter melhores níves de educação, alimentação e saúde, igualdades de oportunidades, e elevado nivel de consumo da população. Para conseguir equilibrar o aumento do crescimento e desenvolvimento atendendo as necessidades sociais o governo precisou fazer reformas na adiministração a partir da década de 90, por ter se sobregarregado devido ao grande número de projetos assistencias e ao enorme custo para os cofres públicos, levando ao aumento de impostos, desemprego e consequentemente a hiperinflação que chegou a 80% ao més.
A solução para o governo nesse momento de crise e recessão, foi aderir as teoria do Neoliberalismo, ideias deferndida por intelectuais Hans Kelsen,  John M. Keynes , Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman nos Estados Unidos que propunha a mínima participação do estado na econòmia, alegando que a empresas privadas deveriam ter liberdade de comércio para garantir o crescimento e desenvolvimento das cidades, consistindo em:
-Intervêncão mínima do estado na economia do país;
-Pouca intervêncão do governo no mercado de trabalho;
-Política de privatização de empresas estatais
-Abertura da economia para a entrada de multinacionais;
-Adoção de medidas contra o protencionismo econômico;
-Livre circulação de capitais interncionais e ênfase na globalização;
-Desburocratização do estado: leis e regras economicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
-Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiênte;
-Posições contrária aos importos e tributos excessivos;
-Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
-Oposição ao controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
-A base da economia deve ser formada por empresas privadas;
-Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
(fonte :https://www.significados.com.br/neoliberalismo/)
No Brasil nos governos do presidente Fernando Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso foram criado medidas para a descentralização dos serviços essenciais e grandes empresas foram privatizadas do sistema de telefonia e fornecimento de energia elétrica, Vale do Rio Doce, CSN- Companhia Nacional de Siderurgia, e várias outras do setor ferroviário, rodoviário e bancos estaduais.
De acordo com a teria Neoliberalista a abertura e incentivos fiscais para a privatização traria para a iniciativa privada mais concorrência e competitividade aumentando a qualidade e preços dos serviços e produtos favorecendo o consumidor e melhorando a economia logal e global além de gerar mais tributos fiscais para os cofres do governo. O neoliberalismo teve uma participação importante no sistema de organização do governo e teve papel relevante para a macroeconômia, porém ainda há grandes discussões entre economistas se ainda conseguirão chegar a um ideal de equilibrio econômico. 
	O governo exerce suas funções através da administração Direta ou Administração Indireta que é composta por um conjunto de órgãos que possuem personalidade jurídica, patrimônio próprio que recebem do Estado o poder para prestarem serviços públicos através de lei garantindo a melhor execução e eficiência. A complexidade dos serviços e a extensão territorial levou o governo a criar entidades para atuarem de forma específica de cada área de atuação que são as Autarquias, Sociedade de Econômia Mista, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Agências Reguladoras. O contrato pode ser feito na forma de Concessão de Serviços Públicos ou Parceria Público Privada (PPP).
Esse Contrato de Concessão transfere a execução de um serviço do poder público ao particular sendo responsável por toda execução, cobrando uma tarifa dos usuários para financiar a operação, melhorias tecnológicas e obtenção de lucros conforme projeto de licitação, sob a fiscalização do Estado para a correta execução do contrato e finalidade que vem previamente definido: o poder concedente, o ojeto da concessão, delimitações de área, forma e período da exploração e os direitos e deveres das partes contratantes, conforme art. 175 da lei 8.987 de 13 de fevereiro de 1995. São exemplos de Contrato de Concessão feitos por Licitação praticados no município de Ribeirão das Neves na modalidade Concorrência: Concessão de serviço de transportes coletivo regular de passageiros Concessão administrativa dos serviços de transbordo, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos entre outros que são fiscalizados pela Adiministração Pública disposto no edital.
As PPPs são contratos entre o Governo Federal e empresas privada para execução de serviços ou obras com valor superior R$20 milhões, com duração de no mínimo 5 anos e no máximo 35 anos e tem remuneração feita somente pelo governo denominada Concessão Administrativa ou feita por recursos públicos mais tarifa cobradas do usuário, a Concessão Patrocinada.
O município de Ribeirão das Neves foi o primeiro do Brasil a implantar a parceria-público privada para construir e operar presídios por empresas particulares que através de Contrato de Consorcio outorgou ao grupo GPA- Gestores Prisionais Associados ganhador da licitação em 2008, o Contrato de Concessão Administrativa terá duração de 25 anos.
As vantagens dessa parceria são as garantias de operação de projetos de arquitetura e engenharia, obras para a construção, operação e manutenção do sistema prisional financiado com recursos próprios bem como a contratação de funcionários, o fornecimento de uniformes, refeições, assistência a sáude e projetos para a ressocialização e transporte dos presos. 
	A Licitação é a forma mais eficiente para a contratação e aquisição de bens e serviços, servíços técnicos profissionais especializados, compras e alienações assegurando igualdade de condições a todos os concorrentes, respeitando os princípios fundamentais da Lei de Licitações nº 8.666 de 93, que exige a legalidade, impessoalidade, igualdade entre os licitantes, probidade administrativa, vinculação ao edital ou convite, julgamento objetivo, dever de licitar, procedimento formal, publicidde dos atos e adjudicação compulsória ao vencedor definidos, atendendo sempre as necessidades do interesse público.
15
				CONCLUÇÃO
Pesquisando e estudando sobre as diversas fases do processo evolutivo das políticas socias e sua administração, concluimos através deste trabalho que o governo trabalha constantemente para se auto afirmar como país desenvolvido, organizando suas relacões comerciais capitalista, atraindo interesse de investidores, criando boas relações com outros paídes e proporcionando ao seu povo condições de vida digna onde seus direitos são respeitados e culturalmente compromissados com os deveres. Acreditamos que o Estado tem trabalhado incessante para equilibrar as oscilações da economia e atender os anseios da população. Para isso foram criando muitas políticas públicas ao longo dos anos porém nem todas tiveram o fim esperado ou tiveram por um certo tempo precisando se readaptar para continuar dando suporte aos diversos conlitos que surgem nessa constante evolução da economia. 
Embora muito tem se feito, ainda há muito a que se fazer, muito a aprender e muito a trabalhar para conseguirmos chegar a um estado onde realmente teremos numa sociedade justa, livre e solidária, fazendo desses objetivos da República Federativa do Brasil deixem de
ser objetivos e passem a ser realidade.
BIBLIOGRAFIA
<http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos2/Ana_Patr%C3%ADcia118.pdf >http://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade
<http://www.pt.org.br/prefeitura-petista-de-ribeirao-das-neves-tem-saude-e-educacao-premiadas> Prefeitura petista de Ribeirão das Neves tem Saúde e Educação  10/07/2016 12h40 - atualizado em 22/07/2016 19h4
<http://rafaelbertramello.jusbrasil.com.br/artigos/121943093/os-direitos-sociais-conceito-finalidade-e-teorias> Os direitos sociais: conceito, finalidade e teorias Publicado por Rafael Bertramello. Acessado em 12/10/2016.
<http://www.gabarite.com.br/dica-concurso/10a6-artigo-3-comentado-objetivos-fundamentais-da-republica-federativa-do-brasil> texto “Artigo 3º comentado - Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil” em 26/10/2016 as 21:27
<http://bolsa-familia.info/fome-zero.html> Bolsa Familia- Fome Zero. Acessado em 30/10/2016 as 20;39
<file:///C:/Users/USU%C3%81RIO/Downloads/1470067058008%20(8).pdf>para unoparead.com.br, O estado de bem estar social, o estado neoliberal e a globalização no século XXI. O estado contemporâneo. (texto adaptado) René Dellagnezze. Acessado em 30/10/2016.
<http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/38/ppp-para-presidio-em-minas-gerais-310884-1.aspx> Equipamentos Públicos/PPP para presídio em Minas Gerais. Acessado em 01/11/2016 ás 20;15.
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais