Buscar

habeas data aula 4 prática simulada V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. 
TÍCIO, brasileiro, casado, engenheiro, portador do R.G de nº, inscrito no CPF sob o nº, residente e domiciliado à Rua, nº, bairro, Cidade/Estado, CEP, endereço eletrônico, por intermédio de seu advogado infra-assinado, com escritório na Rua, nº, bairro, Cidade/Estado, CEP, com endereço eletrônico, por intermédio de Vossa Excelência, com fundamento no Art. 5º, LXXII da CRFB/88 e da Lei 9.507/97, vem impetrar o presente
HABEAS DATA
Em face do MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, vinculado à UNIÃO, pessoa jurídica de direito público, com sede funcional à Rua, nº, bairro, Cidade/Estado, CEP, pelas razões de fato e de direito que passa a expor a seguir: 
I – DOS FATOS
O impetrante, na década de setenta, participou de diversos movimentos políticos que faziam oposição ao Governo, até então instituído. Em virtude de tais atividades, foi vigiado por agentes estatais e, em diversas ocasiões, preso para averiguações. Seus movimentos foram monitorados pelos órgãos de inteligência vinculados aos órgãos de segurança do Estado, organizados por agentes federais. 
Após vários anos, no ano de 2010, o impetrante requereu acesso a sua ficha de informações pessoais, tendo o seu pedido indeferido em todas as instâncias administrativas, sendo o último ato praticado pelo Ministro de Estado da Defesa, ora autoridade coatora, que lastreou seu ato decisório, na necessidade de preservação do sigilo das atividades do Estado, uma vez que os arquivos públicos do período desejado estão indisponíveis para todo cidadão. 
Assim sendo, tendo em vista que o impetrante teve seu pedido de acesso a dados relativos a sua pessoa indeferido administrativamente, é que se faz necessário recorrer ao Judiciário para que lhe seja assegurado o conhecimento de informações relativas a sua pessoa. 
II – DO DIREITO
Inicialmente, cumpre informar que este juízo é competente para julgamento da presente ação, uma vez que a autoridade coatora ocupa o cargo de Ministro de Estado da Defesa e consoante o previsto no Art. 105, I, alínea b da CRFB, compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente, o habeas data contra ato de Ministro de Estado. 
Além disso, é necessário ressaltar que o impetrante é parte legítima para impetrar o presente habeas data, pois as informações que pretende obter são relativas a sua pessoa, portanto, faz jus ao acesso a tais informações.
A Constituição da República garante, em seu Art. 5º, LXXII, alínea a, que será concedido habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registro de banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público. 
Do mesmo modo dispõe o Art. 7º, I da Lei 9.507/97, in verbis:
Art. 7° Conceder-se-á habeas data:
I - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
Ademais, consoante o previsto no Art. 8º, I, da Lei 9.507/97 a petição inicial deve ser instruída com a prova da recusa do acesso às informações, sendo este um requisito essencial, aduzindo o impetrante que segue anexo o seu pedido de indeferimento em todas as instâncias administrativas. 
III – DOS PEDIDOS
Por todo o exposto, o impetrante vem requerer a Vossa Excelência:
A notificação da Autoridade Coatora a fim de que, no prazo de 10 dias, preste as informações que julgar necessárias, conforme dispõe o Art. 9º da Lei 9.507/97;
A intimação do ilustre representante do Ministério Público para que se manifeste no prazo de 5 dias na forma do Art. 12 da Lei 9.507/97;
Seja julgado procedente o pedido, marcando data e horário para que a autoridade coatora apresente ao impetrante as informações a seu respeito, constantes de registros ou bancos de dados. 
Atribui-se a presente o valor de R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais). 
Nestes termos, 
Pede deferimento. 
Resende, 30 de agosto de 2017. 
Advogado
OAB/RJ nº

Outros materiais