Buscar

Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2017/2)

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2017/2)
Pergunta 1
.
0,4 em 0,4 pontos
A esclerose múltipla é uma doença autoimune, crônica, que afeta o SNC provocando dificuldades motoras e sensitivas, comprometendo a qualidade de vida de seus portadores. Os sintomas caracterizam-se por distúrbios visuais, perda de sensibilidade dos membros inferiores, fadiga, disfunções motoras e dor. A patologia é um processo inflamatório que causa uma lesão nos axônios neuronais e produz uma esclerose em vários locais do SNC.
Nesse contexto, qual a importância da bainha de mielina na função neurológica?
Resposta Selecionada:
d.
Isolar a fibra nervosa e permitir a rápida condução dos impulsos nervosos.
Respostas:
a.
Proteger as fibras nervosas contra agressões físicas, químicas e biológicas.
b.
Retardar a propagação dos impulsos nervosos através dos neurônios cerebrais motores.
c.
Dar consciência à fibra nervosa para que não seja comprimida por músculos.
d.
Isolar a fibra nervosa e permitir a rápida condução dos impulsos nervosos.
e.
Promover o transporte axonal que ocorre em vários pontos do SNC.
Feedback da resposta:
Resposta: D.
Comentário: A principal função da bainha de mielina é permitir a propulsão do impulso nervoso, impedindo sua dispersão ao longo de sua trajetória. Todas as demais respostas não têm relação com a função da bainha de mielina.
.
Pergunta 2
.
0,4 em 0,4 pontos
Albert Einstein aprendeu a falar aos 3 anos, na escola tirava notas baixas em alemão, seu idioma materno, e custou a aprender uma segunda língua, o inglês. Ele sempre dizia que “a imaginação é mais importante que o conhecimento” e contava que suas ideias mais brilhantes apareciam de repente, em forma de cenário. A antropóloga Dean Falk identificou fissura lateral do córtex, associado à linguagem que, normalmente, termina com uma pequena curva para cima. O de Einstein convergia para o sulco pós-central, dividindo o encéfalo pela metade. Esta anatomia pode estar relacionada com a dificuldade com a linguagem. Segundo o neuroanatomista Jackson Bettencourt, da USP, ainda hoje, não foi descoberta uma relação entre o formato e a composição do cérebro e os dotes intelectuais. Para Mauro Muszkat, neurologista, o que ocorreu com a genialidade de Einstein “provavelmente, foi uma conjunção de fatores ambientais e genéticos. Ele tinha o potencial mental e estava exposto ao melhor ambiente possível para desenvolvê-lo”. Sobre o sulco pós-central, analise as afirmativas;
I) Localiza-se no lobo parietal.
II) Localiza-se anteriormente ao giro pós-central.
III) Localiza-se anteriormente ao giro pré-central.
IV) Localiza-se posteriormente ao sulco calcarino.
São corretas as afirmativas:
Resposta Selecionada:
a.
Apenas I.
Respostas:
a.
Apenas I.
b.
I, II, III.
c.
III, IV.
d.
II, III.
e.
II, III, IV.
Feedback da resposta:
Resposta: A.
Comentário: O sulco pós-central se localiza posteriormente ao giro pós-central, no lobo pariental. Apenas a alternativa I está correta.
.
Pergunta 3
.
0,4 em 0,4 pontos
Durante um ato reflexo, a medula espinhal pode fazer o corpo responder a estímulos em uma velocidade surpreendente. Por exemplo, quando o médico testa os reflexos do paciente realizando um teste patelar, ou seja, batendo com um martelinho em seu joelho, é correto afirmar que: 
I) A resposta ao estímulo ocorre de forma independente do encéfalo.
II) Um neurônio sensitivo e um neurônio motor participam da elaboração da resposta motora.
III) Um neurônio associativo faz a conexão entre o neurônio sensitivo e o neurônio motor durante a resposta motora.
Está correta a resposta:
Resposta Selecionada:
c.
I e III.
Respostas:
a.
I.
b.
III.
c.
I e III.
d.
II e III.
e.
I e II.
Feedback da resposta:
Resposta: C.
Comentário: No arco reflexo, o estímulo chega a medula espinhal pelo neurônio sensitivo, faz sinapse com o neurônio associativo (na medula) e o estímulo retorna ao músculo pelo neurônio motor. Faz parte da resposta apenas o neurônio motor sem a participação do neurônio sensitivo.
.
Pergunta 4
.
0,4 em 0,4 pontos
Enquanto cientistas tentam entender a genialidade de Albert Einstein, a medicina se surpreende com circunstâncias absolutamente opostas: das pessoas que vivem bem com apenas parte do cérebro. A descoberta da neurogênese, o processo de produção de novos neurônios ao longo da vida, em 1998, revelou uma realidade diferente: o cérebro tem capacidade de se regenerar e de se adaptar. Quando uma área sofre dano, outra pode, muitas vezes, assumir suas funções. As conexões são globais. Cada tarefa é realizada não por uma única área, mas por uma densa rede de neurônios. As funções vitais, como o batimento cardíaco e a respiração, estão protegidas em áreas profundas como o hipotálamo e o tronco encefálico. A maior parte do cérebro é constituída de massa encefálica, sem nenhuma função vital. Isso explica como uma pessoa pode ter a cabeça transpassada por um arpão e sobreviver sem sequelas. (Revista Veja, ed. 2135, n. 42, 2009). Analise as afirmativas:
I) O tronco encefálico é formado pelo: diencéfalo, mesencéfalo e cerebelo.
II) O hipotálamo, assim como o tálamo, pertence ao diencéfalo, de origem embriológica do prosencéfalo.
III) O bulbo é a região inferior à ponte e, esta, anterior ao cerebelo.
IV) O telencéfalo é formado por giros e sulcos. O sulco central separa o giro pré-central, pertencente ao lobo parietal, do giro pós-central, pertencente ao lobo frontal.
São corretas as afirmativas:
Resposta Selecionada:
d.
II, III.
Respostas:
a.
I e IV.
b.
I, II, III.
c.
III, IV.
d.
II, III.
e.
II, III, IV.
Feedback da resposta:
Resposta: D.
Comentário: O tronco encefálico é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. O sulco central separa o giro pré-central, pertencente ao lobo frontal, do giro pós-central, pertencente ao lobo parietal. As alternativas II e III estão corretas.
.
Pergunta 5
.
0,4 em 0,4 pontos
Na nossa relação com o mundo, o tempo inteiro somos estimulados e respondemos aos elementos do ambiente. A cada estímulo externo (como o cheiro de um alimento ou o som de uma buzina) e mesmo interno (como dor ou sensação de fome), o organismo reage, ou seja, de certo modo “responde” a perguntas como: De onde vêm o estímulo? Como meu corpo reage a esse estímulo? Isto me fará bem ou mal? Já tive essa sensação antes? Esse processo ocorre no sistema nervoso central de maneira tão instantânea que a nossa consciência não tem como identificar todas as suas etapas, nem os milhares de estímulos que o corpo recebe a todo instante. No que diz respeito aos componentes formadores do sistema nervoso, qual dos seguintes está combinado incorretamente:
Resposta Selecionada:
c.
Sistema nervoso simpático: inclui desde os neurônios motores aos músculos esqueléticos, liso e cardíaco.
Respostas:
a.
Sistema nervoso central: composto pelo encéfalo e medula espinhal.
b.
Sistema nervoso somático: inclui desde os neurônios motores aos músculos esqueléticos.
c.
Sistema nervoso simpático: inclui desde os neurônios motores aos músculos esqueléticos, liso e cardíaco.
d.
Sistema nervoso periférico: inclui os nervos espinhais, cranianos, gânglios e os receptores.
e.
Sistema nervoso autônomo: inclui as divisões parassimpática e simpática.
Feedback da resposta:
Resposta: C.
Comentário: Os músculos esqueléticos recebem estímulos do Sistema Nervoso Somático. As demais alternativas estão corretas.
.
Pergunta 6
.
0,4 em 0,4 pontos
O Sistema Nervoso Central (SNC) recebe, analisa e integra informações do ambiente externo e interno. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de comandos, sendo responsável pelo controle e coordenação de todos os órgãos e funções do organismo. O Sistema Nervoso Periférico (SNP) carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas). No SNC, existem as chamadas substânciascinzenta e branca. O SNC é formado por:
Resposta Selecionada:
b.
Encéfalo e medula espinhal.
Respostas:
a.
Cérebro e medula espinhal.
b.
Encéfalo e medula espinhal.
c.
Encéfalo e nervos.
d.
Nervos, gânglios e terminações nervosas.
e.
Cérebro, nervos, gânglios e terminações nervosas.
Feedback da resposta:
Resposta: B.
Comentário: O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo (cérebro, tronco encefálico e cerebelo) e medula espinhal. As demais alternativas estão incorretas.
.
Pergunta 7
.
0,4 em 0,4 pontos
O autismo é uma doença onde o traço mais marcante é o isolamento do mundo exterior, com consequente perda da interação social. Eric Couschesne, da Universidade da Califórnia, em San Diego, e outros anatomistas mostraram que crianças autistas apresentam anomalias típicas no cerebelo, estrutura cerebral responsável pela coordenação dos movimentos musculares voluntários. Embora essa explicação faça sentido, seria insensatez concluir que danos no cerebelo causem a patologia. Lesão cerebelar resultante de golpe na cabeça costuma produzir tremores, contorções e movimentos oculares anormais – sintomas raramente associados ao autismo. Nunca foi registrado nenhum dos sinais típicos do distúrbio autístico em portadores de doença cerebelar. É possível que as mudanças ocorridas no cerebelo de crianças autistas sejam efeitos colaterais de genes anormais, não relacionados ao autismo (Vilauanur s. Ramachandran e Lindsay M. Oberman). Sobre a região citada no texto acima, considere as afirmativas:
I. Situa-se na região posterior do encéfalo, apoia-se no osso occipital.
II. É formado por dois hemisférios cerebelares e um verme.
III. Pertence ao tronco encefálico.
IV. Possui principal função relacionada à sensibilidade do sistema nervoso autônomo.
São incorretas:
Resposta Selecionada:
e.
III e IV.
Respostas:
a.
II, III, IV.
b.
I.
c.
I, II, IV.
d.
II, III.
e.
III e IV.
Feedback da resposta:
Resposta: E.
Comentário: O cerebelo não pertence ao tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo). Sua principal função está ligada à postura e equilíbrio e ainda à audição, visão, olfato e tato. As alternativas I e II estão corretas.
.
Pergunta 8
.
0,4 em 0,4 pontos
O cérebro é formado a partir do telencéfalo e constitui a parte mais desenvolvida do encéfalo. Ocupa cerca de 80% da massa encefálica. É dividido em dois hemisférios e os mesmos em lobos cerebrais com características e funções diferentes. Observe atentamente as afirmações abaixo: 
I) O lobo da insula é um lobo profundo do cérebro, que não pode ser visto na superfície, encontra-se profundamente ao sulco lateral e está coberto por porções dos lobos frontal, parietal e temporal.
II) Profundamente na fissura longitudinal podemos encontrar o corpo caloso, que une os dois hemisférios cerebrais e é formado por substância branca, sendo então um local de intensa sinapse.
III) Separando o lobo frontal do occipital, encontramos o sulco central, sendo o lobo frontal localizado anteriormente ao sulco central, enquanto o lobo occipital está localizado posteriormente ao mesmo.
Estão corretas as alternativas:
Resposta Selecionada:
a.
I e II.
Respostas:
a.
I e II.
b.
II e III.
c.
I e III.
d.
Apenas III.
e.
Todas.
Feedback da resposta:
Resposta: A.
Comentário: Separando o lobo frontal do parietal encontramos o sulco central, estando o lobo frontal localizado anteriormente ao sulco central, ao passo que, o lobo parietal está localizado posteriormente a este. As afirmações I e II estão corretas.
.
Pergunta 9
.
0,4 em 0,4 pontos
O sistema nervoso usa potenciais de ação (impulsos nervosos) para regular as atividades corporais; detecta as alterações nos ambientes externos e internos do corpo, interpreta essas alterações e responde a elas por causar contrações musculares ou secreções glandulares (Tortora, G. J.; Grabowski, S. R. “Princípios de anatomia e fisiologia”. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p.5.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I) O sistema nervoso periférico autônomo tem por função controlar a atividade dos sistemas digestivo, cardiovascular, excretor e endócrino.
II) O cerebelo é o principal centro integrador entre os sistemas nervoso e endócrino, e o hipotálamo é o responsável pela manutenção da postura corporal.
III) Destacam-se como substâncias que atuam como neurotransmissoras: a acetilcolina, a adrenalina, a noradrenalina
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
Resposta Selecionada:
e.
I e III.
Respostas:
a.
I e II.
b.
Somente II.
c.
Somente III.
d.
I, II e III.
e.
I e III.
Feedback da resposta:
Resposta: E.
Comentário: O cerebelo é responsável pelos reflexos e movimentos voluntários, age, ainda, no sistema muscular, sendo responsável pelo tônus muscular. Não tem relação com centro integrador entre os sistemas nervoso e endócrino, e o hipotálamo é o responsável pela manutenção da postura corporal.
.
Pergunta 10
.
0,4 em 0,4 pontos
Uma criança foi ameaçada por um cachorro e, com medo, saiu correndo. (1) Para ocorrer a fuga, é necessário enxergar bem e para isso há a dilatação da pupila, taquicardia, vasoconstricção cutânea, menor peristaltismo. (2) Há atuação do Sistema Nervoso Autônomo Simpático, onde o corpo celular no neurônio da fibra pós-ganglionar está próximo do órgão de atuação (pupila e órgãos digestórios) e libera como fármaco a acetilcolina.
Resposta Selecionada:
b.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
Respostas:
a.
As duas asserções são proposições falsas.
b.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
c.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
d.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Feedback da resposta:
Resposta: B.
Comentário. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa. Há atuação do Sistema Nervoso Autônomo Simpático, onde o corpo celular no neurônio da fibra pós-ganglionar está longe do órgão de atuação (pupila e órgãos digestórios) e libera fármacos adrenérgicos (adrenalina e noradrenalina).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes