Buscar

Conselhos Escolares.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Tomada como referencia o Conselho Escolar como órgão representativo da comunidade, é um mecanismo de gestão democrática, um órgão colegiado composto por todos os segmentos dos trabalhadores da escola, bem como os pais e alunos com o objetivo de promover o desenvolvimento da educação e garantir que, na escola publica, a maioria das pessoas envolvidas na escola tenham um papel efetivo nas decisões dos rumos e do futuro da instituição. Pois são eles que discutem, delibera, normatiza, aconselha e fiscaliza as ações da escola. Como á construção de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira.
 Metodologia usada foi Baseado nas pesquisas e vídeo aulas e dos artigos o conselho escolar está organizado de forma eficaz , Destaca-se ainda a relevância que tem o Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar na democratização da escola. Ambos são pilares que sustentam o caráter democrático da gestão. 
O Conselho Escolar é de extrema importância para contribuir para o processo de implantação de autonomia na escola, de forma que cada comunidade possa tratar de seus problemas e desta forma poder interagir a participar podendo opinar naquilo que realmente precisa tanto no âmbito administrativo ou pedagógico da escola.
ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR
Conselhos Escolares São órgãos colegiados que debatem, acompanham e deliberam sobre questões político-pedagógico, administrativas e financeiras das escolas.
 Para que o conselho escolar funcione efetivamente, é preciso, além da elaboração formal do estatuto que o regulamenta prever os meios para efetivação desse documento que deve conter as definições dos direitos e deveres dos conselheiros, a forma de convocação de reuniões e sua periodicidade, as formas de tomadas de decisão, entre outros pontos.
São formados por representantes da comunidade escolar e local. Podem participar representantes de pais de alunos, professores, demais funcionários da escola, membros da comunidade local e o diretor da unidade escolar. Escola deve estabelecer seu próprio regulamento para a eleição dos integrantes do conselho. Este regulamento deve conter regras transparentes e democráticas.
 A convocação para a criação do conselho pode surgir por iniciativa do diretor da escola ou de qualquer um dos representantes. Os conselheiros devem ser escolhidos pela sua possibilidade de efetiva participação, disponibilidade e compromisso. É preciso saber também dialogar e respeitar as decisões da maioria. Todas as reuniões do conselho escolar devem primar pelo seguinte principio da gestão democrática devem estar sempre abertas à participação de todos que assim a desejarem.
Todos os envolvidos ( pais professores pedagogos funcionários alunos), e não apenas os conselheiros podem participar das discussões. No entanto, não basta permitir a participação formal em seu estatuto. 
É preciso, para tanto divulgar as datas reuniões com bastante antecedência, de preferência de uma reunião para outra organiza –lá em espaço amplo que realmente permita a participação de que desejar. 
Foi feito uma vista em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental com objetivo de saber se possui e como funciona o conselho escolar,
A escola possui conselho escolar, faz parte Pais de alunos funcionários como professora secretária e diretora. As reuniões são marcadas periodicamente e quando a necessidade e caso aconteça algo inesperado .
Baseado nas pesquisas e vídeo aulas e dos artigos o conselho escolar está organizado de forma eficaz , Destaca-se ainda a relevância que tem o Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar na democratização da escola. Ambos são pilares que sustentam o caráter democrático da gestão, sem a efetiva atuação desses dois fatores, não há como conceber uma gestão democrática na prática. A construção da democracia na prática da escola não é uma tarefa fácil,  necessita a aplicação dos mecanismos que a viabilizam, com a consciência de que eles por  si só não serão capazes de implementá-la. Faz-se necessária uma mudança de pensamento na maneira de compreender e distribuir o poder na escola.
Pois todos trabalham com um objetivo para que obtenha um resultado satisfatório relacionado a questões políticos pedagógicos, administrativo e financeiros ,quando acontece algo, nas reuniões são discutido feito levantamentos até que o problema seja resolvido de forma que todos estejam de acordo .
 De acordo com as observações realizada durante o estágio foi observado que é uma gestão democrática, Pode-se afirmar que o (Conselho Escolar), quando trabalhado de forma correta, é uma das práticas mais democráticas que podemos encontrar numa escola. Já em sua formação, nota-se que há uma ampla participação por meio da escola e da comunidade local e na sua atuação, ele efetiva as metas e ações propostas no Projeto Político Pedagógico e busca manter uma maior transparência em relação às questões da escola. As características da gestão democrática podem destacar o planejamento participativo como algo que traz relevantes contribuições no processo de democratização da educação.
 Porque no conselho escolar a participação é de todos tentam chegar a um objetivo para que o problema seja resolvido dando espaço para que cada membro do Conselho Escolar possa colocar seu ponto de vista em questão ao problema e ideia de solução para o mesmo. Tudo isso é registrado assinado por todos os membros em ATA e fica disponível no Espaço Escolar par qualquer duvida e verificação.
De acordo com a pesquisa observando o Conselho Escolar dessa escola é uma escola de gestão democrática, mas para atender as necessidades da configuração da sociedade atual, para uma melhoria teria que ter mais espaço para a comunidade e trazendo não só os membros do conselho escolar mas sim todos os que desejam participar e abrir a escola com projetos de melhoria para que a escola seja um espaço não só para o aluno , mas sim para toda a família . 
A construção da gestão democrática implica uma conscientização política que leva ao comprometimento com a escola e consequentemente com a sociedade. O potencial transformador da gestão escolar democrática se confirma na medida em que as pessoas tomam a democracia e o diálogo como princípio não apenas das suas relações na escola, mas como um fundamento da vida, em todas as esferas da sociedade.

Outros materiais

Outros materiais