Buscar

RESENHA SOBRE SISTEMAS ATMOSFÉRICOS VÍDEO AULA USP

Prévia do material em texto

RESENHA SOBRE SISTEMAS ATMOSFÉRICOS
(vídeo aula PROF: Rita Yuri Yonue )
Nessa aula a professora visa explanar sobre as massas de ar, como identificar, como se formam, zonas de predominância, e sua divisão em quentes e frias.
Sua nomenclatura se dá por duas letras uma maiúscula e uma minúscula, onde a maiúscula indica sua latitude, e a letra minúscula indica a natureza de superfície da região fonte ex: marítima (m).
Sua identificação é mais fácil através de imagens por satélite que destacam as regiões com maior concentração de massas de ar.
As regiões de transição entre duas massas dá-se o nome de frente, classificação é baseada em seu deslocamento e de acordo com as mudanças de temperatura que causam, classificam-se em quentes, Frias, oclusas e estacionarias.
Fala também sobre os ciclones que são sistemas atmosféricos com maior que as áreas em seu entorno, tem giro horário no hemisfério Sul e giro anti-horário no hemisfério Norte, ciclones Extras-tropicais ocorrem em latitudes maiores que 30 graus em ambos os hemisférios, e estão associados a sistemas frontais.
Ciclones tropicais (furacões e tufões)
São também sistemas de baixa pressão que possuem um núcleo aquecido, ventos intensos e circulação organizada.
Paulo Rogério Ramos RA: 2015021491-76
Prof. Rodrigo
Bioclimatologia, faculdade Estácio de Sá.
16/11/2017

Outros materiais