Buscar

Aval Parcial Fund Cien Sociais 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0089 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS  
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		Em época de eleições é comum ver nos meios de comunicação diversos cientistas sociais sendo entrevistados ou expressando suas opiniões em artigos jornalísticos. Isso mostra o reconhecimento de uma ciência social em particular. Qual é essa ciência?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A Ciência Política.
	
	
	A Antropologia.
	
	
	O Jornalismo Político.
	
	
	O Direito Eleitoral.
	
	
	A Sociologia.
	
	
		2.
		Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Filosofia.
	
	
	Antropologia.
	
	
	Sociologia.
	
	
	Psicologia.
	
	
	Ciência Política.
	
	
		3.
		Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	I, II, e IV
	
	
	II, III, IV
	
	
	I, II, e V
	
	
	II, III e V
	
	
	I, III e V
	
	
		4.
		As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	
	
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada.
	
	
		5.
		O primeiro papel que o índio representa é no descobrimento do Brasil; no segundo momento na catequese sendo colocado com uma criança e no terceiro momento, o corajoso, altivo, cheio de amor à liberdade. Assim essas sutilezas, violências, persistências são situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.Neste caso, identificamos como sendo exemplo de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	revitalização
	
	
	etnocentrismo
	
	
	socialização
	
	
	preconceito
	
	
	culturalismo
	
	
		6.
		(UNIOESTE) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
		Quest.: 6
	
	
	
	
	é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
	
	
	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
	
	
	relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
	
	
	o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
	
	
	relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
	
	
		7.
		Assinale a alternativa que aponta a principal corrente filosófica que apoiava as revoluções burguesas.
		Quest.: 7
	
	
	
	
	a filosofia medieval tardia.
	
	
	o charlatanismo
	
	
	a filosofia medieval.
	
	
	o iluminismo.
	
	
	o positivismo.
	
	
		8.
		No que se refere ao conceito de Estado e às relações entre o Estado e a Sociedade presentes no pensamento de Marx e Engels, podemos afirmar que: I - O conceito de Estado é de fundamental importância no pensamento marxista pois é considerado como a instituição que, mais do que outras, destina-se a assegurar e manter a dominação e a exploração de classe. II - A mais clássica concepção marxista sobre o Estado está expressa na formulação: "O Executivo do Estado Moderno nada mais é do que um comitê para a administração dos assuntos comuns de toda a burguesia." III - A concepção do Estado como o instrumento de uma classe dominante, assim designada em virtude da propriedade dos meios de produção e do controle que sobre eles exerce, permaneceu como fundamental em toda a obra de Marx e Engels. Após analisar cada uma das afirmativas acima, assinale a alternativa que reflete o pensamento de Marx e Engels.
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
		9.
		"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas.Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	
		10.
		Em ordem crescente quais os 3 estados em que Comte afirma que a sociedade pode passar?
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	
	Estado teológico, metafísico e positivo

Outros materiais