Buscar

Aval Parcial Psicofisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0151 - PSICOFISIOLOGIA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		Os atos promovidos pelas nossas motivações são definidos por Lent, 2004 como comportamentos motivados, exemplificando: fome e sede são motivações, comer e beber são comportamentos motivados. Regulação da temperatura, sede e fome são exemplos de comportamentos:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	somáticos
	
	
	elementares
	
	
	complexos
	
	
	comuns
	
	
	sexuais
	
	
		2.
		O hipotálamo recebe, pela nossa circulação sanguínea, informações sobre as condições de funcionamento de nosso corpo e sempre que necessário determina ajustes ao estimular ou inibir a liberação dos hormônios, como resultado, verificamos o estimulo ou bloqueio dos nossos comportamentos apetitivos. Além disso, estabelece conexões com nosso córtex cerebral que irão regular nossos comportamentos consumatórios. Isso significa que:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos desagradáveis, como buscar comer demasiadamente, e também os comportamentos consumatórios, como buscar os alimentos na geladeira.
	
	
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos apetretivos, como vestir uma blusa, e também os comportamentos consumatórios, como buscar uma blusa no armário.
	
	
	O hipotálamo não exerce nenhuma influência sobre nossos comportamentos apetitivos, também os comportamentos consumatórios.
	
	
	O hipotálamo não é responsável pelos nossos comportamentos apetitivos, como o ato sexual, e também os comportamentos exploratórios, como buscar um parceiro(a) em uma festa .
	
	
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos apetitivos, como buscar alimentos na geladeira, e também os comportamentos consumatórios, como comer.
	
	
		3.
		Qual hormônio é produzido pelas células beta pancreáticas e que tem como função transportar a glicose para quase todas as células do nosso corpo?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Alfa MSH
	
	
	CCK
	
	
	Leptina
	
	
	Insulina
	
	
	CART
	
	
		4.
		Pesquisando no dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: Parte do metabolismo que compreende a decomposição de nutrientes complexos, permitindo a liberação de energia. Qual o verbete que consultei?
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Prandial
	
	
	Glicogênio
	
	
	Anabolismo
	
	
	Triglicerídeos
	
	
	Catabolismo
	
	
		5.
		Definido através das diversas características biológicas e atributos que distinguem um macho de uma fêmea, incluindo a natureza dos cromossomos sexuais, a anatomia das gônadas e os órgãos genitais. O texto refere-se à definição de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Cromossomos
	
	
	Gênero
	
	
	Gônodas
	
	
	Anatomia
	
	
	Genitais
	
	
		6.
		As características sexuais de um ser humano são transmitidas (X) pelo resultado da combinação (Y) que determina o sexo. Em relação à sentença, as incógnitas X e Y podem ser corretamente substituídas por:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	geneticamente, de vários cromossomos autossômicos
	
	
	congenitamente, de um par de genes
	
	
	geneticamente, do par de cromomossomos
	
	
	geneticamente, de um par de genes
	
	
	congenitamente, do par de cromossomos
	
	
		7.
		Todos os portadores de habilitação para dirigir sabem exatamente o que devem fazer para conduzir em segurança um carro de passeio, no entanto, não é tarefa fácil descrever verbalmente quais são todos os movimentos necessários para realizar tal tarefa. Qual o nome do tipo de memória que utilizamos para armazenar esse tipo de informação?
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Representação perceptual.
	
	
	Semântica.
	
	
	Episódica.
	
	
	Procedimentos.
	
	
	Associativa.
	
	
		8.
		Leia com atenção a seguinte definição: processo que explica que somente os aspectos mais importantes dos eventos são escolhidos durante a aquisição para ser armazenados em nossa memória. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Evocação
	
	
	Aquisição
	
	
	Seleção
	
	
	Consolidação
	
	
	Retenção
	
	
		9.
		Estudos dos mecanismos das emoções revelaram que as amígdalas cerebrais são estruturas importantes no entendimento do comportamento emocional, afinal ela dispara as emoções a partir da interpretação de informações (sensoriais ou internas) desencadeando os ajustes que serão realizados no tronco encefálico e hipotálamo. Considerando seus estudos assinale abaixo a alternativa que revela uma mudança evidente quando ocorrem lesões nas amígdalas cerebrais:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Aparecimento da agressão predatória.
	
	
	Aparecimento da agressão afetiva.
	
	
	Aumento de reações emocionais, particularmente da raiva.
	
	
	Redução da reação emocional, incluindo o medo.
	
	
	Desenvolvimento de agnosia visual.
	
	
		10.
		A vivência emocional é uma parte extremamente rica e complexa da vida do ser humano que envolve um substrato anatômico amplo abrangendo grandes áreas do encéfalo dentre as quais destacam-se:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	medula oblonga, medula espinhal e cerebelo
	
	
	cóclea, córtex entorrinal e tálamo
	
	
	córtex ocipital, hipocampo e núcleo caudado
	
	
	cerebelo, ponte, bulbo
	
	
	hipotálamo, área pré-frontal e sistema límbico

Outros materiais