Buscar

PROINTER PARCIAL 2 SEMESTRE

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
UNIDADE SOBRADINHO/DF
2º SEMESTRE
Nome: Bruna Évelin de Oliveira: RA: 8798019390
Tutora EAD: Prof.ª Joziane Almeida
Relatório Parcial
PROINTER II
Sobradinho/DF
Outubro/2017
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
UNIDADE SOBRADINHO/DF
2º SEMESTRE
Nome: Bruna Évelin de Oliveira: RA: 8798019390
Tutora EAD: Prof.ª Joziane Almeida
Relatório Parcial
PROINTER II
Relatório Parcial do Projeto Interdisciplinar II do Curso de Tecnologia em Marketing na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da tutora EAD Prof.ª Joziane Almeida.
Sobradinho/DF
Outubro/2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................04
LEVANTAMENTO DE CAMPO............................................................................05
Descrição da Organização...........................................................................................05
Descrição do Produto ou Serviço................................................................................06
Análise SWOT............................................................................................................09
CONSIDERAÇÕES..................................................................................................10
REFEÊRNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................11
ANEXOS....................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Este estudo visa apresentar de forma clara a estrutura de uma loja de roupas online, pontuando seus pontos fortes, a fim de reforça-los, e seus pontos fracos, a fim de melhora-los. Transformando essa loja virtual, quem sabe futuramente em física. Também a fim de lidar com o impacto da organização no meio ambiente. Pensando nisso analisamos e apresentamos a seguir todos os fatores encontrados. 
LEVANTAMENTO DE CAMPO
 Descrição da Organização
Tipo Societário: Microempreendedor individual
Razão Social: Floresça Moda Cristã
Nome Fantasia: Floresça Moda
O nome Floresça Moda, foi escolhido por causa da fase que a proprietária estava passando, a do amadurecimento. O nome passa a ideia de desenvolver-se, florir, amadurecer. A Proprietária Manuela de Oliveira Câmara, cursa Publicidade e Propaganda. É uma empresa online, onde as mídias sociais são usadas para vender as mercadorias. Sua sede é situada em Planaltina/DF, na casa da proprietária. O segmento de atuação é o de vestuário, com vendas a nível nacional. O público alvo são as mulheres cristãs.
A Floresça Moda foi criada em maio de 2017 com o propósito de satisfazer as necessidades das mulheres cristãs, que tem dificuldade em encontrar roupas nos padrões de sua religião. Mas não é somente pessoas do segmento que tem interesse nas peças, mulheres executivas tem abraçado a moda também, por dificuldade de encontrarem roupas para trabalhar. Desde do início quando a sua proprietária vendia, as roupas para as amigas da igreja, boca a boca, sempre buscou oferecer produtos de melhor qualidade aos seus clientes. Com o uso das mídias sociais, a empresa vem crescendo, gerando um forte apelo visual e aguçando o desejo de consumo do cliente em potencial. A empresa pretender também, levar aos consumidores, um novo conceito de camisetas, que já começou a ser desenvolvido pela empresa. São camisetas, descoladas para o dia a dia, com temas de teor cristão. 
Infraestrutura e instalações de armazenamento das mercadorias não requer um espaço físico muito grande. O que é indispensável pois fica em um quarto da casa da empresaria. O que é suficiente para alocar todos os equipamentos juntamente. A microempresa conta apenas com uma funcionária, que no caso é proprietária. Em relação a tecnologias de gestão utilizadas foram todas aprendidas com o SEBRAE, em relação ao marketing, é utilizado o curso da Camilla Porto, o que ajuda no engajamento.
Fundamentos da organização: 
Missão: Crescer de forma sustentável, oferecendo produtos com valores acessíveis, mantendo viva o seu maior ideal, vestir bem a mulher cristã, com máxima qualidade. Oferecendo aos nossos clientes um tratamento diferenciado gerando satisfação, e looks descolados.
Visão: Oferecer aos clientes roupas de qualidade e de acordo com a moda, com cuidado em cada etapa desde o processo de classificação de matéria-prima ao desenvolvimento do produto, e a escolha de fornecedores de qualidade.
Valores e Princípios: Humildade, simplicidade, envolvimento, atitude, agilidade, qualidade, respeito com todos, ética, amor e comprometimento, honestidade, pontualidade, preocupação na formação de uma sociedade melhor.
Objetivos: Nosso principal objetivo é exceder as expectativas de todos com roupas e atendimento de alta qualidade, tecnologia de ponta na comunicação com os clientes, manuseio e armazenamento dos produtos, obtendo assim, a plena satisfação dos consumidores
 Descrição do Produto ou Serviço
Principais serviços oferecidos:
A empresa comercializa roupas e acessórios, sendo eles: vestidos, saias, shorts calças, camisetas, lingerie, colar e brincos.
Principal marca da organização:
Roupas para o público cristão.
Principais características dos serviços:
 As mercadorias comercializadas, são roupas e acessórios diversificados. Portanto, não há como dimensionar, em tamanho, peso, cor. Somente, há a possibilidade de especificar cada um: 
	Mercadoria
	Camiseta personalizada
	Camiseta
	Regata
	Lingerie
	Saia Social
	Saia midi
	Saia longa
	Vestido social
	Vestido midi
	Vestido longo
	Shorts
	Brincos
	Pulseiras
	Colar
Observação: As mercadorias, são compradas no CETAG em Taguatinga/DF. Portanto, são em sua maioria, peças únicas, e variadas.
Matérias primas necessárias à produção do serviço: 
	Matéria prima
	Qtda
	Valor unit.
	Total
	Notebook
	1
	1.450,00
	1.450,00
	Impressora
	1
	200,00
	200,00
	Smartphone
	1
	3.799,00
	3.799,00
	Câmera
	1
	3.299,00
	3.299,00
	Prateleira
	3
	199,00
	597,00
	Sacolas
	200
	35,00
	70,00
	Embalagem
	100
	25,00
	25,00
Principais fornecedores: 
Os principais fornecedores da empresa são confecções e fábricas de roupas e acessórios do estado do Goiás. Sendo que tem fabricação própria de camisetas.
Benefícios e facilidades oferecidas para o cliente:
Compra online;
Preços justos;
Peças exclusivas;
Atendimento diferenciado;
Pagamento facilitado (pois aceita cartão de débito e crédito).
Principais clientes:
Mulheres cristãs, que tem dificuldade em encontrar roupas nos padrões de sua religião. Mas não é somente pessoas do segmento que tem interesse nas peças, mulheres executivas tem abraçado a moda também, por dificuldade de encontrarem roupas para trabalhar.
Diferencial competitivo em relação aos concorrentes:
O Marketing;
Loja Online
Atendimento de qualidade;
Relacionamento com o cliente;
Qualidade do produto;
Ferramentas utilizadas para garantir a qualidade dos produtos ou serviços:
O marketing é sem dúvida a principal ferramenta utilizada para que a qualidade dos produtos seja atestada, através de pesquisas. Também são utilizadas planilhas com toda a administração da empresa organizada, a fim de se estabelecer metas de vendas. São realizadas pesquisas de satisfação a cada compra efetivada.
 Análise SOWT
	
	REFORÇAR
	CORRIGIR
	
AMBIENTE INTERNO
	FORÇAS
Fornecedores de qualidade
Mídias sociais em crescimento
Comprometimento com os clientes
Preço de mercado
	FRAQUEZAS
Ausência de loja física
Concorrentes diretos e indiretos 
	
AMBIENTE EXTERNO
	OPORTUNIDADES
Nicho de moda cristã em crescimento no mercado
Sempre buscando inovar
Marketing Digital
Loja física
	AMEAÇAS
Não possuir SGA
Perfume para Deus é a maior marca de camisetas cristãs
Pressão dos custosCONSIDERAÇÕES
 
O processo de implantação do sistema de gestão ambiental proporcionará a empresa, uma melhoria sensível nos padrões de desempenho relativas as questões ambientais.
A ideia seria utilizar sacolas, embalagens, caixas, papel, todos de forma sustentável e recicláveis. Fora a preocupação com a origem do fornecimento das mercadorias.
Fica a recomendação de que este trabalho, deixe de ser apenas um trabalho acadêmico e realmente posto em prática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARBONARI, Maria E. E.; PEREIRA, Adriana C.; SILVA, Gibson Z. Sustentabilidade na Prática: Fundamentos, Experiências e Habilidades. São Paulo: Saraiva, 2011.
FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moisés M. et al. Tecnologias e Ferramentas de Gestão. Campinas: Átomo, 2011.
19 GOMES, Fabio Bellote. Manual de Direito Empresarial. 4. ed. São Paulo: RT, 2013.
GORGES, Eduardo. A Lei de Murphy no Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.
www.markentingdeconteudo.com.br
www.empreender.com.br
ANEXOS
ANEXOS

Outros materiais