Buscar

PSICOPATOLOGIA I.docx1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
	Simulado: SDE0167_SM_201504759974 V.1 
	Aluno(a): LETÍCIA CECILIA PAIVA PAZ DA SILVA
	Matrícula: 201504759974
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 15/11/2017 09:11:28 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505432377)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para a semiologia, todo signo é composto por dois componentes ou extratos, o do significante e do significado. A dimensão material do signo (sons, traços, forma, etc.) corresponde ao:
		
	 
	sinal
	
	significado
	 
	significante
	
	índice
	
	símbolo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504941626)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo o sono e por processos patológicos como por exemplo em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como coma.
		
	 
	Grau mais profundo de rebaixamento da consciência no qual não é possível qualquer atividade consciente voluntária.
	
	Envolve um padrão de movimentos oculares rápidos e conjugados, ao lado de um relaxamento muscular profundo e generalizado, interrompido esporadicamente por contrações de pequenos grupos musculares.
	
	É o rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. A inspeção inicial o paciente pode já estar claramente sonolento ou pode parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma sempre há uma diminuição do grau de clareza sensorial, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
	
	Estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa. Embora o indivíduo ainda possa apresentar reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
	
	Caracterizado pela instabilidade do sistema nervoso central com variações das freqüências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguineo cerebral.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504941599)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Terapeutas e pacientes podem ter visões divergentes, distorcidas e até irrealistas uns dos outros, sobre o que ocorre durante uma entrevista clínica e sobre aquilo que o paciente tem direito de esperar. A transferência e a constratransferência são fenômenos originados na teoria psicanalítica que, embora se constituam em constructos hipotéticos, se mostram úteis como princípios organizadores para explicar certas ocorrências na relação terapêutica. Dentro deste contexto identifique, dentre as opções abaixo, aquela que caracteriza o fenômeno da contratransferência.
		
	 
	Processo em que o terapeuta, inconscientemente, abribui ao paciente certos aspectos do relacionamentos passados importantes.
	
	Processo em que o paciente, inconscientemente, abribui ao terapeuta certos aspectos do relacionamentos passados importantes, especialmente com seus pais.
	
	Processo de desvio da força de uma pulsão para um objeto ou condição socialmente aceito.
	
	Processo através do qual o paciente demonstra o contrário exato de sua vivência emociona.
	
	Processo de retirada da consciência de conteúdos que possam causar angústia, mantendo-os a nível inconsciente.
		
	
			Analise o texto a seguir: Em que momento, porém, o portador de transtornos mentais é tido como diferente, como pessoa de ¿comportamento desviante¿? Com o progresso da ciência, da classificação nosográfica da Medicina e nomenclatura das doenças é que os transtornos mentais são percebidos como subversão de normas e regras socialmente estabelecidas. Castel (1978, p.111), citando Fédere, alienista francês do século XIX, relata que em seu entendimento o [portador de transtorno mental] ¿não tem consideração por nenhuma regra, [...] desconhece-as todas; cujos discursos, posturas e ações estão sempre em oposição, [...] com o que existe de humano e de racional¿. (NOGUEIRA, 2009) Qual seria o critério de normalidade claramente esposado pelo texto acima?
		
	
	o da normalidade estatística;
	 
	o da normalidade como um ideal;
	
	o da normalidade como um processo;
	
	o da normalidade como bem-estar.
	 
	o da normalidade subjetiva;
		
	
 4a Questão (Ref.: 201505102576)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	
	 5a Questão (Ref.: 201505432387)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os itens abaixo são tarefas de uma entrevista onde o acompanhante do paciente pode contribuir com informações adicionais e sua perspectiva do caso. Assinale a opção falsa:
		
	
	A descrição da história pessoal ou anamnese.
	 
	A realização do exame psíquico.
	
	A definição da queixa principal.
	
	O recolhimento da história de doenças psiquiátricas do paciente e da família.
	
	O recolhimento dos dados de identificação do paciente.

Outros materiais