Buscar

PSICOPATOLOGIA I.docx4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
	Simulado: SDE0167_SM_201504759974 V.1 
	Aluno(a): LETÍCIA CECILIA PAIVA PAZ DA SILVA
	Matrícula: 201504759974
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 19/11/2017 10:15:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505102571)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O quadro clínico de esquizofrenia paranóide é caracterizado por:
		
	 
	ideias delirantes, rigidez muscular e alucinações táteis;
	 
	percepção delirante, alucinações auditivas e sentimentos persecutórios;
	
	humor expansivo, rigidez muscular e alucinações táteis;
	
	ideias delirantes, humor depressivo e alucinações auditivas;
	
	falsos reconhecimentos, humor expansivo e ideias delirantes;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504941704)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Pedro, um jovem de 28 anos, chega para uma consulta em seu consultório relatando ter fortes variações de humor que vão desde a depressão extrema até a euforia desenfreada durante a qual faz coisas das quais se arrepende depois.
		
	 
	Transtorno bipolar
	
	Depressão
	
	Esquizofrenia
	
	Fobia Específica
	
	Distimia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505102573)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente psicótico relata, ao entrar no consultório, que sentiu definitivamente que vai morrer, porque os óculos da médica sobre a mesa estão com as hastes voltadas para ele. Tal fenômeno nos faz supor tratar-se de:
		
	
	delírio de relação;
	
	ilusão visual.
	 
	percepção delirante;
	 
	delírio paranoide;
	
	interpretação delirante;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505433076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma família traz um paciente para uma consulta descrevendo o seguinte episódio: seu primogênito, um rapaz de 21 anos, advogado recém formado, em vias de prestar prova para OAB, sumiu de casa por mais de um ano sem nenhuma explicação. Ana época, a família percorreu todos os hospitais da cidade, solicitando auxílio policial para encontrá-lo, mas sem sucesso algum. Um ano e meio após seu desaparecimento, o rapaz foi visto por um colega de trabalho de seu pai em Maceió, trabalhando num trailer a beira mar, estava mais magro, queimado e parecia bem disposto. O amigo não teve coragem de abordá-lo diretamente. Sondando um comerciante próximo, ficou sabendo que ele trabalhava ali há mais de um ano, era querido por todos, respondendo por um outro nome. A família foi avisada e seus pais foram ao seu encontro. Chegando lá, ele os reconheceu e aceitou voltar com para sua casa no Rio de janeiro, mas não conseguia dizer como chegou em Maceió ou o que havia lhe acontecido durante o ano que se passou, como se o período que viveu lá fosse inteiramente dissociado do resto de sua vida. Que hipótese diagnóstica abaixo melhor contempla esse caso?
		
	 
	a) Transtorno Dissociativo
	
	d) Deficiência Mental
	
	b) Esquizofrenia
	
	e) Transtorno de Ansiedade
	
	c) Transtorno Bipolar do Humor
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504941652)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento confusional que tem como principais características:
		
	 
	Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
	
	Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
	 
	Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio.
	
	Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
	
	Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.

Outros materiais