Buscar

Material Legislação Trabalhista

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

atividade complementar CS M.doc
�
		
		CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
		CURSO:
		Direito
		
		
		
		
		
		TURMA:
		
		VISTO DO COORDENADOR
		PROVA
		TRAB.
		GRAU
		RUBRICA DO PROFESSOR
		DISCIPLINA:
		Direito Coletivo do Trabalho
		
		A1 FORMCHECKBOX �
		A2 FORMCHECKBOX �
		A3 FORMCHECKBOX �
		PROFESSOR:
		Luciane Gomes
		MATRÍCULA: 
		
		Nº NA ATA:
		
		DATA:
		
		 NOME DO ALUNO:
		
Analise a situação hipotética e formule a correspondente justificação prévia.
Monica Gomes, solteira, convive maritalmente sem que haja o estabelecimento de qualquer relação jurídica com Eduardo Corrêa, desde 11 de agosto de 2000. Monica Gomes vem a óbito em 08 de junho de 2016, deixando Eduardo Correa desamparado emocional e economicamente, uma vez que ele dependia dela, médica, com doutorado em cirurgia plástica pela Universidade de Berlim. Eduardo Corrêa, estudante do ensino médio, vivia de pequenos trabalhos, como cuidador de seu avô idoso, prestava vestibular e fazia curso de Inglês. Leandro Cruz precisava da comprovação da relação familiar com Monica Gomes, tendo documentos que comprovavam que Monica pagava seu curso pré-vestibular e de inglês. Possuía ainda a certidão de nascimento dos gêmeos Bárbara e Paulo, nascidos em 17 de fevereiro de 2001. Alguns amigos se dispuseram a testemunhar em favor de Eduardo Correa: Arthur Medeiros; professor de Inglês de Eduardo Corrêa, Carmen Ferreira; colega da faculdade onde Monica Gomes lecionava Anatomia e o obstetra de Monica, Dr. Crhystian Grey.
Formule o requerimento inaugural da justificação administrativa.
atividade complementar Processo Administrativo.doc
		
		CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
		CURSO:
		Direito
		
		
		
		
		
		TURMA:
		
		VISTO DO COORDENADOR
		PROVA
		TRAB.
		GRAU
		RUBRICA DO PROFESSOR
		DISCIPLINA:
		Direito Coletivo do Trabalho
		
		A1 FORMCHECKBOX �
		A2 FORMCHECKBOX �
		A3 FORMCHECKBOX �
		PROFESSOR:
		Luciane Gomes
		MATRÍCULA: 
		
		Nº NA ATA:
		
		DATA:
		 
		 NOME DO ALUNO:
		
Avalie a situação abaixo exposta e aponte que solução melhor se acomoda neste caso hopotético.
Intimo o interessado Eduardo Corrêa a tomar ciência da decisão proferida nos autos da Justificação Administrativa n. 1234-56/2016.879-0009
 Tendo em vista a ausência de narrativa que fundamente a pretensão de instaurar a Justificação Administrativa indefiro o requerimento por falta de fundamentação e argumentação válidas ao que se postulou.
Renato Manfredini Junior
Mat. 12.345
 
Inconformado, Eduardo Corrêa buscou a sua pretensão de obter o reconhecimento do vinculo de união estável post mortem, que foi julgado procedente pelo M.M. Juízo da 5ª. Vara de Família da Comarca da Capital do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
 Abaixo, transcreve-se a parte dispositiva da sentença proferida aos 9 de junho de 2016.
(...)
Pelo que até aqui foi exposto, é o presente para julgar procedente a pretensão de reconhecimento do vínculo de união estável havido entre Eduardo Corrêa e Monica Gomes, a partir de 11 de agosto de 2000, por preencherem os requisitos da constituição de família e a ausência de impedimento para a comunhão de núpcias entre si. Com o óbito de Monica Gomes, em 11 de agosto de 2015, declaro extinta a união estável para que produza os efeitos que ensejaram a presente demanda. Honorários sucumbenciais arbitrados em 20% (vinte por cento) do valor da causa pelo desempenho profissional deduzido. Custas já recolhidas e certificadas.  Intime-se o D. Ministério Público.
P.R.I.
Eduardo Dutra Vila-Lobos
Juiz de Direito
 De posse da referida sentença, Eduardo Correa pode redirecionar sua pretensão ao órgão previdenciário sob outra forma.  Elabore a peça da qual se pretende obter o benefício previdenciário.
Aula 17 Processo Administrativo Previdenciario.doc
Aula 17 Processo Administrativo Previdenciário
Fases: 
Inicial; 
Instrutória; 
Decisória e 
Recursal
Interessados: 
segurado, dependente ou beneficiário;
procurador;
representante legal;
empresa, sindicato ou entidade de aposentados;
dirigente de entidade ECA.
Impedimentos e suspeição do servidor:
Interesse direto, indireto na matéria.
Participado como interessado, perito, testemunha ou repesentante;
Cônjuge, companheiro, parente e afins até 3º grau;
Cônjuge, companheiro ou parente e afins até 3º grau: intermediário.
Comunicação dos atos:
Identificação do interessado;
Finalidade,
Data, hora e local de comparecimento;
Informar se deve estar acompanhado do representante legal;
Continuidade independente da presença;
Indicação dos fatos e fundamentos legais.
Atendimento presencial:
Forma do processo administrativo:
Capa,
Requerimento formalizado e assinado
Procuração
Documento de identidade;
Provas
Decisão fundamentada.
Apresentação dos originais: servidor INSS tem fé pública
Fase instrutória:
Carta de exigência;
Instrução do processo administrativo: requisitos legais e comprovação dos dados CNIS
Fase decisória: requisitos e direito de opção ao segurado.
Aula 18 Justificacao administrativa.doc
Aula 18 Justificação administrativa
Conceito: Mecanismo que deve ser oportunizado ao interessado para suprir a falta ou insuficiência de documento ou produzir prova de fato ou circunstancia de interesse dos benefícios, perante o INSS.
Fundamento legal: artigos 142 e 151 do Decreto n. 3048/99
        Art. 142. A justificação administrativa constitui recurso utilizado para suprir a falta ou insuficiência de documento ou produzir prova de fato ou circunstância de interesse dos beneficiários, perante a previdência social.
        § 1º Não será admitida a justificação administrativa quando o fato a comprovar exigir registro público de casamento, de idade ou de óbito, ou de qualquer ato jurídico para o qual a lei prescreva forma especial.
        § 2º O processo de justificação administrativa é parte de processo antecedente, vedada sua tramitação na condição de processo autônomo.
        Art. 143. A justificação administrativa ou judicial, no caso de prova exigida pelo art. 62, dependência econômica, identidade e de relação de parentesco, somente produzirá efeito quando baseada em início de prova material, não sendo admitida prova exclusivamente testemunhal.
        § 1º No caso de prova exigida pelo art. 62 é dispensado o início de prova material quando houver ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito.
        § 2º Caracteriza motivo de força maior ou caso fortuito a verificação de ocorrência notória, tais como incêndio, inundação ou desmoronamento, que tenha atingido a empresa na qual o segurado alegue ter trabalhado, devendo ser comprovada mediante registro da ocorrência policial feito em época própria ou apresentação de documentos contemporâneos dos fatos, e verificada a correlação entre a atividade da empresa e a profissão do segurado.
        § 3º Se a empresa não estiver mais em atividade, deverá o interessado juntar prova oficial de sua existência no período que pretende comprovar.
        § 4º  No caso dos segurados empregado doméstico e contribuinte individual, após a homologação do processo, este deverá ser encaminhado ao setor competente de arrecadação para levantamento e cobrança do crédito.
        Art. 144. A homologação da justificação judicial processada com base em prova exclusivamente testemunhal dispensa a justificação administrativa, se complementada com início razoável de prova material.
        Art. 145. Para o processamento de justificação
administrativa, o interessado deverá apresentar requerimento expondo, clara e minuciosamente, os pontos que pretende justificar, indicando testemunhas idôneas, em número não inferior a três nem superior a seis, cujos depoimentos possam levar à convicção da veracidade do que se pretende comprovar.
        Parágrafo único.  As testemunhas, no dia e hora marcados, serão inquiridas a respeito dos pontos que forem objeto da justificação, indo o processo concluso, a seguir, à autoridade que houver designado o processante, a quem competirá homologar ou não a justificação realizada.
        Art. 146. Não podem ser testemunhas:
        I - os loucos de todo o gênero;
        II - os cegos e surdos, quando a ciência do fato, que se quer provar, dependa dos sentidos, que lhes faltam;
        III - os menores de dezesseis anos; e
        IV - o ascendente, descendente ou colateral, até o terceiro grau, por consangüinidade ou afinidade.
        Art. 147. Não caberá recurso da decisão da autoridade competente do Instituto Nacional do Seguro Social que considerar eficaz ou ineficaz a justificação administrativa.
        Art. 148. A justificação administrativa será avaliada globalmente quanto à forma e ao mérito, valendo perante o Instituto Nacional do Seguro Social para os fins especificamente visados, caso considerada eficaz.
        Art. 149. A justificação administrativa será processada sem ônus para o interessado e nos termos das instruções do Instituto Nacional do Seguro Social.
        Art. 150. Aos autores de declarações falsas, prestadas em justificações processadas perante a previdência social, serão aplicadas as penas previstas no art. 299 do Código Penal.
        Art. 151. Somente será admitido o processamento de justificação administrativa na hipótese de ficar evidenciada a inexistência de outro meio capaz de configurar a verdade do fato alegado, e o início de prova material apresentado levar à convicção do que se pretende comprovar
	
Lembra que o segurado trabalhador rural tem uma carência a cumprir?
Sem o documento, como eu cumpro isto?
A justificação é procedimento administrativo.
Serve para inclusão ou retificação de vínculos no CNIS.
Pode ser também nas hipóteses de comprovação de dependência econômica, união estável, identidade e relação de parentesco.
A justificação administrativa é ato de instrução do processo de atualização de dados do CNIS.
Aplicabilidade: comprovação de tempo de serviço ou de contribuição
Para que: prova oficial da existência da empresa no período do requerido.
Atividade especial: comprovação da atividade especial.
Como: o segurado não dispõe do formulário para análise de atividade especial.
Para que: comprovação do agente nocivo.
Exclusão de dependentes: eliminar possível dependente em formas de outro.
Ordem concorrente/preferencial.
Requerimento: formalidades de Instrução Normativa INSS n. 77 de 21.1.2015 (arts. 584 e 585).
Testemunhas não podem ser: 
A parte interessada;
Menor de dezesseis anos;
Quem interveio em nome de uma parte;
Cônjuge e companheiro, ascendente, descendente;
Irmão, tio, sobrinho, cunhado, nora, genro ou qualquer outro colateral;
Acometido por enfermidade ou debilidade mental;
Cego ou surdo.
Processamento:
- Lavrado o Termo de Assentada e autorização de uso de imagem e depoimento;
- Testemunhas ouvidas separadamente;
- Interessado tem sua presença registrada;
- cientifica a testemunha do motivo da presença;
- advertência da testemunha (299 e 342 CP);
- justificante/procurador põem fazer perguntas;
- processante pode restringe ou indeferir se perguntas impertinentes;
- comportamento justificante/procurador: advertência/proibição e participar.
Concluído: relatório sucinto dos fatos; percepção da idoneidade das testemunhas, observação no processamento da forma; conclusão se testemunho foi favorável.
Análise do mérito: 
- confrontar prova oral e parecer com o indício de prova material e as informações;
- emitir decisão fundamentada.
Não comporta recurso: ineficaz a Justificação Administrativa.
Notificação do segurado: Justificação administrativa não processada. 
Opções: processar e emitir parecer.
Quando ocorre? Não preenche requisitos, ausência de prova material, não compreende o período pretendido.
Art. 142 da Lei 8.213/91: Para o segurado inscrito na Previdência Social Urbana até 24 de julho de 1991, bem como para o trabalhador e o empregador rural cobertos pela Previdência Social Rural, a carência das aposentadorias por idade, por tempo de serviço e especial obedecerá à seguinte tabela, levando-se em conta o ano em que o segurado implementou todas as condições necessárias à obtenção do benefício: (Artigo e tabela com nova redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)
		Ano de implementação das condições
		Meses de contribuição exigidos
		1991
		60 meses
		1992
		60 meses
		1993
		66 meses
		1994
		72 meses
		1995
		78 meses
		1996
		90 meses
		1997
		96 meses
		1998
		102 meses
		1999
		108 meses
		2000
		114 meses
		2001
		120 meses
		2002
		126 meses
		2003
		132 meses
		2004
		138 meses
		2005
		144 meses
		2006
		150 meses
		2007
		156 meses
		2008
		162 meses
		2009
		168 meses
		2010
		174 meses
		2011
		180 meses
Art. 143. O trabalhador rural ora enquadrado como segurado obrigatório no Regime Geral de Previdência Social, na forma da alínea "a" do inciso I, ou do inciso IV ou VII do art. 11 desta Lei, pode requerer aposentadoria por idade, no valor de um salário mínimo, durante quinze anos, contados a partir da data de vigência desta Lei, desde que comprove o exercício de atividade rural, ainda que descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, em número de meses idêntico à carência do referido benefício.     (Redação dada pela Lei nº. 9.063, de 1995)       (Vide Lei nº 11.368, de 2006)       
Exercicios de beneficios.doc
Situação I - Carlos Mattos trabalha na empresa XYZ, desde março de 2013, ocupando a função de auxiliar de serviços gerais. No dia 16 de novembro de 2017, Carlos se deslocava de sua casa para o seu trabalho, quando o ônibus que viajava virou na Avenida Brasil. Carlos sofreu fratura no braço direito e foi afastado de suas funções pelo médico do hospital Municipal Salgado Filho por trinta dias.
Defina como ficará a situação de Carlos.
Explique como será o recebimento dos salários.
Aponte como dera se comportar a empresa ao receber a licença médica de Carlos.
Situação II - Pascoal da Silva, engenheiro aposentado, ao sofrer um acidente doméstico, ficou hospitalizado até que viesse a ser operado para colocação de uma placa de titânio no fêmur. No hospital, veio a conhecer a jovem Cátia de Souza, que durante todo o período que a mãe dela estava hospitalizada, ficou ao lado da mãe como acompanhante. Catia não estava trabalhando pois tinha acabado de concluir o ensino médio quando sua mãe se acidentou as vésperas do aniversário de dezoito anos de Cátia. A jovem foi muito atenciosa cuidando de Pascoal que se viu perdidamente apaixonado por Cátia vindo a casar-se com ela em seguida. Um ano após o casamento, Pascoal e Cátia estão tentando ter um filho, pois é o sonho da jovem esposa. O marido eternamente apaixonado, apesar de todas contra indicações médicas passa a utilizar de medicamentos para manter a regularidade das tentativas de concepção. Dois meses após, Pascoal sofre um infarto fulminante e vem a óbito. Cátia de Souza busca o ente previdenciário para obter o benefício.
Indique o tipo de benefício para dependente.
Aponte os requisitos para a concessão.
Avalie a luz da Lei 13.135/2015 a duração do benefício.
Situação III - Antonio de Pádua, enfermeiro, trabalhou durante vinte e cinco anos na Clinica Santo Antonio, período que ficou lotado no centro cirúrgico. Hoje, Antonio de Pádua tem 54 anos de idade, preocupado com as atuais perspectivas do sistema previdenciário, e busca informações sobre os requisitos para a sua aposentadoria.
Indique o tipo de benefício previdenciário.
Aponte os requisitos para concessão.
Informe se Antonio está em condição de requerer o benefício.
Situação IV – Cristóvão Lisboa, motorista de ônibus, sofreu um acidente durante seu expediente, no dia 11.08.2014. Durante dois anos, Cristovão ficou entre benefícios previdenciários e após 180 dias de reabilitação, Cristóvão passou a ocupar a função de despachante, pois, com o acidente Cristóvão teve parte do braço esquerdo esmagado e não recuperado e sua perna direita recomposta por placas de metal. 
Cristovão faz jus a algum benefício previdenciário após seu retorno.
Aponte o valor mensal a ser percebido.
Indique os requisitos para concessão do benefício.
Situação V – Alice de Melo, advogada, profissional autônoma, dá a luz aos trigêmeos, Hugo, José e Luiz, em 12 de outubro de 2017, ficando afastada de suas atividades profissionais que exerce desde 2014, inscrita como contribuinte individual por ser autônoma, de acordo com o atestado médico conferido por seu obstetra Dr. Christian Grey.
 
Avalie se Alice faz jus a algum benefício previdenciário. 
Alice de Melo informa nos processos em que ela subscreve acerca de sua licença maternidade para suspensão dos prazos processuais. Caso Alice de Melo estivesse em auxilio doença, por ter caído e fraturado a bacia, seria possível que ela continuasse a exercer suas atividades profissionais, embora a legislação (Lei 13.363, de 25 de novembro de 2016, que alterou o artigo 313 do Código de Processo Civil) somente tenha tratado da suspensão do processo pelo parto. Deve a advogada peticionar nos processos e contrariar a redação do artigo 60, parágrafo 6º da Lei 8.213/91. Resolva este conflito.
Na hipótese de Alice de Melo vir a óbito, em 01 de novembro de 2017, como ficará a situação de seu esposo Fabio de Melo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais