Buscar

Atividade discursiva Gestão de Produção

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva de Gestão de Produção
I. Quais são os sistemas de produção escolhidos pela fábrica para o processo produtivo do refrigerante Coca-Cola e para o refrigerante Fanta? Por encomenda (por tarefa ou job shop)? Em Lotes? Em Linha? Em fluxo contínuo?
No caso da Coca Cola, sistema mais indicado é o de fluxo contínuo, pois se trata de produção em massa sem muita variedade. Já para a Fanta, o sistema mais indicado é o Jobbing ou Job Shop, que é o tipo de processo altamente customizado, pois existe uma variedade do produto, porém onde cada produto compartilha os recursos das operações com outros produtos.
II. Explique por que esses sistemas foram os escolhidos para o processo produtivo de cada um desses refrigerantes
Pela necessidade da produção uma vez que o volume de produção ultrapassa 800 milhões de unidades fabricadas por dia, o refrigerante de coca necessita deste processo de produção em massa para atender à demanda. Já em relação à Fanta, que tem uma variedade na sua produção, por estratégia do marketing e necessidade de adquirir sua matéria prima, o processo indicado é o Jobbing ou Job Shop. Isso por que sua história tem início em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola, localizada em Essen, deixou de receber o xarope base utilizado no preparo do tradicional refrigerante de cola devido às sanções impostas pelos Aliados, Max Keith, então chefe de operações da unidade alemã, se viu obrigado a procurar outros ingredientes para a criação de um novo produto na tentativa de evitar a suspensão das atividades da unidade fabril, além de manter o maquinário em funcionamento. O resultado desses esforços foi o surgimento de um refrigerante com sabor de fruta.

Outros materiais