Buscar

fadiga

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ergonomia 
Adma Paula 
Acsa 
Bruna 
Débora 
Lorena 
Raissa 
Sabrina 
Waléria 
Alunas 
Fadiga é um substantivo feminino da língua portuguesa e significa o cansaço extremo ou esgotamento, físico ou mental, causado pelo esforço repetitivo ou trabalho intenso.
Fadiga 
É a ruptura temporária do equilíbrio interno (homeostasia), ou mais especificamente, fadiga é a falta de capacidade para manter ou repetir uma determinada força pela contração muscular.
Fadiga 
 Em situação de intensa atividade muscular, os musculos estriados esqueléticos necessitam de muita energia que e gerada pela queima de alimetos com o uso de O2 ; 
 Mas parte dessa energia é obtida pela fermentação láctica que gera o ácido lactico como produto final. 
Causa 
Sinais e Sintomas
Aguda e a Crónica
 A primeira surge após esforço e desaparece com o repouso; 
A segunda instala-se no atleta quando existe um desajuste do volume de trabalho e repouso, por excesso de treino ou de competição e o seu inicio é na maioria das vezes insidioso.
Tipos de fadiga
É consequente de um esgotamento progressivo das reservas de glicogénio com desidratação agravada por um aporte deficiente de água, eletrólitos e glicídios de assimilação rápida.
 De uma maneira geral trata-se de uma hipoglicemia muito grave que pode levar à morte.
Fadiga Geral
Esse fenômeno é relacionado ao contexto industrial capitalista, enfatizando suas conotações agressivas à integridade psicofísica do trabalhador.
Fadiga na prática industrial
Irritabilidade
Sensação de desânimo
Distúrbios do sono
Envelhecimento precoce
Formas de desgaste
Foram usados três instrumentos:
Um a partir da perspectiva das crianças, outro na visão dos pais, e um terceiro na perspectiva dos profissionais de saúde.
Medição de fadiga
Mensuração de fadiga em crianças e adolescentes com câncer: Revisão integrativa
PedsQL Multidimensional Fatigue Scale;
Fatigue Scale-Child;
Fatigue scale-adolescent e/ou;
Fatigue Scale- Parent.
De acordo com a validade e confiabilidade dos instrumentos
Instrumentos usados para mensuração:
Dificuldade para diferenciar os graus de fadiga e ausência de um valor limite que auxiliasse na diferenciação entre fadiga leve, moderada ou severa.
Limitações dos instrumentos
A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. Classificada no grupo V da CID-10
Principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. 
Síndrome de Burnout 
Fadiga, cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa.
Sintomas 
Pode levar ao alcoolismo, ao uso de drogas e até mesmo ao suicídio. No dia-a-dia, a pessoa fica ainda arredia, isolada, passa a ser irônica, cínica e a produtividade cai.
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais