Buscar

Questões Psicologia nas organizações

Prévia do material em texto

Questões Psicologia nas organizações
	
	
	
		1.
		Nas organizações, frequentemente ouvimos comentários como: ¿Os homens não se interessam em cuidados com crianças¿; ¿Trabalhadores idosos não aprendem novas habilidades¿; ¿As mulheres não sabem decidir com objetividade¿; ¿Os imigrantes asiáticos são trabalhadores e conscienciosos¿. São julgamentos baseados em sexo, idade e até em etnia. São perspectivas de percepção, sejam elas exatas ou não. Quando assumimos esse tipo de julgamento estamos usando um desvio denominado:
		
	
	
	
	
	Projeção
	
	
	Efeito de halo
	
	
	Percepção seletiva
	
	 
	Estereótipo
	
	
	Efeito contraste
	
	
	
		2.
		As vantagens apresentadas pelas empresas que investem em treinamento são muitas. Por exemplo, promover o autodesenvolvimento, melhor a autoeficácia, incrementar a autoestima do colaborador, dentre outras. Para se atingir esses resultados os treinamentos devem privilegiar:
		
	
	
	
	
	O material didático
	
	 
	As diferenças dos colaboradores
	
	
	A empata do treinador
	
	
	Os motivos emocionais de cada colaborador
	
	
	As igualdades dos colaboradores
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Vimos que no processo de perceber outra pessoa, podemos incorrer em alguns erros ou distorções, e isso pode acontecer num processo seletivo ou mesmo num processo de avaliação de desempenho. Quando destacamos um aspecto do comportamento do outro e o usamos para fazer uma impressão geral da pessoa, estamos incorrendo em que tipo de distorção perceptiva:
		
	
	
	
	 
	Percepção Seletiva
	
	
	Esteriótipo
	
	
	Projeção
	
	 
	Efeito Halo
	
	
	Profecia Autorealizadora
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		¿Pessoas casadas constituem funcionários mais estáveis do que as solteiras¿ ou ¿sindicalistas esperam muito em troca de nada¿. Estes são exemplos que podem levar a distorções, pois estamos usando a simplificação chamada:
		
	
	
	
	
	Percepção seletiva
	
	
	Efeito de contraste
	
	
	Efeito de Halo
	
	 
	Estereotipagem
	
	
	Projeção
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Considerando as distorções e ilusões a que estão sujeitas as percepções das pessoas, entendemos que "UMA CARACTERÍSTICA POSITIVA OU NEGATIVA, ENCOBRE TODAS AS DEMAIS CARACTERÍSTICAS". A este conceito, damos o nome de:
		
	
	
	
	
	Percepção Seletiva,
	
	
	Efeito contraste,
	
	 
	Efeito Halo.
	
	
	Estereótipo,
	
	 
	Projeção,
	
	
	
		6.
		Uma pesquisa a respeito da eficácia das entrevistas de seleção de pessoal levantou as diversas conclusões; entre elas: a) O entrevistador tende a favorecer os candidatos que compartilham de suas próprias ideias e atitudes. b) A ordem na qual os candidatos são entrevistados influenciará as avaliações. c) Informações negativas recebem um peso indevidamente. d) O entrevistador tende a manter um estereótipo daquilo que seria um bom candidato. e) O entrevistador pode tomar uma decisão relativa à adequabilidade do candidato logo nos primeiros quatro ou cinco minutos da entrevista. (fonte: Posthuma, Morgeson e Campion) Considerando os dados apresentados, analise as sentenças: I- Essas conclusões apontam para uma tendenciosidade em potencial observada nas entrevistas não estruturadas e num ambiente informal; daí a necessidade de estruturação e organização das entrevistas de seleção. II- O refinamento da capacidade perceptiva do entrevistador poderá minimizar a tendenciosidade observada nas entrevistas de seleção. III- As conclusões da pesquisa apontam para necessidade de se preparar o entrevistador para o processo de entrevista. São verdadeiras as afirmativas:
		
	
	
	
	 
	II e III.
	
	 
	I, II e III.
	
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	
	I e II.
	
	
	I e III.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Quando o assunto é treinamento organizacional, devemos ser bastante criteriosos, principalmente em relação a sua execução. Logo, assinale dentre as alternativas a seguir, aquela que demonstra o que devemos fazer, antes da execução de um treinamento.
		
	
	
	
	
	Verificar, junto aos colaboradores que não irão participar, a sua disponibilidade futura.
	
	
	Conferir, junto aos colaboradores, se os itens abordados tem relação com suas práticas profissionais.
	
	
	Corrigir, junto aos colaboradores, cada detalhe dos temas a serem abordados nos treinamentos.
	
	
	Analisar junto aos colaboradores, se os conteúdos estão de acordo com as normas da organização.
	
	 
	Pesquisar com os colaboradores quanto ao compartilhamento da necessidade de realização do mesmo.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Algumas distorções perceptivas podem comprometer nossas avaliações num processo de avaliação de desempenho, e tem a ver com as nossas expectativas sobre um bom ou mau desempenho. Quando um profissional tem sua avaliação de desempenho bem avaliada na maioria dos fatores de avaliação em função da característica da pontualidade que o profissional pratica e que o avaliador considera de muita importância, como podemos classificar essa distorção que se transforma num erro da avaliação?
		
	
	
	
	 
	Efeito halo
	
	
	Esteriotipagem
	
	
	Profecia auto-realizadora
	
	
	Projeção
	
	 
	Percepção seletiva
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Continue navegando