Buscar

Revisão do Atila AV2 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual e o conceito de higiene do trabalho? O que inclui?
Higiene do trabalho é a ciência e a arte dedicada a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de fatores e riscos ambientais originando nos postos de trabalho e que podem causar enfermidade, prejuízos para a saúde ou bem-estar dos trabalhadores, também tendo em vista o possível impacto no meio ambiente em geral. 
A atividade de higiene no contexto geral de RH inclui uma serie de normas e procedimento visando, essencialmente, à proteção de saúde física e mental do empregado, procurando resguarda-lo dos riscos de saúde relacionados com exercícios de suas funções e com o ambiente físico onde o trabalho é executado.
Quais são os integrantes da CIPA?
Será composta pelo um integrante da CIPA, representantes do empregador e dos empregado, de acordo com o dimensionamento previsto no quadro 1 desta NR, ressalvadas as alterações disciplinas em ator normativos para setores econômicos específicos.
O que é SESMT? Para que serve?
Serviços Especializados em Engenharia da Segurança e em Medicina do Trabalho é uma equipe de profissionais da saúde, que fica dentro da empresa para proteger a integridade física dos trabalhadores. Esta estabelecido no artigo 162 da CLT e é regulamentado pela norma regulamentadoras 04. Dependendo da quantidade de empregados e da natureza das atividades, o serviço pode incluir os seguintes profissionais: medico do trabalho, enfermeira, técnico de enfermagem, engenheiro de segurança e técnico de segurança.
Foi criado com o aumento dos acidentes que os funcionários em geral, estavam sofrendo em local de trabalho. Também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre aparecimento de novas doenças, esclarecimento sobre qualquer tipo de doenças e também evitar pequenos acidentes de trabalho que possam acontecer e prejudicar a empresa.
Objetivos da CIPA?
Tem como objetivos observar e relatar condições de riscos no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir, ate eliminar os ricos existentes e/ou neutralizar os mesmo, discutir os acidentes ocorridos, o resultado da discussão será encaminhado ao SESMT e ao empregador, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. 
Sobre as normas regulamentadoras?
NR1- Disposições grais: determinar que todas as normas regulamentadoras, obrigatoriamente, devem ser compridas por toas as empresas publicas e particulares.
NR2- Inspeção previa: solicitar aprovação em certificação de instalação de empresa, por meio de modelo pré-estabelecido no próprio site de TME.
NR3- Embargo ou interdição: poderá interditar o estabelecimento, se demonstrarem grave e iminente risco para o trabalhador.
NR4- SESMT: depende da gradação do risco da atividade principal da empresa e quantidade dos colaboradores.
NR5- CIPA: as empresas que possuem empregados celetistas ( contratado pela CLT), dependendo do grau de risco da empresa e do numero mínimo 20 empregados são obrigados a manter a CIPA.
NR6- EPI: toda a empresa e obrigado a fornecer EPI para os funcionários. Todo o equipamento dever ter certificado de aprovação 
NR7- Programa de Controle Medico de Saúde: são os exames admissional, periódicos, demissional, retorno ao trabalho, mudança de função, exames complementares dependendo do grau de perigo da empresa.
NR8- Edificações: buscar estabelecer condições do conforto nos locais de trabalho.
NR9- PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: visa a preservação a saúde e integridade do trabalhador, através da antecipação, recolhimento, avaliação e controle de riscos ambientais existentes. 
EPI? Para que serve? 
Equipamento de Proteção Individual, todo o acessório ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador quem tem como a finalidade de protegê-lo de riscos ou ameaças a seguranças e a saúde. Geralmente são utilizados EPIs para a proteção auditiva, respiratória, visual, facial, proteção da cabeça, das mãos e dos pés, sendo em alguns casos necessários equipamentos adequados.
Conceito de ato inseguro e risco ambiental?
Ato inseguro: é a maneira como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. São esses atos responsáveis por muitos acidentes de trabalhos.
Risco ambiental: um conjunto de elementos, substancias ou matérias que colocam em risco a saúde e a integridade física dos colaboradores, deve ser levados em consideração quanto a sua natureza, intensidade, concentração e tempo de exposição do trabalhador.
Conceito de acidente de trabalho ?
É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade de trabalho.
Participação das três instancias que estão relacionada a SST
Ministério do trabalho e emprego MTE: é um órgão administrativo do Governo Federal, responsável em regulamentar e fiscalizar todos os aspectos referentes as relações de trabalho no Brasil 
Políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda ao trabalhador 
Políticas e diretrizes de modernização das relações de trabalho 
Fiscalização do trabalho 
Política salarial 
Formação e desenvolvimento profissional
Segurança e saúde no trabalho 
Política de imigração 
Cooperativismo e associativismo urbano
Organização Internacional do Trabalho OIT: especialista em questões trabalhistas, tanto na criação de normas internacionais e quando na fiscalização das condições de trabalho em seu 185 membros/ Estados 
Respeito aos principais e direitos fundamentais no trabalho.
Promoção do emprego e qualidade
Extensão da proteção de qualidade 
Fortalecimento do dialogo social 
Combater a pobreza e incentivar que a globalização acontece de forma justa 
Justiça do trabalho: concilia e julga as ações judiciais entre trabalhadores e empregadores e outras controvérsias decorrente das relações, bem como a demanda que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças. 
Relação de bem estar no trabalho com área de saúde e seguranças 
Saúde e segurança no trabalho atuando juntas se complementem e respondem para garantir um ambiente de trabalho melhor, mais seguro e mais saudável para o empregado, eliminando aspectos que possa afetar o bem-estar do colaborador como, por exemplo: banir fatores de estresse.

Outros materiais