Buscar

Trabalho de Embriologia do Sistema Endócrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Embriologia do Sistema Endócrino
PCI2- FaRMÁCIA
om base na bibliografia enviada (Embriologia Clinica – Keith Moore, 8ª edição), responda às questões abaixo:
Questão 1)
Com relação ao desenvolvimento da glândula Hipófise responda: (capítulo 17)
Cite as camadas germinativas que originam a neurohipófise e a adenohipófise.
A adenoipófise (parte glandular), ou lobo anterior, origina-se do ectoderma oral.
A neuroipófise (parte nervosa), ou lobo posterior, origina-se do neuroectoderma.
Descreva o processo de formação desta glândula.
Por volta da terceira semana, o divertículo hipofisário projeta-se do teto do estomodeu, tornando-se adjacente ao assoalho (parede ventral) do diencéfalo. Na quinta semana, essa bolsa já se alongou e sofreu uma constrição em sua ligação com o epitélio oral, o que lhe confere um aspecto de mamilo. Nesse estágio, ela entrou em contato com o infundíbulo (derivado do divertículo neuroipofisário), uma invaginação ventral do diencéfalo. O pedículo do divertículo hipofisário regride. As partes da hipófise que se desenvolvem do ectoderma do estomodeu - as partes anterior, intermédia e tuberal - formam a adenoipófise. O pedículo do divertículo hipofisário passa entre os centros de formação de cartilagem dos ossos pré-esfenóide e basiesfenóide do crânio. Durante a sexta semana a conexão da bolsa com a cavidade oral degenera e desaparece. Células da parede anterior do divertículo hipofisário proliferam e dão origem à parte distai da hipófise. Mais tarde, uma extensão, a parte tuberal, cresce em torno da haste infundibular . A extensa proliferação celular da parede anterior do divertículo hipofisário reduz a sua luz a uma fenda estreita. Esta fenda residual geralmente não é reconhecida na glândula adulta, mas pode ser representada por uma zona de cistos. As células da parede posterior da bolsa hipofisária não proliferam; elas dão origem à delgada e maldefinida parte intermédia. A parte da hipófise que se origina do neuroectoderma do encéfalo (infundíbulo) é a neuroipófise.
Questão 2) 
Com relação ao desenvolvimento da glândula Tireóide responda: (capítulo 9)
a) A partir de que camada germinativa esta glândula se desenvolve?
Ela se desenvolve a partir do endoderma, a tireóide é a primeira glândula endócrina a se desenvolver no embrião.
b) De que forma se inicia a formação desta glândula?
Começa a formar-se cerca de 24 dias após a fecundação, tendo início a partir de um espessamento endodérmico mediano no soalho da faringe primitiva. Este espessamento logo forma uma pequena saliência — o primórdio da tireoide.
c) A região que origina a Tireóide é a mesma em que esta glândula se localiza no indivíduo adulto? Por quê?
Não. Com o crescimento do embrião e da língua, a tireóide em desenvolvimento desce pelo pescoço, passando ventralmente ao osso hioide e às cartilagens laríngeas em desenvolvimento. Na sétima semana, a tireóide assume sua forma definitiva e geralmente já atingiu sua localização final no pescoço.
Questão 3) Com relação ao desenvolvimento da glândula Pâncreas responda: (capítulo 11)
A partir de que camada germinativa esta glândula se origina?
Endoderma do intestino primitivo anterior.
 Descreva o processo de formação do pâncreas.
O pâncreas se forma dos brotos pancreáticos ventral e dorsal originados de células endodérmicas da porção caudal do intestino primitivo que crescem entre as camadas dos mesentérios. A maior parte do pâncreas deriva do broto pancreático dorsal que é maior e aparece primeiro, e desenvolve-se num local ligeiramente mais cranial do que o broto ventral. Ele cresce rapidamente entre as camadas do mesentério dorsal. O broto pancreático ventral desenvolve-se próximo à entrada do ducto biliar no duodeno e cresce entre as camadas do mesentério ventral. Quando o duodeno roda para a direita e adquire a forma de C, o broto pancreático ventral é levado dorsalmente, juntamente com o ducto biliar. Este broto logo se localiza posteriormente ao broto pancreático dorsal e mais tarde se funde a ele. O broto pancreático ventral forma o processo uncinado e parte da cabeça do pâncreas. Quando o estômago, o duodeno e o mesentério ventral rodam, o pâncreas vai se localizar junto à parede abdominal dorsal. Quando os brotos pancreáticos se fundem, os seus ductos se anastomosam. O ducto pancreático principal se forma a partir do ducto do broto ventral e da parte distal do ducto do broto dorsal. A porção proximal do ducto do broto dorsal frequentemente persiste como um ducto pancreático acessório que se abre na papila duodenal menor, localizada cerca de 2 cm acima do ducto principal. Os dois ductos frequentemente se comunicam entre si.

Outros materiais

Outros materiais