Buscar

Gás Natural Apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fonte de Energia Limpa
Gas Natural
Aluno: Mayume kellen
Matricula: 16120515
1
Gás natural é uma substância composta por hidrocarbonetos que permanecem em estado gasoso nas condições atmosféricas normais. É essencialmente composta pelos hidrocarbonetos metano (CH4), com teores acima de 70%, seguida de etano (C2H6) e, em menores proporções, o propano (C3H8), usualmente com teores abaixo de 2%. 
Introdução 
2
Origem
É uma energia de origem fóssil, resultado da decomposição da matéria orgânica fóssil no interior da terra, encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório
3
História
As primeiras comercializações do gás natural foram datadas no início do século XVIII, na China. Os povos desse país utilizavam de forma rudimentar os lugares de escape do gás para construir altos-fornos, que serviriam para produzir cerâmica e metalurgia. Já no final do século XVIII, a Europa utilizava esse elemento em uma mistura com o ar, resultando na construção de gasoduto à prova de vazamentos.
Gás natural no Brasil 
Em terras tupiniquins, a utilização do gás natural começou a dar os primeiros passos por volta de 1940. As primeiras descobertas das jazidas do gás ocorreu na Bahia, depois foram encontradas outras no Rio de Janeiro, na Bacia de campos, desde então as reservas provadas quadruplicaram e, atualmente, elas são usadas para diversos fins no Brasil, como a produção de energia elétrica e combustível. 
 CLASSIFICAÇÃO
Gás associado 
 E aquele que, no reservatório geológico, se encontra dissolvido no petróleo ou sob a forma de uma capa de gás. Neste caso, normalmente privilegia-se a produção inicial do óleo, utilizando-se o gás para manter a pressão do reservatório.
Não-associado
O gás não-associado é aquele que está livre do óleo e da água no reservatório; sua concentração é predominante na camada rochosa, permitindo a produção basicamente de gás natural. 
Composição
A composição do gás natural pode variar bastante, o gás metano é o principal componente, podendo conter etano, propano, butano e outros gases em menores proporções. Apresenta baixos teores de dióxido de carbono, compostos de enxofre, água, nitrogênio (exceção denominados de contaminantes do gás natural).
A exploração é a etapa inicial dentro da cadeia de gás natural, consistindo em duas fases. 
 
A primeira fase é a pesquisa onde, através de testes sísmicos, verifica-se a existência em bacias sedimentares de rochas reservatórias (estruturas propícias ao acúmulo de petróleo e gás natural).
Caso o resultado das pesquisas seja positivo, inicia-se a segunda fase, e é perfurado um poço pioneiro e poços de delimitação para comprovação da existência gás natural ou petróleo em nível comercial e mapeamento do reservatório, que será encaminhado para a produção
Exploração
 Produção
Ao ser produzido, o gás deve passar inicialmente por vasos separadores, que são equipamentos projetados para retirar a água, os hidrocarbonetos que estiverem em estado líquido e as partículas sólidas (pó, produtos de corrosão, etc.). 
Se estiver contaminado por compostos de enxofre, o gás é enviado para Unidades de Dessulfurização, onde esses contaminantes serão retirados.
 Vantagens e desvantagens do Gás Natural 
 
Vantagens
Possui um baixo impacto ambiental;
-Este é distribuído por gasoduto, o que diminui a dificuldade de transporte e de manuseamento
Desvantagens
 É uma energia não renovável, logo é finito
apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão
Em caso de incêndio em locais com insuficiência de oxigénio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico
Consumo Nacional
Em dez anos, as reservas brasileiras provadas de gás natural, combustível que reponde por 9% da matriz energética nacional, registraram crescimento de 150%, atingindo 0,5 trilhões de metros cúbicos (m³). Um desempenho bem superior ao crescimento médio das reservas recuperáveis globais, de 23% entre 2001 e 2011.
Consumo Mundial
No entanto, no ranking geral de reservas provadas de gás natural, o Brasil ocupa o 31º lugar, conforme relatório estatístico anual da energia mundial, preparado pela companhia de gás e petróleo BP. O estudo mostra que as reservas mundiais provadas do combustível cresceram 23% na última década, atingindo um total de 208,4 trilhões de metros cúbicos em 2011, energia suficiente para garantir a produção por pelo menos 60 anos. Conheça a seguir, as 10 maiores reservas nacionais de gás natural. 
Gráfico de Produção de Gás 
Gás Natural Veicular (GNV)
O Gás Natural Veicular (GNV) é uma mistura combustível gasosa, proveniente do gás natural ou do biometano, destinada ao uso veicular e cujo componente principal é o metano.
 Os cilindros de armazenamento de GNV são dimensionados para suportar a alta pressão à qual o gás é submetido. Na revenda, a máxima pressão é limitada em 22,0 MPa. A qualidade do GNV é a mesma conferida para o GN.
 
Aplicações 
 O gás natural, após tratado e processado, é utilizado largamente em residências, no comércio, em indústrias e em veículos. 
Nos países de clima frio, seu uso residencial e comercial é predominantemente para aquecimento ambiental. 
Já no Brasil, esse uso é quase exclusivo em cocção de alimentos e aquecimento de água. Na área de transportes, pode ser utilizado em ônibus e automóveis, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool.
Conclusão
A disponibilidade de recursos energéticos é uma das condições para o desenvolvimento econômico de uma nação. O gás natural não é uma fonte energética não-poluente, mas, dentre os combustíveis fósseis, o gás natural é o menos poluente.
 No Brasil, a participação do gás natural tem aumentado substancialmente ao longo dos anos. Esta fonte energética possui vantagens econômicas e ambientais diante de outros combustíveis fósseis.
É necessário considerar o gás natural como um forte elemento de desenvolvimento econômico. Este energético deverá ser um grande impulsionador do desenvolvimento, gerando renda, ampliando a capacidade de produção das indústrias e estimulando novas tecnologias, principalmente, para contribuir com o crescimento sustentável.
Bibliografia
AMBIENTEBRASIL. Suprimento de Gás Natural. Disponível em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/gas natural/suprimento_de_gas_natural.html>. Acesso em: set. 2010
BIODISELBR. Energia. Disponível em: <http://www.biodieselbr.com/energia/agro-energia.htm>. Acesso em: set. 2010
PETROBRAS. Gás Natural. Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/gás-natural/>. Acesso em: set. 2010
WIKIPÉDIA. Gás Natural. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_natural>. Acesso em: set. 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais