Buscar

exc. transf de calor e massa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia Mecânica Transferência De calor e massa 
 Lista de exercícios de fixação e aprendizado 
Prof. Nelson Moreira Turma _______ Data / /
Aluno: RA: 
 Hidrogênio gasoso e mantido a pressões de 3 bar e de 1 bar nos lados opostos de uma membrana plástica com 0,3mm de espessura. A temperatura e de 25 0C e o coeficiente de difusão binária do hidrogênio no plástico e igual a 8,7 x 10 -8 m2/ s 2 . A solubilidade do hidrogênio na membrana e de 1,5 x 10 -3 Kmol/ (m3 . bar). Qual e o fluxo mássico difusivo de hidrogênio através da membrana? 
Uma tubulação de vapor de água sem isolamento térmico atravessa uma sala na qual o ar e as paredes se encontram a 25 0C. O diâmetro externo do tubo e de 70 mm, a temperatura de sua superfície e de 200 0C e esta superfície tem emissividade igual a 0,8. Quais são o poder emissivo da superfície e suai irradiação ? Sendo o coeficiente de calor associado a transferência de calor por convecção natural da superfície para o ar igual a 15 W/m2.K qual e a taxa de calor perdida pela superfície por unidade de comprimento do tubo? 
Uma parede de um forno e construída por duas camadas: uma de 0,20m de tijolo refratário e K = 1,2 Kcal / h m 0C e outra de 0,13 m de tijolo isolante K = 0,15 Kcal / h m 0C . A temperatura da superfície interna e de 1675 0C e da externa e de 145 0C calcule o fluxo de calor pela parede e a temperatura da interface.

Outros materiais