Buscar

TRAB PREV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O relator da reforma da Previdência, além de reduzir a idade mínima da aposentadoria para as mulheres, criou uma nova regra de transição. Tal regra vale teoricamente, para todos aqueles que já contribuem para a Previdência. Isso ocorre pelo fato de que é preciso atingir uma idade mínima, que vai subir gradativamente até 2038. Na regra de transição, a idade mínima é de 53 anos para mulheres e de 55 anos para homens a partir da entrada em vigor da reforma, antes disso, ninguém pode se aposentar.
 A transição beneficia aquele que começou a contribuir mais cedo e está prestes a se aposentar, para esse, o pedágio de 30% sobre o que falta para fechar o tempo de contribuição é menor. Agora para aquele que começou a contribuir mais tarde, a regra fica bem árdua.
 A referida proposta prevê que as idades mínimas da transição alcancem a idade mínima de aposentadoria da regra geral (62 anos para mulheres e 65 para homens) entre 2036 e 2038.
 A regra da transição pretende solucionar o impacto da reforma para aqueles que estariam perto de se aposentar pelas leis atuais, caso contrário, teriam de esperar um pouco mais para obter o benefício.
A Previdência vai exigir um "pedágio" do trabalhador: será preciso trabalhar 30% a mais do que faltaria para alcançar o tempo mínimo de contribuição pela regra atual (30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens) na data da entrada em vigor.
Contudo para se aposentar, as mulheres deverão ter pelo menos 53 anos de idade e homens, 55 anos. A proposta prevê que, com o passar do tempo, esse ponto de corte aumente gradativamente até chegar à idade mínima de aposentadoria da regra geral (62 anos para mulheres e 65 para homens). Quando isso ocorrer, em 2038, ninguém poderá se aposentar antes disso, e a regra de transição acaba.
Mulheres abaixo de 44 anos e homens com menos de 45 anos, independente do tempo de contribuição, não entram na transição. Isso porque eles não chegarão à idade mínima necessária antes de 2036 ou 2038.
- Mulheres a partir de 44 anos de idade e perto de 17 anos de contribuição.
- Homens a partir de 45 anos de idade e perto de 20 anos de contribuição.
Eles deverão atingir o tempo de contribuição antes de 2036/2038, quando passará a valer a idade mínima para todos.
A transição é favorável para quem está perto de completar o tempo de contribuição mínimo para se aposentar na atual regra (30 anos para mulheres, 35 anos para homens).
E é desfavorável para quem começou a contribuir mais tarde deverá optar pela regra nova. Para esses trabalhadores, a transição exigiria muitos anos a mais de trabalho, levando à idade acima da mínima.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes