Buscar

vera candau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Selecionamos para as disciplinas do 1º semestre, o tema MULTICULTURALISMO, a partir de vídeo com entrevista da Profª Vera Candau, e do texto “Um arbitrário cultural dominante”, de Maria Alice Nogueira e Claudio M.M. Nogueira.
Em Sociologia da Educação, o curso se inicia com questionamentos que colocam em relação o homem e a sociedade. As questões referentes a contexto social, interações humanas e valores estão presentes nas AULAS 1 a 8 e no texto de Ubiratan D´Ambrosio, “O que é ser humano?”. Diante disso, nesta ATD1:
 
a) Escolha dois pontos que gostaria de destacar do vídeo da entrevista com a profª Vera Candau sobre como fazer da escola um espaço de respeito às diferenças, um espaço multicultural.  Escreva quais são esses dois pontos que destaca de forma resumida (3 a 5 linhas).
b) Elabore um texto de 10 a 12 linhas em que discorram sobre esses dois pontos destacados, colocando-os em relação com o texto de Ubiratan D´Ambrosio.
 
Antes de começar a escrever, reflita sobre a fala da profª Vera Candau: “construir a igualdade na diferença”. Como promover a igualdade e na diferença, abolindo tratamentos discriminatórios das escolas?
 
Obs.1: para escrever um bom texto, é fundamental estudar os textos de motivação. Faça isso tomando notas, em tópicos, antes de elaborar a resposta. Assim, seu texto tende a ser mais coeso.
Obs.2: o número de linhas é uma referência apenas.
Obs.3: colocar dois textos em relação requer que após ler ambos, comente o que há em comum entre os trecho(s) que selecionou. Como no item “a”, foi solicitado que escolhesse dois pontos, no item “b” deve escrever citando o que têm em comum e qual a ligação com o texto de D´Ambrosio.
Obs.4: antes de enviar, releia e revise ortografia e concordância.
Os pontos de referência que se destacam na entrevista da professora “vera Candau” é reconhecer as diferenças e encontrar nelas as qualidades de cada ser humano, construindo assim vínculos de aceitação e reconhecimento, dentro das escolas.
O ideal é que todo pedagogo tenha entendimento da importância de oferecer ao seu aluno um ambiente que privilegie e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos cultos e educados que se preocupam com os outros, possuindo assim um conjunto de mudanças.
Muita das vezes o ato de reconhecer as diferenças não vem acompanhado de qualidades, e sim de defeitos. O que todo ser precisa, é priorizar as características de cada um, para que possa surgir o respeito mútuo e também o modo de ensinar adequado a cada indivíduo. Em relação ao texto de “Ubiratan D’Ambrósio” o modo de ensinar tem privilegiado o que os saberes concluíram, impedindo os novos conhecimentos e gerando um hábito coletivo e submisso a estes fatos. Sendo assim é importante destacar que todos têm suas qualidades ou inteligência própria, que precisa ser notada e reconhecida em todos os aspectos, sendo físicos ou emocionais.
 Enviado 13/09

Outros materiais