Buscar

BDQ 2 Constitucional 2.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  DIREITO CONSTITUCIONAL II
	
	Simulado: CCJ0020_SM_
	Aluno(a): 
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201402532509)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 38 - Exame 19 - OAB-RJ) - Indique, em meio às hipóteses abaixo, atinentes aos Poderes da República, a alternativa INCORRETA:
		
	
	O Poder Legislativo Federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, diversamente do que ocorre nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, em cujas unidades a estrutura legislativa é unicameral;
	
	Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição da República.
	 
	O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão ausentar-se do País, em nenhuma circunstância, sem autorização expressa do Congresso Nacional, sob pena de perda de cargo;
	
	Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade, depois de admitida, por dois terços da Câmara dos Deputados, a acusação contra o mesmo formulada;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403038648)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O estado de defesa e o estado de sítio são tidos como legalidades extraordinárias, verdadeiras excepcionalidades que possibilitam inclusive a suspensão de determinas garantias constitucionais. As hipóteses de incidência e o procedimento são exaustivamente tratados pela CRFB/88. Com base na previsão constitucional dos referidos institutos, assinale a opção correta.
		
	
	Em sendo hipótese de estado de sítio, o Congresso Nacional deverá ser fechado até o término das medidas coercitivas, para sua salvaguarda.
	
	Poderá o Presidente da República, à luz da CRFB/88, decretar estado de defesa em resposta a agressão armada de país vizinho.
	 
	No estado de defesa, a oitiva do Congresso Nacional é posterior à sua decretação. Por sua vez, no estado de sítio, o Congresso Nacional deve ser ouvido previamente à decretação.
	
	O estado de defesa e o estado de sítio podem ser decretados pelo Presidente da República, bastando a oitiva prévia do Conselho da República, do Conselho de Defesa Nacional e do Procurador-Geral da República.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403038498)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO José é cidadão do município W, onde está localizado o distrito de B. Após consultas informais, José verifica o desejo da população distrital de obter a emancipação do distrito em relação ao município de origem. De acordo com as normas constitucionais federais, dentre outros requisitos para legitimar a criação de um novo Município, são indispensáveis:
		
	
	lei municipal e referendo.
	
	lei estadual e referendo.
	 
	lei estadual e plebiscito.
	
	lei municipal e plebiscito.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403057041)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição, assim assinale a opção falsa: (a) são reservadas aos estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição da República; (b) organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial (c) Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação; (d) Incluem-se entre os bens dos Estados as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União; (e) os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
		
	
	RESPOSTA 4
	 
	RESPOSTA 2
	
	RESPOSTA 1
	
	RESPOSTA 5
	 
	RESPOSTA 3
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402660110)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécie exótica da fauna e da flora em ecossistemas naturais frágeis ou protegidos.
	
	Compete aos Estados e ao Distrito Federal controlar a introdução no País de espécies exóticas potencialmente invasoras que possam ameaçar os ecossistemas, habitats e espécies nativas.
	
	Compete à União aprovar o manejo e a supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras em Áreas de Preservação Ambientais - APAs.
	
	Compete aos municípios gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.

Outros materiais