Buscar

Constitucional 3 estudar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parlamentarismo (UK): 
Escolha do Chefe de Governo feita pelo Legislativo
Chefe de Estado – Rainha
Chefe de Governo – 1º Ministro
Pode ser substituído de acordo com o interesse do Parlamento
Presidencialismo (BR): 
Escolha do Chefe de Governo por Voto Popular
Presidente é Chefe de Estado e Governo
Mandato fixo (pode perder por impeachment)
Impedimento e Vacância dos Cargos:
Art. 79 CF – Substituirá o Presidente, no caso de impedimento (temporário, doença ou férias) e suceder-lhe-á, no de vaga (definitiva, cassação, renúncia ou morte) o vice-presidente.
Assim, tanto na vacância como o impedimento, o Vice Presidente assumirá o cargo, na primeira hipótese (vacância) até o final do mandato, e no caso de impedimento, enquanto este durar
Dupla Vacância
“Mandato-tampão”: eleição direta e indireta
1º Biênio: Eleições Diretas – A partir da abertura da última vaga, tem 90 dias para eleger alguém pela eleição direta
2º Biênio: Eleições Indiretas – A partir da última vaga terá 30 dias para ser feita a eleição indireta pelo Congresso Nacional
Caso o Presidente da República e o Vice Presidente fiquem 15 dias fora do país sem a permissão do Congresso Nacional, podem perder o mandato.
Poder Regulamentar
Decreto Executivo: Regulamentar a Lei
 Decreto A -------- Lei B
Caso ocorra de no decreto ter mais coisas que a lei, ou seja, que passe dos limites, criando artigos, o Congresso Nacional de acordo com o Art. 49, V, pode sustar os atos do Executivo que extrapolam o regulamento. Decreto Legislativo (decreto para regulamentar a lei).
Decreto Autônomo
Limita-se às hipóteses de organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos, e de extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.
Crime de Responsabilidade
O procedimento é bifásico:
1º fase: Câmara dos Deputados – O Presidente da República pode ser processado por crime de responsabilidade somente após a admissibilidade da Câmara dos Deputados, com 2/3 de votos dos membros.
2º fase: Senado Federal – Após ser processado por crime de responsabilidade e ter 2/3 de votos dos membros da Câmara dos Deputados pela admissibilidade, irá para o Senado Federal, e então o Presidente será comunicado e ficará temporariamente suspenso (por 180 dias). O Presidente estando nessas condições o Vice Presidente poderá assumir temporariamente, porém, caso este também se encontre no mesmo estado, o Presidente será substituído temporariamente pelo Presidente da Câmara dos Deputados (2º Presidente do SF – 3º Presidente do STF). 
 Entretanto, durante o processo de Impeachment o Presidente do STF irá presidir o Senado Federal para que tenha visões jurídicas. Portanto, para que se tenha perda do mandato ou inabilitação de exercer funções públicas durante 8 anos terá que ter 2/3 dos votos dos membros do Senado Federal
Obs.: “a denúncia só poderá ser recebida enquanto o denunciado não tiver, por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo”. Ex.: O ex Pres. Fernando Collor de Mello impetrou mandado de segurança alegando que a renúncia ao cargo extinguiria o processo de impeachment. O STF julgando o aludido por maioria dos votos, decidiu que a renúncia ao cargo não extingue o processo quando já iniciado.
Crime Comum > Tipo: Penal
O procedimento é bifásico:
1ª Fase: Câmara dos Deputados – O Presidente pode ser processado por crimes comuns somente após a admissibilidade da Câmara dos Deputados com 2/3 dos votos dos membros.
2ª Fase: STF – Recebida a denúncia, o P.R. será afastado por 180 dias. Será de Competência do STF de processar e julgar o Presidente.
Oferecida a denúncia no STF, havendo autorização da Câmara, julgando se procedente o pedido formulado pelo Procurador Geral da República, a condenação aplicada será prevista no tipo penal, e não a perda do cargo (como pena principal) que só ocorrerá no caso de Crime de Responsabilidade.
No caso de Crime Comum, a perda do cargo dar-se-á por via reflexa, em decorrência da suspensão temporária dos direitos políticos, enquanto durarem os efeitos da sentença criminal condenatória, transitada em julgado.
Imunidade Presidencial (Irresponsabilidade Penal Relativa)
Art 86, §4º, o Presidente só poderá ser responsabilizado por atos praticados quando estiver no exercício de suas funções.
E caso ocorra infrações penais praticadas antes do início do mandato ou durante sua vigência (sem relação com a função presidencial) o P.R. não responderá > Irresponsabilidade Penal Rel.
Imunidade quanto a Prisão – Art. 86, §3º
O Presidente só será preso após a sentença condenatória. Enquanto isso será suspenso temporariamente dos direitos políticos. Este não poderá ser preso em flagrante.
Lei 8429/92 – Improbidade Administrativa
Esta lei não se aplica ao Presidente, pois este já responde por Crime de Responsabilidade, e se no caso o inserisse, teria efeito “bis in idem”. Portanto, todos aqueles que já respondem por Crimes de Responsabilidade não poderão ser aplicados nesta lei.
Poder Judiciário
Estrutura do Judiciário: Órgãos de Convergência e de Superposição 
Convergência: Cada uma das Justiças Especiais da União (trabalhista, eleitoral e militar) tem por cúpula seu próprio Tribunal Superior, que é responsável pela última decisão nas causas de competência dessa justiça, ressalvando o controle de constitucionalidade que sempre cabe ao STF. Ex.: STF, STJ, TST, TSE e STM.
Superposição: Aquele que embora não pertença a qualquer justiça, as suas decisões se sobrepõem às decisões proferidas pelos órgãos inferiores das Justiças Comum e Especial. Ex.: STF e STJ
Justiças: Comum e Especializada
Especial: Justiça do Trabalho > Relação de trabalho – Art. 114 CF
 Justiça Eleitoral > Eleições políticas – Art. 118 CF
 Justiça Militar > Causas penais fundadas no Direito Penal Militar e na Lei de Segurança Nacional – Art 122 CF
Comum: As demais (Justiça Federal e Justiça Estadual), justamente porque conhecem de qualquer matéria não contida na competência especialmente reservada às primeiras, exercem jurisdição comum e são chamadas Justiças Comuns.
Organograma do Poder Judiciário:
Funções do Poder Judiciário:
Aquela exercida com preponderância é a típica, e a função exercida secundariamente é a atípica. A função típica de um órgão é atípica dos outros, sendo que o aspecto da tipicidade se dá com a preponderância. Por exemplo: Poder Legislativo tem a função principal de elaborar o regramento jurídico do Estado é a sua função típica mas também administra seus órgão, momento em que exerce uma atividade típica do Executivo, podendo, ainda julgar seus membros, como é o caso do sistema brasileiro, assim como a edição de medidas provisórias pelo Presidente é uma função atípica do Poder Executivo
Súmulas Vinculantes:
É o resumo do resultado dos julgamentos e resultante de teses jurídicas que demonstram o posicionamento da jurisprudência reiterada e predominante dos tribunais. 
O principal objetivo é estabelecer as teses jurídicas que devem ser seguidas pelos membros do tribunal que a editou, para que direcione o julgamento e por consequência facilite o exercício da atividade jurisdicional, na condição de verdadeiro referencial de julgamento.··.
A Regra do Quinto Constitucional – Art. 94 CF
Estabelece que 1/5 (20%) dos lugares dos TRFs, dos Tribunais dos Estados e do DF e Territórios será composto por membros do MP. Requisitos:
Mais de 10 anos de Carreira
Advogados de notório saber jurídico
Reputação ilibada
Mais de 10 anos de efetiva atividade profissional
Indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes