Buscar

Direito II - Aula III - Contrato de trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Contrato de trabalho
Conceito
	Vínculo jurídico que corresponde à relação de emprego.
Características: 
• bilateralidade: conta com a manifestação bilateral de vontade das partes;
• sinalagmático: envolve obrigações para ambas as partes;
• consensual: não real, pois basta o consenso das partes;
• onerosidade: envolve vantagens para ambas as partes;
• trato sucessivo: não se trata de vínculo instantâneo, mas de relação que se prolonga no tempo. 
*
Contrato de Trabalho
Forma
• expressa: manifestação de vontade expressa, podendo ser escrito ou verbal.
• tácita: a manifestação do consentimento tácito é suficiente para o estabelecimento do contrato de trabalho
*
Contrato de Trabalho
Elementos Essenciais
• sujeito: a capacidade absoluta no Direito do Trabalho ocorre a partir dos 18 anos,subsistindo a capacidade relativa a partir dos 16 para o estabelecimento de contrato de trabalho e dos 14 para o estabelecimento de contrato de aprendizagem (art. 7º, XXXIII, CF/88);
*
Contrato de Trabalho
• objeto: o objeto deve ser lícito e possível. No caso da prestação de serviço de segurança privada por parte de policial militar considera-se que há licitude do objeto.
*
Contrato de Trabalho
• forma: em regra não há formalidade indispensável, salvo no caso do emprego público, em relação ao qual a ausência de concurso público implica na caracterização de nulidade, sendo devido ao trabalhador apenas o salário devido pelas horas trabalhadas, observado o salário mínimo-hora, bem como aos depósitos do FGTS, não havendo direito nem mesmo à anotação da CTPS (Súmula 363 do TST).
*
Contrato de Trabalho
Contrato por Prazo Determinado
Em função do princípio da continuidade, em regra, o contrato de trabalho será sempre por prazo indeterminado. Excepcionalmente, admite-se a contratação por prazo determinado, observados os seguintes parâmetros e restrições:
*
Contrato de Trabalho
• cabimento (art. 443 da CLT): serviço transitório ou empresa transitória ou contrato de experiência.
• modalidades de fixação do prazo (art. 443 da CLT): termo pré-fixado ou serviços especificados ou acontecimento de previsão aproximada;
*
Contrato de Trabalho
• restrições:
➡ máximo de 2 anos; experiência de 90 dias (art. 445 da CLT);
➡ 1 prorrogação, respeitado o limite 2 anos/90 dias (art. 451 da CLT)
➡ prorrogação não se confunde com renovação, vez que esta última envolve o estabelecimento de novo contrato. Presentes os requisitos para o contrato por prazo determinado, a renovação é lícita, sendo que a única restrição corresponde à necessidade de observância de intervalo mínimo de 6 meses para o novo contrato, no caso de termo pré-fixado (art. 452 da CLT).
*
Contrato de Trabalho
➡ havendo cláusula que assegure direito recíproco de rescisão antecipada e ser exercida esta cláusula, ou seja, no caso de rescisão antecipada com base no referido tipo de previsão, tal extinção deve observar os efeitos da extinção dos contratos por prazo indeterminado (art. 481 da CLT e Súmula 163 do TST);
➡ no caso de rescisão antecipada, não havendo a referida cláusula, será devido ao empregado metade dos direitos que receberia até o fim do contrato, ocorrendo extinção sem justa causa por parte do empregador, sendo assegurado ao empregador o direito ao ressarcimento dos prejuízos decorrentes da ruptura antecipada por parte do empregado, observado o limite de metade do que este (empregado) receberia até o fim do contrato (arts. 479 e 480 da CLT).
➡ a inobservância dos referidos parâmetros e restrições implica na conversão automática do contrato por prazo determinado em indeterminado (art. 451 da CLT).
*
Contrato de Trabalho
Contrato de Experiência
	Uma espécie de contrato de trabalho que tem a sua duração previamente determinada e a função de proporcionar tanto para o empregador, quanto para o empregado, um período de experiência, no qual será aferido se efetivamente deve ser iniciada a relação de emprego.
*
Contrato de Trabalho
"... Contrato de experiência é o acordo bilateral firmado entre empregado e empregador, com prazo máximo de 90 dias, em que as partes poderão aferir aspectos subjetivos, objetivos e circunstanciais relevantes à continuidade ou extinção do vínculo empregatício.É contrato empregatício cuja delimitação temporal justifica-se em função da fase probatória por que passam geralmente as partes em seguida à contratação efetivada” .
	Prof. Mauricio Godinho Delgado
*
Contrato de Trabalho
Duração do contrato de experiência
Artigo 445... Parágrafo único - O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias. 
*
Contrato de Trabalho
Prorrogação
	Entendendo necessário, poderá o empregado proceder à prorrogação do contrato de experiência do empregado, por uma única vez, observando-se o prazo máximo de 90 dias para a duração total contrato de experiência, sob pena de ser convertido em contrato por prazo indeterminado.
*
Contrato de Trabalho
Anotações na CTPS do trabalhador
	Nos termos do artigo 29 da CLT, as condições especiais devem ser anotadas na CTPS do empregado. Desta forma, o contrato de trabalho por prazo determinado deve, obrigatoriamente, ser anotado na CTPS do empregado.
*
Contrato de Trabalho
Os contratos de experiência não tem direito ao pagamento de aviso prévio e FGTS.
*
Contrato de Trabalho
CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO
Artigo 443... § 1º - Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada 
*
Contrato de Trabalho
Condições de validade:
	Nos termos do § 2º do artigo 443 da CLT, o contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) de atividades empresariais de caráter transitório; c) de contrato de experiência;
*
Contrato de Trabalho
	O contrato de trabalho por prazo determinado deve, obrigatoriamente, ser anotado na CTPS do empregado.
Duração
	Nos termos do artigo 445 da CLT, os contratos de trabalho por prazo determinado não poderão ser estipulados por mais de 02 (dois) anos. 
*
Contrato de Trabalho
	Entendendo necessário, poderá o empregador proceder à prorrogação do contrato por prazo determinado do empregado, por uma única vez, observando-se o prazo máximo de 02 anos para a duração total contrato, sob pena de ser convertido em contrato por prazo indeterminado.
*
Contrato de Trabalho
	Nos termos do artigo 452 da CLT, é vedado que o empregador proceda à contratação do empregado, por meio de outro contrato por prazo determinado, no prazo de 06 (seis) meses. 
*
Contrato de Trabalho
São considerados contratos por prazo determinado: a) o contrato de safra (lei 5.889/73) b) o contrato do atleta profissional (lei 9.615/98) c) o contrato de obra certa (lei 2.959/58) d) o contrato de aprendizagem (artigo 428 da CLT) e) o contrato de artistas (lei 6.533/78), dentre outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes