Buscar

Direito II - Aula VI - Jornada de trabalho e férias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
JORNADA DE TRABALHO
	A jornada normal de trabalho será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, excetuadas as horas extras; nos termos da CF, art. 7º, XIII, sua duração deverá ser de até 8 horas diárias, e 44 semanais;
*
no caso de empregados que trabalhem em turnos ininterruptos de revezamento, a jornada deverá ser de 6 horas, no caso de turnos que se sucedem, substituindo-se sempre no mesmo ponto de trabalho, salvo negociação coletiva.
*
Redução legal da jornada: 
poderá ser feita pelas partes, de comum acordo, por convenção coletiva e pela lei.
*
	A jornada de trabalho classifica-se em: 
a) quanto ao período 
 diurna, noturna ou mista; 
b) quanto à limitação jornada normal e extraordinária;
 c) quanto ao desenvolvimento 
 jornada com ou sem intervalo; 
*
e) quanto à remuneração 
 jornada com adicional geral e com adicionais especiais; 
f) quanto à prorrogação 
 jornada com e sem permissão de horas extras;
 g) quanto aos turnos quanto à integralidade 
 em jornada a tempo integral e a tempo parcial; 
*
Sobreaviso
Previsto no art. 244, § 2.º, da CLT, o sobreaviso é a jornada em que o trabalhador fica de plantão à disposição do empregador na própria residência, para atendimento de ocorrências que possam surgir em dias que não se confundem com aqueles em que presta serviços na empresa. Foi criado para o serviço ferroviário, não comportando interpretação extensiva para outras profissões, como a de motorista, por exemplo; mas pode ser previsto em acordo ou convenções coletivas de trabalho - caso em que terá validade
*
Horas extras e horas noturnas
Horas extraordinárias são as excedentes das normais estabelecidas em um dos instrumentos normativos ou contratuais aptos para tal fim.
A legislação brasileira admite horas extraordinárias em cinco casos: acordo de prorrogação, sistema de compensação, força maior, conclusão de serviços inadiáveis e recuperação das horas de paralisação. 
*
FÉRIAS
Art. 7º... XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;
*
CONCEITO DE FÉRIAS
Segundo Maurício Godinho Delgado, as férias correspondem ao "lapso temporal remunerado, de frequência anual, constituído de diversos dias sequenciais, em que o empregado pode sustar a prestação de serviços e sua disponibilidade perante o empregador, com o objetivo de recuperação e implementação de suas energias e de sua inserção familiar, comunitária e política" 
*
DURAÇÃO DE FÉRIAS
	DURAÇÃO DE FÉRIAS
	Salvo as exceções previstas na Lei, a todo trabalhador é assegurado um período de férias anuais remuneradas, geralmente, de trinta dias. É importante ressaltar que a lei proíbe que o empregador realize o desconto direto das faltas no período das férias do empregado. CLT Artigo130.. § 1º - É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço. 
*
CONTAGEM DAS FÉRIAS
	Dias de férias Faltas injustificadas 30 dias corridos Até 05 dias 24 dias corridos De 06 a 14 dias 18 dias corridos De 15 a 23 dias 12 dias corridos De 24 a 32 dias 
*
	OBS.:
	Entretanto, se o empregado tiver mais de 32 faltas injustificadas, durante seu período aquisitivo, este perderá o direito às férias.
*
EMPREGADOS EM TEMPO PARCIAL
	OS TRABALHADORES EM TEMPO PARCIAL:
	Os trabalhadores em regime de tempo parcial não têm direito aos trinta dias completos de férias, mas a CLT em seu artigo 130-A fixa uma proporcionalidade, tendo como parâmetro o tempo de duração do trabalho: Basicamente, a regra prevista no artigo 130-A da CLT pode ser resumida da seguinte forma: 
*
CONTAGEM EM TEMPO PARCIAL
	Dias de férias Faltas injustificadas 18 dias corridos Trabalho semanal - superior a 22 horas até 25 horas 16 dias corridos Trabalho semanal - superior a 20 horas até 22 horas 14 dias corridos Trabalho semanal - superior a 15 horas até 20 horas 12 dias corridos Trabalho semanal - superior a 10 horas até 15 horas 10 dias corridos Trabalho semanal - igual ou inferior a 05 horas 
*
	Assim os empregados em regime de tempo parcial que tiverem durante o período aquisitivo de férias mais de sete faltas injustificadas, terão seus períodos de férias reduzidos pela metade. CLT Artigo 130 A-... Parágrafo único - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do período aquisitivo terá o seu período de férias reduzido à metade. 
*
	Em apertado resumo, pode-se dizer que não serão consideradas faltas ao serviço, a ausência do empregado nas seguintes hipóteses: a) durante o licenciamento compulsório da empregada por motivo de maternidade ou aborto; b) por motivo de acidente do trabalho ou enfermidade atestada pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, com duração inferior a 06 meses. c) justificada pela empresa, entendendo-se como tal a que não tiver determinado o desconto do correspondente salário;
*
d) durante a suspensão preventiva para responder a inquérito administrativo ou de prisão preventiva, quando for impronunciado ou absolvido; e) nos dias em que não tenha havido serviço, com percepção de salários e por período inferior a 30 dias. Havendo a paralisação por período igual ou superior a 30 dias, esta substitui as férias, inclusive, sendo devido o pagamento do adicional de 1/3. f) até 02 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica;
*
g) até 03 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; h) por 01 (um) dia, em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana; (Inciso incluído pelo Decreto-Lei n.º 229, de 28-02-67, DOU 28-02-67) 
*
i) por 1 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada; j) até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva; k) no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar referidas na letra c do art. 65 da Lei n.º 4.375, de 17 de agosto de 1964;
*
l) nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. m) pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo. n) pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.
*
COMUNICAÇAO DE FÉRIAS
	Exige-se que a decisão do empregador acerca do dia de inicio das férias do empregado, será participada ao interessado, por e escrito e com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o empregado dará recibo de recebimento. Trata-se de exigência estabelecida no artigo 135 da CLT: Art. 135 - A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo. 
*
Imagine a seguinte situação: Um empregado que ingressou na empresa no ano de jan/2009 e nunca gozou de suas férias, teve seu contrato de trabalho encerrado em jan/12, em quais períodos irá incidir a dobra? 
*
	Férias nunca gozadas. Prestação de serviço: jan/09 a jan/12. Períodos aquisitivos: jan/09 a jan/10, jan/10 a jan/11, jan/11 a jan/12. Períodos concessivos: jan/10 a jan/11, jan/11 a jan/12, jan/12 a jan/13. Data de extinção do contrato: jan/12 Férias simples: jan/11 a jan/12 Férias dobradas: jan/09 a jan/10, jan/10 a jan/11
*
Já o empregado que tem reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), tem direito a 50% (cinquenta por cento) do valor das férias proporcionais. (Súmula 14/TST)
*
	E o empregado
que ainda não completou um ano de serviço, período aquisitivo, mas que pediu demissão... Este empregado tem direito ao recebimento das férias proporcionais?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando