Buscar

Dimensões da Comunicação Humana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Perspetiva Gerativa da Aquisição da Linguagem
Autores: Ana Carolina Santos
Beatriz Coelho
Diana Dias
Maria Santos
Raquel Bento
Grupo 1 – Capitulo 1 (pag. 8 – 24)
Grupo 2 – Capitulo 2 (pag. 25 – 48)
Grupo 3 – Capitulo 3 (pag. 49 – 68)
Grupo 4 – Capítulo 5 (pag. 70 – 82)
1
Este tópico pode abranger no máximo 2 slides
Enquadramento
A linguagem, é abordada no gerativismo pela via do inatismo. A proposta de Chomsky é essencialmente mentalista, pois vê o conhecimento como uma sequência de representações e processos mentais, ou seja, o homem não tem acesso direto ao mundo mas esse é mediado por operações mentais.
Chomsky estabelece duas perspetivas ao definir a linguagem:
Linguagem-E (conceito tecnico como instancia da linguagem externa. A lingua em uso no sentido de construto independente das propriedades da mente/cerebro com carater epifenomenal.
Linguagem-I (objeto da teoria linguistica que se caracteriza sob 3 pontos de vista: 1)interna, 2)individual, 3)intencional )
Como a Linguagem é conceptualizada?
Uma teoria da linguagem tem de ser uma teoria rigorosa e formal que seja capaz de tratar a linguagem enquanto sistema computacional em que o objeto de análise sera a Linguagem-I. 
A capacidade humana para a linguagem para ter a conceção de gramatica, havendo, assim, uma relação isomórfica entre mente e cérebro.
...
Dai a linguagem ser tida como algo natural e próprio da natureza humana.
A gramática deve ter uma:
Adequação observacional - tem de ter capacidade de dizer se uma frase é gramatical ou nao.
Adequação explanatória – tem de dizer o que é a linguagem e como uma criança é capaz de adquiri-la.
Adequação descritiva – deve apresentar um modelo de competência descrito.
 Chomsky tinha uma grande preocupação em explicar a natureza e uso da linguagem.
O conjunto de sentenças de uma dada lingua é infinito. O objetivo da teoria gerativista é a de restringir ao máximo as regras que permitem gerar esse conjunto. 
...
A Gramática Universal (GU) consiste num sistema de princípios que se apresenta como um mecanismo inato da mente/cérebro. 
Em 1981 a perspetiva deixa de ser baseada em regras e passa a tratar de princípios mais gerais, dando origem à Teoria de Regência e Ligação e ao modelo de Princípios e Parâmetros. 
Dessa maneira, a GU e o estado inicial da faculdade da linguagem tem de ser flexivel o suficiente para acomodar as variações das diferente línguas existentes. 
...
Este tópico pode abranger no máximo 4 slides
Qual o processo pelo qual a criança adquire linguagem?
Este tópico pode abranger no máximo 1 slide
Existe um período crítico?
Esquema de resumo (slide único) 
Considerações Finais 
	Este trabalho foi realizado de acordo com a perspetiva Chomskyana da teoria da linguagem que trata uma teoria gerativista.
	De acordo com este filósofo, a linguagem é um sistema de princípios inatos. Através desta característica conclui-se que todos os seres humanos são dotados da competência para aprender uma língua. A teoria gerativista diz-nos também que o ser humano estaria mais predisposto a desenvolver as suas capacidades num determinado estádio da sua vida.
	Chomsky ultrapassa a perspetiva de que o desenvolvimento humano seria fruto das relações com o meio ambiente, e propõe que a linguagem seja algo específico da espécie humana.
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais