Buscar

Gestão de Pessoas - Texto Complementar VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é OUTPLACEMENT? E como o Coaching pode ajudar
Faculdade Joaquim Nabuco – Profª Renatha Costa – semestre 2014.4 – conteúdo do site http://www.ibccoaching.com.br/
Outplacement não é um termo tão novo assim. Criado na década de 60, nos Estados Unidos, como uma ferramenta em Recursos Humanos para auxiliar cientistas e engenheiros demitidos devido a crise no setor aeroespacial e de eletroeletrônicos, em busca de recolocação no mercado de trabalho.
O método chegou ao Brasil em meados da década de 80. Já em 90, o país recebeu as primeiras empresas especialistas no assunto. Atualmente o processo é conhecido e utilizado pelas grandes organizações para diminuir os impactos nas demissões de executivos.
Este tipo de serviço visa humanizar as demissões através de um trabalho oferecido ao executivo envolvido em um processo de dispensa. E é visto com bons olhos, tanto pela organização quanto pelo executivo, e não deixa de ser um ato de responsabilidade social.
Segundo a AOCFI – The Association of Outplacement Consultancy Firms International, associação que regula, internacionalmente, a atividade, o Outplacement é definido como um processo que estrutura as bases profissionais, afim de auxiliar o colaborador demitido, a enxergar o mercado de trabalho de modo organizado e disciplinado para obter uma recolocação no menor tempo possível, com mínimo de impacto.
O processo tem início antes mesmo do profissional saber de sua dispensa. É um trabalho feito entre o departamento de Recursos Humanos e uma empresa de consultoria especializada em outplacement, em um processo de planejamento das ações que serão realizadas.
A demissão é feita de forma clara e objetiva, sem omitir qualquer informação ou faltar com a verdade sobre o real motivo. Após o aviso inicia-se o trabalho que orienta o executivo nesta etapa.
Recolocação com Coaching
As reações em uma demissão variam de pessoa para pessoa. Em geral mexe muito com o emocional e o psicológico, pois além do âmbito profissional atinge diretamente a vida pessoal.
Por mais que o trabalho de Outplacement ajude a diminuir os impactos da dispensa, o Coaching, que é muito utilizado por profissionais que estão se aposentando, ou em momento de transição, é um eficiente aliado no processo de demissão de um executivo, pois trabalhará aspectos pessoais e profissionais, alinhando-os para que ele defina novos objetivos e os conquiste, desenvolvendo habilidades e trabalhando pontos de melhoria.
Muito confundido com consultoria, no Coaching, o executivo demitido é levado, através de perguntas, a entrar em um processo de reflexão, encontrando, dentro de si, em sua essência e sua vivência, respostas para conduzir com assertividade suas ações.
Planejamento, meta, foco e objetivo, motivação, inspiração, reflexão, são algum pontos trabalhado no Coaching, além de desenvolvimento de habilidades e capacidade, e o trabalho nos pontos de melhoria, despertando o potencial infinito que existe em cada Ser Humano. Alinhando vida pessoal com profissional, pois esse processo visa a felicidade plena das pessoas.
O Coach conduzirá o profissional a redefinir o que é realmente importante em sua vida, qual sua missão, seus valores, levando assim a encontrar sua essência e uma recolocação no mercado de trabalho sem grandes traumas, tirando proveito positivo de todas as situações. Ou até mesmo mudar os rumos de sua carreira, despertando talentos, até então desconhecidos.

Outros materiais