Buscar

Processo Decisório - Estudo de Caso VI - Rhodia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso: Rhodia�
Medicamentos e vacinas humanas, produtos destinados à saúde animal e à agricultura, matérias-primas químicas, têxteis e para embalagens – esse é o perfil de atuação da Rhodia, principal empresa sul-americana em farmacêutica/química.
Integrante do Grupo Rhône-Poulenc, sétimo maior grupo farmacêutico/químico do mundo, a Rhodia tem feito da inovação e da excelência empresarial seus eixos estratégicos, tendo como metas permanentes o sucesso dos clientes e a satisfação do consumidor final de seus produtos.
A Rhodia começou a se instalar no Brasil em 19 de dezembro de 1919, com a construção da Companhia Chímica Rhodia Brasileira. O primeiro objetivo era construir um fábrica para a produção de lança-perfume, que a empresa havia lançado mundialmente no final do século 19 e que fez sucesso enorme no carnaval do Brasil de 1907.
Desde a sua instalação, a história da Rhodia é marcada pelo pioneirismo, seja em disseminação de tecnologia, abertura de novos mercados, novos produtos, seja na filosofia e de gestão de seus recursos humanos.
Já em 1980, a Rhodia introduziu na empresa um novo conceito em sua organização de Recursos Humanos: criou o cargo de “Assessor de Recursos Humanos”, “Consultor Interno de R.H.”. Naquela época, estruturada por Direções Operacionais responsáveis por áreas de negócios, a empresa sentiu a importância de criar, em cada uma dessas direções, a função do “Assessor de RH”, ligado diretamente ao Diretor Operacional, apoiando os negócios nos diferentes assuntos de recursos humanos, e servindo como interface com a Direção Central de RH.
O Assessor de RH, defendia as especificidades dos negócios que representava, junto ao RH Central e, ao mesmo tempo, era um elo de ligação do RH Central, de negócios. Esse profissional desenvolveu-se para o perfil generalista em RH, apoiando seus “clientes internos” em assuntos diversos e abrangentes: seleção, formação, treinamento, programas de trainees, programas de desenvolvimento no exterior, remuneração, avaliação, aspectos trabalhistas e de relações sociais.
A empresa passou por um importante processo de descentralização, onde as decisões ficaram cada vez mais próximas do cliente. Ao mesmo tempo, quer-se assegurar os valores e princípios do Grupo, assim como as oportunidades de mobilidade interna para os empregados, independentemente de sua área de atuação atual. Nesse contexto, a Direção de RH e os RHs dos negócios assumem um papel fundamental, no estímulo ao desenvolvimento e carreiras, bem como na modalidade inter-empresa de seu pessoal.
A Rhodia optou por ter o seu desenvolvimento fortemente associado à valorização dos empregados, objetivando se manter como uma empresa líder onde todos sintam orgulho e prazer em trabalhar.
� Extraído de ORLICKAS, Elizenda. Consultoria interna de recursos humanos. Conceitos. Casos. Estratégias. São Paulo: Makron Books, 1998.

Outros materiais