Buscar

Processo Decisório - Estudo de Caso V - MacDonald's

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso: McDonald’s �
O negócio McDonald’s é visto como uma integração de partes independentes que trabalham em conjunto, sendo esse o seu principal diferencial em relação às demais organizações. Sua estrutura é basicamente operacional, já que mais de 95% do contingente da empresa trabalha nos restaurantes.
Devido a esse perfil, são os funcionários dos restaurantes os maiores consumidores dos produtos desenvolvidos de RH. Cada restaurante possui em média cem funcionários, incluindo uma Equipe Gerencial e os Atendentes. Estes últimos obedecem aos critérios para admissão: idade entre 16 e 18 anos e estar cursando o 2º grau. Também existe a preocupação de estimular-lhes a prática de esportes, a vida social e as oportunidades de lazer.
O McDonald’s valoriza muito a mão-de-obra jovem e a considera espontânea, descontraída, com energia, hábil para lidar com clientes e ávida por aprender.
O conceito de Consultoria Interna, de uma forma geral, já existe em todas as áreas do McDonald’s desde o início de suas atividades no Brasil. Nos Estados Unidos, quando surgiu em 1955, o sistema McDonald’s já se utilizava do conceito consultoria em sua parceria com os franqueados. Nesse aspecto, o conceito de Consultor Interno é: “estou aqui para ajudá-lo a fazer aquilo que esperamos que você faça; é sua responsabilidade atingir os resultados e eu vou ajudá-lo a atingi-los mais rapidamente e a um custo menor”, como explica Rosa Maria Paulino, Diretor de Recursos Humanos.
O Consultor Interno de Recursos Humanos do McDonald’s, que antes de assumir a função passa obrigatoriamente pela vivência de Gerente Operador do restaurante, avalia todos os aspectos de RH do mesmo, desde o uniforme até o bem-estar do funcionário decorrentes das práticas de RH utilizadas. Isso é fundamental, já que a satisfação dos clientes internos tem impacto direto nos restaurantes do negócio. Além disso, o Consultor treina e oferece suporte à Equipe Gerencial no recrutamento, na seleção, no treinamento, na promoção e demissão de funcionários.
Todo Gerente de Restaurante ou de departamento – Marketing, Engenhara, Finanças etc. – é um gestor de RH, e o trabalho da Área de RH é prepará-los para exercerem esse papel com assertividade.
A empresa está constantemente atenta às questões envolvendo seus recursos humanos: como atrair, reter e desenvolver pessoas com o perfil necessário para atender às estratégias da empresa, ao mesmo tempo antecipando as tendências do mercado.
Pensando assim, o RH Corporativo do McDonald’s preocupa-se em desenvolver políticas e programas, bem como em preparar e orientar o Consultor Interno para a implantação dessas diretrizes e desses programas nos restaurantes. Essa implantação é feita por meio do treinamento da equipe gerencial, tanto no conceitual como na prática, e posteriormente é dado o acompanhamento necessário para perpetuar a qualidade do programa.
� Extraído de ORLICKAS, Elizenda. Consultoria interna de recursos humanos. Conceitos. Casos. Estratégias. São Paulo: Makron Books, 1998.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes