Buscar

Resumo das principais teorias da matéria de Dinâmica das Relações Interpessoais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria das necessidades de Maslow – Hierarquia das necessidades
Pirâmide – as necessidades são paralelas ao ciclo de vida das pessoas e a pirâmide é constituída por 5 grupos de necessidades que buscamos subir diariamente, numa hierarquia de importância ( fisiológicas, segurança, sociais, autoestima, auto realização)
Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg
Motivação se da somente nos últimos graus da hierarquia das necessidades humanas (higiênicos e motivacionais) Fatores higiênicos referem-se as condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, físicas e ambientais ( salários, benefícios, politicas da empresa, clima das relações, etc..) Fatores Motivacionais são relacionados ao cargo ocupado, trabalho, status, responsabilidade exigida, reconhecimento e progresso profissional
Teoria X e Y de Douglas McGregor
Teoria X – autocrata – funcionário prefere ser dirigido e é motivado por dinheiro, benefícios e ameaças de punição
Teoria Y – democrática – trabalhadores não são indolentes e irresponsáveis por natureza, mas criativos e producentes se forem adequadamente motivados. Gosta de trabalhar e é motivado pela auto realização
teoria das relações humanas
O conflito é uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações. É inevitável, pois em todo relacionamento, intrapessoal ou interpessoal, surgem divergências. Segundo essa visão humanística, o conflito não pode ser eliminado, e sim trabalhado, a fim de gerar resultados benéficos para o desempenho dos indivíduos envolvidos.
Teoria dos jogos
Teoria mais moderna para a análise estratégica da empresa. Refere-se a levar em conta a atitude das outras pessoas para que qualquer um dos envolvidos alcance sucesso. Os resultados obtidos em uma organização por uma pessoa dependem das ações das pessoas que ela considera como seus concorrentes, e não apenas das ações da própria pessoa. 
Teoria dos traços: 
A liderança é uma característica inata, ou seja, o indivíduo já nasce com aptidão para liderança. Neste sentido, só exerce a liderança quem tem traços físicos, intelectuais, sociais e direcionados aquela tarefa. Segundo esta teoria, não se acredita na possibilidade de se formar líderes. 
Teoria Comportamental: 
Analisa o comportamento exibido por alguns líderes, para descobrir os aspectos específicos da sua maneira de se comportar
Teoria Situacional: 
Não existe um único estilo ou apenas uma característica de liderança válida para toda e qualquer circunstância, e que alcance a eficácia de liderar os subordinados. Tudo depende da situação. 
Teoria dos Stakeholders
Toda e qualquer pessoa que, de alguma forma, tem um interesse direto na atuação da empresa no mercado, sem os quais a empresa não conseguiria sobreviver. São eles acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e sociedade em geral. 
E a teoria demostra que a empresa deve levar em consideração todos eles.

Outros materiais